A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzutti Lübeck, Kelly Roberta
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Guapo Pasquini, Regina Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/16530
Resumo: Apresentamos, neste artigo, um estudo comparativo entre livros comumente adotados na disciplina de análise real, em alguns cursos de formação de professores de matemática, especificamente, com o compêndio Cálculo Diferencial e Integral I, editado no início do século XX, do matemático Richard Courant, com o objetivo de discutir possíveis variações na apresentação dos temas trabalhados nesta disciplina e realizar um estudo sistemático da forma como os conceitos se apresentam. Para isso, por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscamos na história da análise real os conteúdos que melhor à caracterizam para serem abordados em nosso estudo comparativo. Na sequência, detalhamos aspectos importantes do livro de Courant para, por fim, traçarmos um paralelo entre as obras.  Através desta investigação, foi possível apontarmos aspectos desta disciplina que podem ser trabalhados de modo distinto, explorando outras formas interpretativas, com releituras de alguns tópicos, de modo a expandir o olhar para assuntos que se mostraram essenciais para o desenvolvimento, e concepção atual, da própria matemática, conduzindo a implicações pedagógicas em relação ao ensino destes tópicos.
id UFS-6_f14ad88931879953897b17f66a2c1293
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/16530
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS UM ESTUDO DO LIVRO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DE RICHARD COURANT: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE ANÁLISE REALApresentamos, neste artigo, um estudo comparativo entre livros comumente adotados na disciplina de análise real, em alguns cursos de formação de professores de matemática, especificamente, com o compêndio Cálculo Diferencial e Integral I, editado no início do século XX, do matemático Richard Courant, com o objetivo de discutir possíveis variações na apresentação dos temas trabalhados nesta disciplina e realizar um estudo sistemático da forma como os conceitos se apresentam. Para isso, por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscamos na história da análise real os conteúdos que melhor à caracterizam para serem abordados em nosso estudo comparativo. Na sequência, detalhamos aspectos importantes do livro de Courant para, por fim, traçarmos um paralelo entre as obras.  Através desta investigação, foi possível apontarmos aspectos desta disciplina que podem ser trabalhados de modo distinto, explorando outras formas interpretativas, com releituras de alguns tópicos, de modo a expandir o olhar para assuntos que se mostraram essenciais para o desenvolvimento, e concepção atual, da própria matemática, conduzindo a implicações pedagógicas em relação ao ensino destes tópicos.In this article, we present a comparative study between books commonly used in the discipline of real analysis, from some courses of the formation of mathematics teachers, specifically, with the book Differential and Integral Calculus I, published in the early 20th century, by the mathematician Richard Courant, with the objective of discussing possible variations in the presentation of the themes covered in this discipline and carry out a systematic study of the way concepts are presented. For this, through a bibliographical research, we searched in the history of real analysis the contents that best characterize it to be approached in our comparative study. Next, we detail important aspects of Courant's book to, finally, draw a parallel between the works. Through this investigation, it was possible to point out aspects of this discipline that can be worked in a different way, exploring other interpretative forms, with re-readings of some topics, in order to expand the look at issues that proved essential for the development, and current conception, of the mathematics, entailing to pedagogical implications regarding the teaching of these topics.Universidade Federal de Sergipe2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1653010.34179/revisem.v7i2.16530Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 7 n. 2 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 97-122Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 No. 2 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 97-122Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 Núm. 2 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 97-122Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 No. 2 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 97-1222525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/16530/13183Copyright (c) 2022 Kelly Roberta Mazzutti Lübeck, Regina Célia Guapo Pasquinihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMazzutti Lübeck, Kelly RobertaGuapo Pasquini, Regina Célia 2022-11-30T14:47:55Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/16530Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2022-11-30T14:47:55Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS
UM ESTUDO DO LIVRO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DE RICHARD COURANT: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE ANÁLISE REAL
title A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS
spellingShingle A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS
Mazzutti Lübeck, Kelly Roberta
title_short A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS
title_full A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS
title_fullStr A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS
title_full_unstemmed A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS
title_sort A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS
author Mazzutti Lübeck, Kelly Roberta
author_facet Mazzutti Lübeck, Kelly Roberta
Guapo Pasquini, Regina Célia
author_role author
author2 Guapo Pasquini, Regina Célia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzutti Lübeck, Kelly Roberta
Guapo Pasquini, Regina Célia
description Apresentamos, neste artigo, um estudo comparativo entre livros comumente adotados na disciplina de análise real, em alguns cursos de formação de professores de matemática, especificamente, com o compêndio Cálculo Diferencial e Integral I, editado no início do século XX, do matemático Richard Courant, com o objetivo de discutir possíveis variações na apresentação dos temas trabalhados nesta disciplina e realizar um estudo sistemático da forma como os conceitos se apresentam. Para isso, por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscamos na história da análise real os conteúdos que melhor à caracterizam para serem abordados em nosso estudo comparativo. Na sequência, detalhamos aspectos importantes do livro de Courant para, por fim, traçarmos um paralelo entre as obras.  Através desta investigação, foi possível apontarmos aspectos desta disciplina que podem ser trabalhados de modo distinto, explorando outras formas interpretativas, com releituras de alguns tópicos, de modo a expandir o olhar para assuntos que se mostraram essenciais para o desenvolvimento, e concepção atual, da própria matemática, conduzindo a implicações pedagógicas em relação ao ensino destes tópicos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/16530
10.34179/revisem.v7i2.16530
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/16530
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v7i2.16530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/16530/13183
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Kelly Roberta Mazzutti Lübeck, Regina Célia Guapo Pasquini
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Kelly Roberta Mazzutti Lübeck, Regina Célia Guapo Pasquini
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 7 n. 2 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 97-122
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 No. 2 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 97-122
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 Núm. 2 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 97-122
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 No. 2 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 97-122
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644461197983744