A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/16530 |
Resumo: | Apresentamos, neste artigo, um estudo comparativo entre livros comumente adotados na disciplina de análise real, em alguns cursos de formação de professores de matemática, especificamente, com o compêndio Cálculo Diferencial e Integral I, editado no início do século XX, do matemático Richard Courant, com o objetivo de discutir possíveis variações na apresentação dos temas trabalhados nesta disciplina e realizar um estudo sistemático da forma como os conceitos se apresentam. Para isso, por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscamos na história da análise real os conteúdos que melhor à caracterizam para serem abordados em nosso estudo comparativo. Na sequência, detalhamos aspectos importantes do livro de Courant para, por fim, traçarmos um paralelo entre as obras. Através desta investigação, foi possível apontarmos aspectos desta disciplina que podem ser trabalhados de modo distinto, explorando outras formas interpretativas, com releituras de alguns tópicos, de modo a expandir o olhar para assuntos que se mostraram essenciais para o desenvolvimento, e concepção atual, da própria matemática, conduzindo a implicações pedagógicas em relação ao ensino destes tópicos. |
id |
UFS-6_f14ad88931879953897b17f66a2c1293 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/16530 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS UM ESTUDO DO LIVRO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DE RICHARD COURANT: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE ANÁLISE REALApresentamos, neste artigo, um estudo comparativo entre livros comumente adotados na disciplina de análise real, em alguns cursos de formação de professores de matemática, especificamente, com o compêndio Cálculo Diferencial e Integral I, editado no início do século XX, do matemático Richard Courant, com o objetivo de discutir possíveis variações na apresentação dos temas trabalhados nesta disciplina e realizar um estudo sistemático da forma como os conceitos se apresentam. Para isso, por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscamos na história da análise real os conteúdos que melhor à caracterizam para serem abordados em nosso estudo comparativo. Na sequência, detalhamos aspectos importantes do livro de Courant para, por fim, traçarmos um paralelo entre as obras. Através desta investigação, foi possível apontarmos aspectos desta disciplina que podem ser trabalhados de modo distinto, explorando outras formas interpretativas, com releituras de alguns tópicos, de modo a expandir o olhar para assuntos que se mostraram essenciais para o desenvolvimento, e concepção atual, da própria matemática, conduzindo a implicações pedagógicas em relação ao ensino destes tópicos.In this article, we present a comparative study between books commonly used in the discipline of real analysis, from some courses of the formation of mathematics teachers, specifically, with the book Differential and Integral Calculus I, published in the early 20th century, by the mathematician Richard Courant, with the objective of discussing possible variations in the presentation of the themes covered in this discipline and carry out a systematic study of the way concepts are presented. For this, through a bibliographical research, we searched in the history of real analysis the contents that best characterize it to be approached in our comparative study. Next, we detail important aspects of Courant's book to, finally, draw a parallel between the works. Through this investigation, it was possible to point out aspects of this discipline that can be worked in a different way, exploring other interpretative forms, with re-readings of some topics, in order to expand the look at issues that proved essential for the development, and current conception, of the mathematics, entailing to pedagogical implications regarding the teaching of these topics.Universidade Federal de Sergipe2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1653010.34179/revisem.v7i2.16530Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 7 n. 2 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 97-122Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 No. 2 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 97-122Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 Núm. 2 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 97-122Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 No. 2 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 97-1222525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/16530/13183Copyright (c) 2022 Kelly Roberta Mazzutti Lübeck, Regina Célia Guapo Pasquinihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMazzutti Lübeck, Kelly RobertaGuapo Pasquini, Regina Célia 2022-11-30T14:47:55Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/16530Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2022-11-30T14:47:55Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS UM ESTUDO DO LIVRO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DE RICHARD COURANT: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE ANÁLISE REAL |
title |
A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS |
spellingShingle |
A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS Mazzutti Lübeck, Kelly Roberta |
title_short |
A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS |
title_full |
A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS |
title_fullStr |
A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS |
title_full_unstemmed |
A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS |
title_sort |
A STUDY OF THE BOOK DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS BY RICHARD COURANT: REFLECTIONS FOR TEACHING REAL ANALYSIS CONTENTS |
author |
Mazzutti Lübeck, Kelly Roberta |
author_facet |
Mazzutti Lübeck, Kelly Roberta Guapo Pasquini, Regina Célia |
author_role |
author |
author2 |
Guapo Pasquini, Regina Célia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzutti Lübeck, Kelly Roberta Guapo Pasquini, Regina Célia |
description |
Apresentamos, neste artigo, um estudo comparativo entre livros comumente adotados na disciplina de análise real, em alguns cursos de formação de professores de matemática, especificamente, com o compêndio Cálculo Diferencial e Integral I, editado no início do século XX, do matemático Richard Courant, com o objetivo de discutir possíveis variações na apresentação dos temas trabalhados nesta disciplina e realizar um estudo sistemático da forma como os conceitos se apresentam. Para isso, por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscamos na história da análise real os conteúdos que melhor à caracterizam para serem abordados em nosso estudo comparativo. Na sequência, detalhamos aspectos importantes do livro de Courant para, por fim, traçarmos um paralelo entre as obras. Através desta investigação, foi possível apontarmos aspectos desta disciplina que podem ser trabalhados de modo distinto, explorando outras formas interpretativas, com releituras de alguns tópicos, de modo a expandir o olhar para assuntos que se mostraram essenciais para o desenvolvimento, e concepção atual, da própria matemática, conduzindo a implicações pedagógicas em relação ao ensino destes tópicos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/16530 10.34179/revisem.v7i2.16530 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/16530 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v7i2.16530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/16530/13183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Kelly Roberta Mazzutti Lübeck, Regina Célia Guapo Pasquini https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Kelly Roberta Mazzutti Lübeck, Regina Célia Guapo Pasquini https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 7 n. 2 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 97-122 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 No. 2 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 97-122 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 Núm. 2 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 97-122 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 No. 2 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 97-122 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644461197983744 |