Movimento formativo do professor dos anos iniciais a partir da organização do ensino de frações
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9884 |
Resumo: | O presente texto constrói-se a partir de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um projeto interinstitucional, vinculado ao Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), cujas ações estavam voltadas ao ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ancorada na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1996; 2009), na Teoria da Atividade de Leontiev (1978; 1983) e na Atividade Orientadora de Ensino de Moura (1996), o objetivamos discutir o movimento formativo de uma professora ao organizar o ensino de frações. Para a análise dos dados utilizamos os episódios formativos no sentido caracterizado por Moura (1992), como aqueles que evidenciam momentos que permitem a apreensão de possíveis indicadores de mudança de qualidade nos modos de ação do docente a partir da sua participação nas ações do projeto. Consideramos que a possibilidade de organizar o ensino por meio de uma proposta que visa ensinar o conteúdo matemática de um modo que supere aquele em que as frações vêm sendo tradicionalmente ensinadas, mostrou-se como um elemento relevante para a professora. Nesta perspectiva, estudar, planejar e avaliar ações de ensino colocou-a num movimento formativo de aprendizagem da docência. |
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Movimento formativo do professor dos anos iniciais a partir da organização do ensino de fraçõesO presente texto constrói-se a partir de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um projeto interinstitucional, vinculado ao Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), cujas ações estavam voltadas ao ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ancorada na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1996; 2009), na Teoria da Atividade de Leontiev (1978; 1983) e na Atividade Orientadora de Ensino de Moura (1996), o objetivamos discutir o movimento formativo de uma professora ao organizar o ensino de frações. Para a análise dos dados utilizamos os episódios formativos no sentido caracterizado por Moura (1992), como aqueles que evidenciam momentos que permitem a apreensão de possíveis indicadores de mudança de qualidade nos modos de ação do docente a partir da sua participação nas ações do projeto. Consideramos que a possibilidade de organizar o ensino por meio de uma proposta que visa ensinar o conteúdo matemática de um modo que supere aquele em que as frações vêm sendo tradicionalmente ensinadas, mostrou-se como um elemento relevante para a professora. Nesta perspectiva, estudar, planejar e avaliar ações de ensino colocou-a num movimento formativo de aprendizagem da docência.Universidade Federal de Sergipe2019-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/988410.34179/revisem.v4i1.9884Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 200-215Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 200-215Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 200-215Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 200-2152525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9884/8720Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPerlin, PatríciaLopes, Anemari Roesler Luersen Vieira2020-02-07T18:08:37Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/9884Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:08:37Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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