FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
DOI: | 10.34179/revisem.v4i1.10049 |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10049 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo de apresentar os saberes evidenciados na formação continuada de um grupo de professores que ensinam matemática para os anos iniciais sobre o conteúdo de fração e o que eles consideravam importante explorar com seus alunos. Este estudo foi desenvolvido na universidade em pareceria com a Diretoria de Ensino da rede municipal de São Paulo e envolveu a participação de 23 professores. As informações foram coletadas nos protocolos de professores, os quais representavam situações comumente trabalhadas em sala de aula e foram elaborados no início e no fim do processo formativo. Os resultados iniciais apontaram que a maior parte dos problemas elaborados pelos professores explorava apenas uma situação de fração e isso persistiu, mesmo após o processo de formação. Consideramos que esse fato pode estar relacionado à insegurança que envolve a mudança de prática e/ou o domínio do conteúdo abordado. Ressaltamos a importância de uma formação continuada reflexiva estar atenta e preocupada com a prática do professor e o seu tempo de apropriação, propiciando diferentes momentos de reflexão em grupo que permitam a reconstrução da prática e a reformulação dos conhecimentos do conteúdo a ser aprendido e ensinado. |
id |
UFS-6_fb0e836d5a23d553262a28c2ebfafa38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/10049 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃOEste artigo tem como objetivo de apresentar os saberes evidenciados na formação continuada de um grupo de professores que ensinam matemática para os anos iniciais sobre o conteúdo de fração e o que eles consideravam importante explorar com seus alunos. Este estudo foi desenvolvido na universidade em pareceria com a Diretoria de Ensino da rede municipal de São Paulo e envolveu a participação de 23 professores. As informações foram coletadas nos protocolos de professores, os quais representavam situações comumente trabalhadas em sala de aula e foram elaborados no início e no fim do processo formativo. Os resultados iniciais apontaram que a maior parte dos problemas elaborados pelos professores explorava apenas uma situação de fração e isso persistiu, mesmo após o processo de formação. Consideramos que esse fato pode estar relacionado à insegurança que envolve a mudança de prática e/ou o domínio do conteúdo abordado. Ressaltamos a importância de uma formação continuada reflexiva estar atenta e preocupada com a prática do professor e o seu tempo de apropriação, propiciando diferentes momentos de reflexão em grupo que permitam a reconstrução da prática e a reformulação dos conhecimentos do conteúdo a ser aprendido e ensinado.Universidade Federal de Sergipe2019-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1004910.34179/revisem.v4i1.10049Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-1222525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10049/8714Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCANOVA, RAQUEL FACTORIBarreto, Maria das Graças BezerraBrito Prado, Maria Elisabette BrisolaCampos, Tânia Maria Mendonça2020-02-07T18:10:49Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/10049Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:10:49Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO CANOVA, RAQUEL FACTORI CANOVA, RAQUEL FACTORI |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO |
author |
CANOVA, RAQUEL FACTORI |
author_facet |
CANOVA, RAQUEL FACTORI CANOVA, RAQUEL FACTORI Barreto, Maria das Graças Bezerra Brito Prado, Maria Elisabette Brisola Campos, Tânia Maria Mendonça Barreto, Maria das Graças Bezerra Brito Prado, Maria Elisabette Brisola Campos, Tânia Maria Mendonça |
author_role |
author |
author2 |
Barreto, Maria das Graças Bezerra Brito Prado, Maria Elisabette Brisola Campos, Tânia Maria Mendonça |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CANOVA, RAQUEL FACTORI Barreto, Maria das Graças Bezerra Brito Prado, Maria Elisabette Brisola Campos, Tânia Maria Mendonça |
description |
Este artigo tem como objetivo de apresentar os saberes evidenciados na formação continuada de um grupo de professores que ensinam matemática para os anos iniciais sobre o conteúdo de fração e o que eles consideravam importante explorar com seus alunos. Este estudo foi desenvolvido na universidade em pareceria com a Diretoria de Ensino da rede municipal de São Paulo e envolveu a participação de 23 professores. As informações foram coletadas nos protocolos de professores, os quais representavam situações comumente trabalhadas em sala de aula e foram elaborados no início e no fim do processo formativo. Os resultados iniciais apontaram que a maior parte dos problemas elaborados pelos professores explorava apenas uma situação de fração e isso persistiu, mesmo após o processo de formação. Consideramos que esse fato pode estar relacionado à insegurança que envolve a mudança de prática e/ou o domínio do conteúdo abordado. Ressaltamos a importância de uma formação continuada reflexiva estar atenta e preocupada com a prática do professor e o seu tempo de apropriação, propiciando diferentes momentos de reflexão em grupo que permitam a reconstrução da prática e a reformulação dos conhecimentos do conteúdo a ser aprendido e ensinado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10049 10.34179/revisem.v4i1.10049 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10049 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v4i1.10049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10049/8714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822176225125203968 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34179/revisem.v4i1.10049 |