FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10049 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo de apresentar os saberes evidenciados na formação continuada de um grupo de professores que ensinam matemática para os anos iniciais sobre o conteúdo de fração e o que eles consideravam importante explorar com seus alunos. Este estudo foi desenvolvido na universidade em pareceria com a Diretoria de Ensino da rede municipal de São Paulo e envolveu a participação de 23 professores. As informações foram coletadas nos protocolos de professores, os quais representavam situações comumente trabalhadas em sala de aula e foram elaborados no início e no fim do processo formativo. Os resultados iniciais apontaram que a maior parte dos problemas elaborados pelos professores explorava apenas uma situação de fração e isso persistiu, mesmo após o processo de formação. Consideramos que esse fato pode estar relacionado à insegurança que envolve a mudança de prática e/ou o domínio do conteúdo abordado. Ressaltamos a importância de uma formação continuada reflexiva estar atenta e preocupada com a prática do professor e o seu tempo de apropriação, propiciando diferentes momentos de reflexão em grupo que permitam a reconstrução da prática e a reformulação dos conhecimentos do conteúdo a ser aprendido e ensinado. |
id |
UFS-6_fb0e836d5a23d553262a28c2ebfafa38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/10049 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃOEste artigo tem como objetivo de apresentar os saberes evidenciados na formação continuada de um grupo de professores que ensinam matemática para os anos iniciais sobre o conteúdo de fração e o que eles consideravam importante explorar com seus alunos. Este estudo foi desenvolvido na universidade em pareceria com a Diretoria de Ensino da rede municipal de São Paulo e envolveu a participação de 23 professores. As informações foram coletadas nos protocolos de professores, os quais representavam situações comumente trabalhadas em sala de aula e foram elaborados no início e no fim do processo formativo. Os resultados iniciais apontaram que a maior parte dos problemas elaborados pelos professores explorava apenas uma situação de fração e isso persistiu, mesmo após o processo de formação. Consideramos que esse fato pode estar relacionado à insegurança que envolve a mudança de prática e/ou o domínio do conteúdo abordado. Ressaltamos a importância de uma formação continuada reflexiva estar atenta e preocupada com a prática do professor e o seu tempo de apropriação, propiciando diferentes momentos de reflexão em grupo que permitam a reconstrução da prática e a reformulação dos conhecimentos do conteúdo a ser aprendido e ensinado.Universidade Federal de Sergipe2019-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1004910.34179/revisem.v4i1.10049Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-1222525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10049/8714Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCANOVA, RAQUEL FACTORIBarreto, Maria das Graças BezerraBrito Prado, Maria Elisabette BrisolaCampos, Tânia Maria Mendonça2020-02-07T18:10:49Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/10049Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:10:49Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO CANOVA, RAQUEL FACTORI |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO |
author |
CANOVA, RAQUEL FACTORI |
author_facet |
CANOVA, RAQUEL FACTORI Barreto, Maria das Graças Bezerra Brito Prado, Maria Elisabette Brisola Campos, Tânia Maria Mendonça |
author_role |
author |
author2 |
Barreto, Maria das Graças Bezerra Brito Prado, Maria Elisabette Brisola Campos, Tânia Maria Mendonça |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CANOVA, RAQUEL FACTORI Barreto, Maria das Graças Bezerra Brito Prado, Maria Elisabette Brisola Campos, Tânia Maria Mendonça |
description |
Este artigo tem como objetivo de apresentar os saberes evidenciados na formação continuada de um grupo de professores que ensinam matemática para os anos iniciais sobre o conteúdo de fração e o que eles consideravam importante explorar com seus alunos. Este estudo foi desenvolvido na universidade em pareceria com a Diretoria de Ensino da rede municipal de São Paulo e envolveu a participação de 23 professores. As informações foram coletadas nos protocolos de professores, os quais representavam situações comumente trabalhadas em sala de aula e foram elaborados no início e no fim do processo formativo. Os resultados iniciais apontaram que a maior parte dos problemas elaborados pelos professores explorava apenas uma situação de fração e isso persistiu, mesmo após o processo de formação. Consideramos que esse fato pode estar relacionado à insegurança que envolve a mudança de prática e/ou o domínio do conteúdo abordado. Ressaltamos a importância de uma formação continuada reflexiva estar atenta e preocupada com a prática do professor e o seu tempo de apropriação, propiciando diferentes momentos de reflexão em grupo que permitam a reconstrução da prática e a reformulação dos conhecimentos do conteúdo a ser aprendido e ensinado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10049 10.34179/revisem.v4i1.10049 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10049 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v4i1.10049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10049/8714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460622315520 |