FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CANOVA, RAQUEL FACTORI
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barreto, Maria das Graças Bezerra, Brito Prado, Maria Elisabette Brisola, Campos, Tânia Maria Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10049
Resumo: Este artigo tem como objetivo de apresentar os saberes evidenciados na formação continuada de um grupo de professores que ensinam matemática para os anos iniciais sobre o conteúdo de fração e o que eles consideravam importante explorar com seus alunos. Este estudo foi desenvolvido na universidade em pareceria com a Diretoria de Ensino da rede municipal de São Paulo e envolveu a participação de 23 professores. As informações foram coletadas nos protocolos de professores, os quais representavam situações comumente trabalhadas em sala de aula e foram elaborados no início e no fim do processo formativo. Os resultados iniciais apontaram que a maior parte dos problemas elaborados pelos professores explorava apenas uma situação de fração e isso persistiu, mesmo após o processo de formação. Consideramos que esse fato pode estar relacionado à insegurança que envolve a mudança de prática e/ou o domínio do conteúdo abordado. Ressaltamos a importância de uma formação continuada reflexiva estar atenta e preocupada com a prática do professor e o seu tempo de apropriação, propiciando diferentes momentos de reflexão em grupo que permitam a reconstrução da prática e a reformulação dos conhecimentos do conteúdo a ser aprendido e ensinado.
id UFS-6_fb0e836d5a23d553262a28c2ebfafa38
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/10049
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃOEste artigo tem como objetivo de apresentar os saberes evidenciados na formação continuada de um grupo de professores que ensinam matemática para os anos iniciais sobre o conteúdo de fração e o que eles consideravam importante explorar com seus alunos. Este estudo foi desenvolvido na universidade em pareceria com a Diretoria de Ensino da rede municipal de São Paulo e envolveu a participação de 23 professores. As informações foram coletadas nos protocolos de professores, os quais representavam situações comumente trabalhadas em sala de aula e foram elaborados no início e no fim do processo formativo. Os resultados iniciais apontaram que a maior parte dos problemas elaborados pelos professores explorava apenas uma situação de fração e isso persistiu, mesmo após o processo de formação. Consideramos que esse fato pode estar relacionado à insegurança que envolve a mudança de prática e/ou o domínio do conteúdo abordado. Ressaltamos a importância de uma formação continuada reflexiva estar atenta e preocupada com a prática do professor e o seu tempo de apropriação, propiciando diferentes momentos de reflexão em grupo que permitam a reconstrução da prática e a reformulação dos conhecimentos do conteúdo a ser aprendido e ensinado.Universidade Federal de Sergipe2019-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1004910.34179/revisem.v4i1.10049Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-1222525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10049/8714Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCANOVA, RAQUEL FACTORIBarreto, Maria das Graças BezerraBrito Prado, Maria Elisabette BrisolaCampos, Tânia Maria Mendonça2020-02-07T18:10:49Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/10049Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:10:49Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO
title FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO
CANOVA, RAQUEL FACTORI
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO
author CANOVA, RAQUEL FACTORI
author_facet CANOVA, RAQUEL FACTORI
Barreto, Maria das Graças Bezerra
Brito Prado, Maria Elisabette Brisola
Campos, Tânia Maria Mendonça
author_role author
author2 Barreto, Maria das Graças Bezerra
Brito Prado, Maria Elisabette Brisola
Campos, Tânia Maria Mendonça
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CANOVA, RAQUEL FACTORI
Barreto, Maria das Graças Bezerra
Brito Prado, Maria Elisabette Brisola
Campos, Tânia Maria Mendonça
description Este artigo tem como objetivo de apresentar os saberes evidenciados na formação continuada de um grupo de professores que ensinam matemática para os anos iniciais sobre o conteúdo de fração e o que eles consideravam importante explorar com seus alunos. Este estudo foi desenvolvido na universidade em pareceria com a Diretoria de Ensino da rede municipal de São Paulo e envolveu a participação de 23 professores. As informações foram coletadas nos protocolos de professores, os quais representavam situações comumente trabalhadas em sala de aula e foram elaborados no início e no fim do processo formativo. Os resultados iniciais apontaram que a maior parte dos problemas elaborados pelos professores explorava apenas uma situação de fração e isso persistiu, mesmo após o processo de formação. Consideramos que esse fato pode estar relacionado à insegurança que envolve a mudança de prática e/ou o domínio do conteúdo abordado. Ressaltamos a importância de uma formação continuada reflexiva estar atenta e preocupada com a prática do professor e o seu tempo de apropriação, propiciando diferentes momentos de reflexão em grupo que permitam a reconstrução da prática e a reformulação dos conhecimentos do conteúdo a ser aprendido e ensinado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10049
10.34179/revisem.v4i1.10049
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10049
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v4i1.10049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10049/8714
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 110-122
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460622315520