Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ciências da Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p221 |
Resumo: | É incontestável a importância da criatividade na sociedade do conhecimento. Nesse processo de desenvolvimento criativo, já foi comprovado que tanto a família quanto a escola exercem papéis de suma importância. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo identificar a contribuição do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estímulo da criatividade em seus alunos. O estudo foi delineado a partir da avaliação dos planos de ensino das disciplinas oferecidas pelo CAD – Departamento de Ciências da Administração e da análise da percepção dos alunos. Quanto à metodologia aplicada, o estudo caracterizou-se como: qualitativo, exploratório, descritivo, teórico aplicado, estudo de campo, documental, ex-post facto, participante e teórico aplicado. Dentre os resultados atingidos, identificou-se uma discrepância entre a avaliação dos planos de ensino (teoria) e a percepção dos alunos (prática), assim como uma real contribuição do curso para o estímulo da criatividade entre razoável e boa. |
id |
UFSC-15_74c94379bd55f23aba3164ecc9800a14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/12188 |
network_acronym_str |
UFSC-15 |
network_name_str |
Revista de Ciências da Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa CatarinaÉ incontestável a importância da criatividade na sociedade do conhecimento. Nesse processo de desenvolvimento criativo, já foi comprovado que tanto a família quanto a escola exercem papéis de suma importância. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo identificar a contribuição do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estímulo da criatividade em seus alunos. O estudo foi delineado a partir da avaliação dos planos de ensino das disciplinas oferecidas pelo CAD – Departamento de Ciências da Administração e da análise da percepção dos alunos. Quanto à metodologia aplicada, o estudo caracterizou-se como: qualitativo, exploratório, descritivo, teórico aplicado, estudo de campo, documental, ex-post facto, participante e teórico aplicado. Dentre os resultados atingidos, identificou-se uma discrepância entre a avaliação dos planos de ensino (teoria) e a percepção dos alunos (prática), assim como uma real contribuição do curso para o estímulo da criatividade entre razoável e boa.Universidade Federal de Santa Catarina2009-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p22110.5007/2175-8077.2009v11n24p221Revista de Ciências da Administração; V. 11, n. 24, maio/ago de 2009; 221-2452175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p221/12622Coto, Gabriela CordioliNeto, Luís MorettoPacheco, Andressa Saazakiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:12:52Zoai:periodicos.ufsc.br:article/12188Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2022-11-21T14:12:52Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina |
title |
Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina |
spellingShingle |
Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina Coto, Gabriela Cordioli |
title_short |
Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full |
Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina |
title_fullStr |
Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina |
title_sort |
Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina |
author |
Coto, Gabriela Cordioli |
author_facet |
Coto, Gabriela Cordioli Neto, Luís Moretto Pacheco, Andressa Saazaki |
author_role |
author |
author2 |
Neto, Luís Moretto Pacheco, Andressa Saazaki |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coto, Gabriela Cordioli Neto, Luís Moretto Pacheco, Andressa Saazaki |
description |
É incontestável a importância da criatividade na sociedade do conhecimento. Nesse processo de desenvolvimento criativo, já foi comprovado que tanto a família quanto a escola exercem papéis de suma importância. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo identificar a contribuição do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estímulo da criatividade em seus alunos. O estudo foi delineado a partir da avaliação dos planos de ensino das disciplinas oferecidas pelo CAD – Departamento de Ciências da Administração e da análise da percepção dos alunos. Quanto à metodologia aplicada, o estudo caracterizou-se como: qualitativo, exploratório, descritivo, teórico aplicado, estudo de campo, documental, ex-post facto, participante e teórico aplicado. Dentre os resultados atingidos, identificou-se uma discrepância entre a avaliação dos planos de ensino (teoria) e a percepção dos alunos (prática), assim como uma real contribuição do curso para o estímulo da criatividade entre razoável e boa. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p221 10.5007/2175-8077.2009v11n24p221 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p221 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-8077.2009v11n24p221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p221/12622 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Administração; V. 11, n. 24, maio/ago de 2009; 221-245 2175-8077 1516-3865 reponame:Revista de Ciências da Administração instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Revista de Ciências da Administração |
collection |
Revista de Ciências da Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br |
_version_ |
1789435141293080576 |