Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coto, Gabriela Cordioli
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Neto, Luís Moretto, Pacheco, Andressa Saazaki
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências da Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p221
Resumo: É incontestável a importância da criatividade na sociedade do conhecimento. Nesse processo de desenvolvimento criativo, já foi comprovado que tanto a família quanto a escola exercem papéis de suma importância. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo identificar a contribuição do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estímulo da criatividade em seus alunos. O estudo foi delineado a partir da avaliação dos planos de ensino das disciplinas oferecidas pelo CAD – Departamento de Ciências da Administração e da análise da percepção dos alunos. Quanto à metodologia aplicada, o estudo caracterizou-se como: qualitativo, exploratório, descritivo, teórico aplicado, estudo de campo, documental, ex-post facto, participante e teórico aplicado. Dentre os resultados atingidos, identificou-se uma discrepância entre a avaliação dos planos de ensino (teoria) e a percepção dos alunos (prática), assim como uma real contribuição do curso para o estímulo da criatividade entre razoável e boa.
id UFSC-15_74c94379bd55f23aba3164ecc9800a14
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/12188
network_acronym_str UFSC-15
network_name_str Revista de Ciências da Administração
repository_id_str
spelling Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa CatarinaÉ incontestável a importância da criatividade na sociedade do conhecimento. Nesse processo de desenvolvimento criativo, já foi comprovado que tanto a família quanto a escola exercem papéis de suma importância. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo identificar a contribuição do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estímulo da criatividade em seus alunos. O estudo foi delineado a partir da avaliação dos planos de ensino das disciplinas oferecidas pelo CAD – Departamento de Ciências da Administração e da análise da percepção dos alunos. Quanto à metodologia aplicada, o estudo caracterizou-se como: qualitativo, exploratório, descritivo, teórico aplicado, estudo de campo, documental, ex-post facto, participante e teórico aplicado. Dentre os resultados atingidos, identificou-se uma discrepância entre a avaliação dos planos de ensino (teoria) e a percepção dos alunos (prática), assim como uma real contribuição do curso para o estímulo da criatividade entre razoável e boa.Universidade Federal de Santa Catarina2009-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p22110.5007/2175-8077.2009v11n24p221Revista de Ciências da Administração; V. 11, n. 24, maio/ago de 2009; 221-2452175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p221/12622Coto, Gabriela CordioliNeto, Luís MorettoPacheco, Andressa Saazakiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:12:52Zoai:periodicos.ufsc.br:article/12188Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2022-11-21T14:12:52Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
title Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
Coto, Gabriela Cordioli
title_short Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
title_full Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
author Coto, Gabriela Cordioli
author_facet Coto, Gabriela Cordioli
Neto, Luís Moretto
Pacheco, Andressa Saazaki
author_role author
author2 Neto, Luís Moretto
Pacheco, Andressa Saazaki
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coto, Gabriela Cordioli
Neto, Luís Moretto
Pacheco, Andressa Saazaki
description É incontestável a importância da criatividade na sociedade do conhecimento. Nesse processo de desenvolvimento criativo, já foi comprovado que tanto a família quanto a escola exercem papéis de suma importância. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo identificar a contribuição do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o estímulo da criatividade em seus alunos. O estudo foi delineado a partir da avaliação dos planos de ensino das disciplinas oferecidas pelo CAD – Departamento de Ciências da Administração e da análise da percepção dos alunos. Quanto à metodologia aplicada, o estudo caracterizou-se como: qualitativo, exploratório, descritivo, teórico aplicado, estudo de campo, documental, ex-post facto, participante e teórico aplicado. Dentre os resultados atingidos, identificou-se uma discrepância entre a avaliação dos planos de ensino (teoria) e a percepção dos alunos (prática), assim como uma real contribuição do curso para o estímulo da criatividade entre razoável e boa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p221
10.5007/2175-8077.2009v11n24p221
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p221
identifier_str_mv 10.5007/2175-8077.2009v11n24p221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p221/12622
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração; V. 11, n. 24, maio/ago de 2009; 221-245
2175-8077
1516-3865
reponame:Revista de Ciências da Administração
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Revista de Ciências da Administração
collection Revista de Ciências da Administração
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br
_version_ 1789435141293080576