As Funções Administrativas e as Práticas Gerenciais na Educação Superior Privada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ciências da Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p95 |
Resumo: | O artigo busca contextualizar as práticas gerenciais que configuram as funções administrativas de planejamento, organização, direção e controle como um diferencial competitivo para o segmento privado da educação superior. A digressão teórica elenca aspectos relacionados à educação superior no cenário atual, bem como um delineamento concreto sobre contributos que confirmam a inferência de determinadas práticas gerenciais que consolidam a gestão da educação superior no âmbito da livre iniciativa. Para tal, as interações metodológicas ocorrem sob as orientações da pesquisa acadêmica, bibliográfica de caráter documental indireto e que se classifica como intervencionista, descritiva-explicativa, de cunho qualitativo e designada como uma pesquisa participante. Os resultados das investigações permitem concluir que as funções administrativas tornam-se diferenciais competitivos no contexto da educação superior privada a partir da institucionalização de práticas gerenciais, como metodologias de planejamento universitário, de gestão por competências e de consolidação da avaliação institucional que se configura como um método de organização e controle aplicado às instituições. |
id |
UFSC-15_78ae1ff583446c56a102bdbdfb190907 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/18755 |
network_acronym_str |
UFSC-15 |
network_name_str |
Revista de Ciências da Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
As Funções Administrativas e as Práticas Gerenciais na Educação Superior PrivadaO artigo busca contextualizar as práticas gerenciais que configuram as funções administrativas de planejamento, organização, direção e controle como um diferencial competitivo para o segmento privado da educação superior. A digressão teórica elenca aspectos relacionados à educação superior no cenário atual, bem como um delineamento concreto sobre contributos que confirmam a inferência de determinadas práticas gerenciais que consolidam a gestão da educação superior no âmbito da livre iniciativa. Para tal, as interações metodológicas ocorrem sob as orientações da pesquisa acadêmica, bibliográfica de caráter documental indireto e que se classifica como intervencionista, descritiva-explicativa, de cunho qualitativo e designada como uma pesquisa participante. Os resultados das investigações permitem concluir que as funções administrativas tornam-se diferenciais competitivos no contexto da educação superior privada a partir da institucionalização de práticas gerenciais, como metodologias de planejamento universitário, de gestão por competências e de consolidação da avaliação institucional que se configura como um método de organização e controle aplicado às instituições.Universidade Federal de Santa Catarina2013-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Teórico-Empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p9510.5007/2175-8077.2013v15n35p95Revista de Ciências da Administração; v. 15, n. 35, abril 2013; 95-1072175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p95/24340Francisco, Thiago Henrique AlminoCosta, Alexandre MarinoSantos, Adelcio Machado dosRamos, Alexandre Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:12:53Zoai:periodicos.ufsc.br:article/18755Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2022-11-21T14:12:53Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Funções Administrativas e as Práticas Gerenciais na Educação Superior Privada |
title |
As Funções Administrativas e as Práticas Gerenciais na Educação Superior Privada |
spellingShingle |
As Funções Administrativas e as Práticas Gerenciais na Educação Superior Privada Francisco, Thiago Henrique Almino |
title_short |
As Funções Administrativas e as Práticas Gerenciais na Educação Superior Privada |
title_full |
As Funções Administrativas e as Práticas Gerenciais na Educação Superior Privada |
title_fullStr |
As Funções Administrativas e as Práticas Gerenciais na Educação Superior Privada |
title_full_unstemmed |
As Funções Administrativas e as Práticas Gerenciais na Educação Superior Privada |
title_sort |
As Funções Administrativas e as Práticas Gerenciais na Educação Superior Privada |
author |
Francisco, Thiago Henrique Almino |
author_facet |
Francisco, Thiago Henrique Almino Costa, Alexandre Marino Santos, Adelcio Machado dos Ramos, Alexandre Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Alexandre Marino Santos, Adelcio Machado dos Ramos, Alexandre Moraes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Thiago Henrique Almino Costa, Alexandre Marino Santos, Adelcio Machado dos Ramos, Alexandre Moraes |
description |
O artigo busca contextualizar as práticas gerenciais que configuram as funções administrativas de planejamento, organização, direção e controle como um diferencial competitivo para o segmento privado da educação superior. A digressão teórica elenca aspectos relacionados à educação superior no cenário atual, bem como um delineamento concreto sobre contributos que confirmam a inferência de determinadas práticas gerenciais que consolidam a gestão da educação superior no âmbito da livre iniciativa. Para tal, as interações metodológicas ocorrem sob as orientações da pesquisa acadêmica, bibliográfica de caráter documental indireto e que se classifica como intervencionista, descritiva-explicativa, de cunho qualitativo e designada como uma pesquisa participante. Os resultados das investigações permitem concluir que as funções administrativas tornam-se diferenciais competitivos no contexto da educação superior privada a partir da institucionalização de práticas gerenciais, como metodologias de planejamento universitário, de gestão por competências e de consolidação da avaliação institucional que se configura como um método de organização e controle aplicado às instituições. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Teórico-Empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p95 10.5007/2175-8077.2013v15n35p95 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p95 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-8077.2013v15n35p95 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p95/24340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Administração; v. 15, n. 35, abril 2013; 95-107 2175-8077 1516-3865 reponame:Revista de Ciências da Administração instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Revista de Ciências da Administração |
collection |
Revista de Ciências da Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br |
_version_ |
1789435141681053696 |