Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400019 |
Resumo: | No cenário internacional percebe-se um movimento de valorização da enfermagem entre as profissões de saúde, utilizando, para tal, ferramentas de marketing profissional. Por meio de revisão integrativa da literatura discutimos o marketing como ferramenta para o incremento da visibilidade da enfermagem. Utilizamos as bases LILACS, MEDLINE, Web of Science e SciELO. Foram selecionadas publicações que relacionavam o marketing à enfermagem, no período de 2000 a 2010. Encontramos 91 artigos e, após leitura exaustiva dos títulos e resumos, foram selecionadas oito publicações que abordaram, em sua maioria, o uso dos meios de comunicação em massa como estratégia de marketing da profissão para promoção de saúde e imagem profissional veiculada em meios como a internet e a televisão. O tema é pouco explorado na pesquisa em enfermagem, mas há perspectivas de avanços, pelo interesse que desperta e pelo reconhecimento crescente de sua importância. |
id |
UFSC-17_1b7ea2aa1c8df5fd7b948c8ca2e8f9f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072011000400019 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanosEnfermagemMarketingSaúdeRecursos humanosNo cenário internacional percebe-se um movimento de valorização da enfermagem entre as profissões de saúde, utilizando, para tal, ferramentas de marketing profissional. Por meio de revisão integrativa da literatura discutimos o marketing como ferramenta para o incremento da visibilidade da enfermagem. Utilizamos as bases LILACS, MEDLINE, Web of Science e SciELO. Foram selecionadas publicações que relacionavam o marketing à enfermagem, no período de 2000 a 2010. Encontramos 91 artigos e, após leitura exaustiva dos títulos e resumos, foram selecionadas oito publicações que abordaram, em sua maioria, o uso dos meios de comunicação em massa como estratégia de marketing da profissão para promoção de saúde e imagem profissional veiculada em meios como a internet e a televisão. O tema é pouco explorado na pesquisa em enfermagem, mas há perspectivas de avanços, pelo interesse que desperta e pelo reconhecimento crescente de sua importância.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400019Texto & Contexto - Enfermagem v.20 n.4 2011reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072011000400019info:eu-repo/semantics/openAccessMendes,Isabel Amélia CostaTrevizan,Maria AuxiliadoraMazzo,AlessandraGodoy,Simone deVentura,Carla Aparecida Arenapor2011-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072011000400019Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2011-12-16T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos |
title |
Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos |
spellingShingle |
Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos Mendes,Isabel Amélia Costa Enfermagem Marketing Saúde Recursos humanos |
title_short |
Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos |
title_full |
Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos |
title_fullStr |
Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos |
title_full_unstemmed |
Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos |
title_sort |
Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos |
author |
Mendes,Isabel Amélia Costa |
author_facet |
Mendes,Isabel Amélia Costa Trevizan,Maria Auxiliadora Mazzo,Alessandra Godoy,Simone de Ventura,Carla Aparecida Arena |
author_role |
author |
author2 |
Trevizan,Maria Auxiliadora Mazzo,Alessandra Godoy,Simone de Ventura,Carla Aparecida Arena |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes,Isabel Amélia Costa Trevizan,Maria Auxiliadora Mazzo,Alessandra Godoy,Simone de Ventura,Carla Aparecida Arena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Marketing Saúde Recursos humanos |
topic |
Enfermagem Marketing Saúde Recursos humanos |
description |
No cenário internacional percebe-se um movimento de valorização da enfermagem entre as profissões de saúde, utilizando, para tal, ferramentas de marketing profissional. Por meio de revisão integrativa da literatura discutimos o marketing como ferramenta para o incremento da visibilidade da enfermagem. Utilizamos as bases LILACS, MEDLINE, Web of Science e SciELO. Foram selecionadas publicações que relacionavam o marketing à enfermagem, no período de 2000 a 2010. Encontramos 91 artigos e, após leitura exaustiva dos títulos e resumos, foram selecionadas oito publicações que abordaram, em sua maioria, o uso dos meios de comunicação em massa como estratégia de marketing da profissão para promoção de saúde e imagem profissional veiculada em meios como a internet e a televisão. O tema é pouco explorado na pesquisa em enfermagem, mas há perspectivas de avanços, pelo interesse que desperta e pelo reconhecimento crescente de sua importância. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400019 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072011000400019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.20 n.4 2011 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118390668722176 |