Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes,Isabel Amélia Costa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Trevizan,Maria Auxiliadora, Mazzo,Alessandra, Godoy,Simone de, Ventura,Carla Aparecida Arena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400019
Resumo: No cenário internacional percebe-se um movimento de valorização da enfermagem entre as profissões de saúde, utilizando, para tal, ferramentas de marketing profissional. Por meio de revisão integrativa da literatura discutimos o marketing como ferramenta para o incremento da visibilidade da enfermagem. Utilizamos as bases LILACS, MEDLINE, Web of Science e SciELO. Foram selecionadas publicações que relacionavam o marketing à enfermagem, no período de 2000 a 2010. Encontramos 91 artigos e, após leitura exaustiva dos títulos e resumos, foram selecionadas oito publicações que abordaram, em sua maioria, o uso dos meios de comunicação em massa como estratégia de marketing da profissão para promoção de saúde e imagem profissional veiculada em meios como a internet e a televisão. O tema é pouco explorado na pesquisa em enfermagem, mas há perspectivas de avanços, pelo interesse que desperta e pelo reconhecimento crescente de sua importância.
id UFSC-17_1b7ea2aa1c8df5fd7b948c8ca2e8f9f0
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072011000400019
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanosEnfermagemMarketingSaúdeRecursos humanosNo cenário internacional percebe-se um movimento de valorização da enfermagem entre as profissões de saúde, utilizando, para tal, ferramentas de marketing profissional. Por meio de revisão integrativa da literatura discutimos o marketing como ferramenta para o incremento da visibilidade da enfermagem. Utilizamos as bases LILACS, MEDLINE, Web of Science e SciELO. Foram selecionadas publicações que relacionavam o marketing à enfermagem, no período de 2000 a 2010. Encontramos 91 artigos e, após leitura exaustiva dos títulos e resumos, foram selecionadas oito publicações que abordaram, em sua maioria, o uso dos meios de comunicação em massa como estratégia de marketing da profissão para promoção de saúde e imagem profissional veiculada em meios como a internet e a televisão. O tema é pouco explorado na pesquisa em enfermagem, mas há perspectivas de avanços, pelo interesse que desperta e pelo reconhecimento crescente de sua importância.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400019Texto & Contexto - Enfermagem v.20 n.4 2011reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072011000400019info:eu-repo/semantics/openAccessMendes,Isabel Amélia CostaTrevizan,Maria AuxiliadoraMazzo,AlessandraGodoy,Simone deVentura,Carla Aparecida Arenapor2011-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072011000400019Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2011-12-16T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos
title Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos
spellingShingle Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos
Mendes,Isabel Amélia Costa
Enfermagem
Marketing
Saúde
Recursos humanos
title_short Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos
title_full Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos
title_fullStr Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos
title_full_unstemmed Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos
title_sort Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos
author Mendes,Isabel Amélia Costa
author_facet Mendes,Isabel Amélia Costa
Trevizan,Maria Auxiliadora
Mazzo,Alessandra
Godoy,Simone de
Ventura,Carla Aparecida Arena
author_role author
author2 Trevizan,Maria Auxiliadora
Mazzo,Alessandra
Godoy,Simone de
Ventura,Carla Aparecida Arena
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes,Isabel Amélia Costa
Trevizan,Maria Auxiliadora
Mazzo,Alessandra
Godoy,Simone de
Ventura,Carla Aparecida Arena
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Marketing
Saúde
Recursos humanos
topic Enfermagem
Marketing
Saúde
Recursos humanos
description No cenário internacional percebe-se um movimento de valorização da enfermagem entre as profissões de saúde, utilizando, para tal, ferramentas de marketing profissional. Por meio de revisão integrativa da literatura discutimos o marketing como ferramenta para o incremento da visibilidade da enfermagem. Utilizamos as bases LILACS, MEDLINE, Web of Science e SciELO. Foram selecionadas publicações que relacionavam o marketing à enfermagem, no período de 2000 a 2010. Encontramos 91 artigos e, após leitura exaustiva dos títulos e resumos, foram selecionadas oito publicações que abordaram, em sua maioria, o uso dos meios de comunicação em massa como estratégia de marketing da profissão para promoção de saúde e imagem profissional veiculada em meios como a internet e a televisão. O tema é pouco explorado na pesquisa em enfermagem, mas há perspectivas de avanços, pelo interesse que desperta e pelo reconhecimento crescente de sua importância.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072011000400019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.20 n.4 2011
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118390668722176