Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade interna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/2578 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e Documentação. |
id |
RCAP_6b4c75822c61d18ae48449d08c9a8a59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/2578 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade internaBiblioteca escolarUnidades de informaçãoLiteraciasProfessor bibliotecárioMarketing mixRecursosEstratégiasVisibilidadeSchool libraryUnits of informationLiteracyResourcesMarketing mixResourcesStrategiesVisibilityDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e Documentação.Centro promotor de saberes, divulgação e disseminação da informação, a Biblioteca Escolar, também denominada de Unidade de Informação, desempenha um papel fundamental no crescimento cognitivo da população escolar. Ao facultar aos seus utilizadores inúmeras possibilidades de descoberta do conhecimento com a oferta de recursos que vão desde o papel impresso ao digital, aos recursos audiovisuais, tecnológicos e humanos, a biblioteca contribui de modo inequívoco para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das literacias dos utentes. No entanto, até hoje, pensamos que o seu papel está subaproveitado uma vez que a procura e utilização das suas instalações, do seu acervo e das suas potencialidades é pouco utilizada no processo ensino-aprendizagem. Urge repensar a sua funcionalidade e adoptar estratégias eficazes no sentido de promover e dinamizar as suas práticas, sensibilizados que devem estar todos os elementos da comunidade educativa para a sua importância, mormente os professores-bibliotecários. Pensamos que as técnicas de marketing mix se afiguram válidas na melhoria da qualidade e aumento da procura dos seus produtos e serviços pelos utilizadores. Na relação estabelecida entre a Biblioteca enquanto espaço dinâmico de conhecimento e consolidação da aprendizagens, e a Escola deve, do nosso ponto de vista, ter uma importâncias crucial a difusão dos produtos, serviços e bens que a biblioteca faculta aos membros da comunidade educativa. Centre promoter of knowledge, broadcast and dissemination of information, the School Library, also named Information Unit, plays a decisive role in the cognitive growth of the school population. By providing its users innumerous possibilities of knowledge search through the offer of resources like paper printing, digital access, human, technological and audiovisual appliances, the library contributes unequivocally to the development and excellence of the users‟ literacy. However, up to today, we believe its role is under-used as its demand and resource utilization, the profit of its heap and potentialities is hardly used in the teaching-learning process. It is vital to rethink its functionality and adopt effective strategies to promote and stimulate its practises, as all members of the educational community must be aware of its importance, particularly the Librarian Teacher. We consider the marketing mix techniques to be suitable to the quality enhancement and the increase of the demand of its products and services. We believe that the promotion of products, services and goods available that the library provides to all members of the educational community plays a vital role in the relationship established between the School and the Library, being the late a dynamic site promoter of knowledge and learning consolidation.[s.n.]Freitas, Judite A. Gonçalves deRegedor, AntónioRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSoares, Maria Alice Mendes2012-02-01T09:26:04Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2578201697610porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:05Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:41.017596Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade interna |
title |
Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade interna |
spellingShingle |
Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade interna Soares, Maria Alice Mendes Biblioteca escolar Unidades de informação Literacias Professor bibliotecário Marketing mix Recursos Estratégias Visibilidade School library Units of information Literacy Resources Marketing mix Resources Strategies Visibility |
title_short |
Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade interna |
title_full |
Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade interna |
title_fullStr |
Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade interna |
title_full_unstemmed |
Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade interna |
title_sort |
Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade interna |
author |
Soares, Maria Alice Mendes |
author_facet |
Soares, Maria Alice Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Judite A. Gonçalves de Regedor, António Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Maria Alice Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Unidades de informação Literacias Professor bibliotecário Marketing mix Recursos Estratégias Visibilidade School library Units of information Literacy Resources Marketing mix Resources Strategies Visibility |
topic |
Biblioteca escolar Unidades de informação Literacias Professor bibliotecário Marketing mix Recursos Estratégias Visibilidade School library Units of information Literacy Resources Marketing mix Resources Strategies Visibility |
description |
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e Documentação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011-01-01T00:00:00Z 2012-02-01T09:26:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/2578 201697610 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/2578 |
identifier_str_mv |
201697610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130261133197312 |