Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria Alice Mendes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/2578
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e Documentação.
id RCAP_6b4c75822c61d18ae48449d08c9a8a59
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/2578
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade internaBiblioteca escolarUnidades de informaçãoLiteraciasProfessor bibliotecárioMarketing mixRecursosEstratégiasVisibilidadeSchool libraryUnits of informationLiteracyResourcesMarketing mixResourcesStrategiesVisibilityDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e Documentação.Centro promotor de saberes, divulgação e disseminação da informação, a Biblioteca Escolar, também denominada de Unidade de Informação, desempenha um papel fundamental no crescimento cognitivo da população escolar. Ao facultar aos seus utilizadores inúmeras possibilidades de descoberta do conhecimento com a oferta de recursos que vão desde o papel impresso ao digital, aos recursos audiovisuais, tecnológicos e humanos, a biblioteca contribui de modo inequívoco para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das literacias dos utentes. No entanto, até hoje, pensamos que o seu papel está subaproveitado uma vez que a procura e utilização das suas instalações, do seu acervo e das suas potencialidades é pouco utilizada no processo ensino-aprendizagem. Urge repensar a sua funcionalidade e adoptar estratégias eficazes no sentido de promover e dinamizar as suas práticas, sensibilizados que devem estar todos os elementos da comunidade educativa para a sua importância, mormente os professores-bibliotecários. Pensamos que as técnicas de marketing mix se afiguram válidas na melhoria da qualidade e aumento da procura dos seus produtos e serviços pelos utilizadores. Na relação estabelecida entre a Biblioteca enquanto espaço dinâmico de conhecimento e consolidação da aprendizagens, e a Escola deve, do nosso ponto de vista, ter uma importâncias crucial a difusão dos produtos, serviços e bens que a biblioteca faculta aos membros da comunidade educativa. Centre promoter of knowledge, broadcast and dissemination of information, the School Library, also named Information Unit, plays a decisive role in the cognitive growth of the school population. By providing its users innumerous possibilities of knowledge search through the offer of resources like paper printing, digital access, human, technological and audiovisual appliances, the library contributes unequivocally to the development and excellence of the users‟ literacy. However, up to today, we believe its role is under-used as its demand and resource utilization, the profit of its heap and potentialities is hardly used in the teaching-learning process. It is vital to rethink its functionality and adopt effective strategies to promote and stimulate its practises, as all members of the educational community must be aware of its importance, particularly the Librarian Teacher. We consider the marketing mix techniques to be suitable to the quality enhancement and the increase of the demand of its products and services. We believe that the promotion of products, services and goods available that the library provides to all members of the educational community plays a vital role in the relationship established between the School and the Library, being the late a dynamic site promoter of knowledge and learning consolidation.[s.n.]Freitas, Judite A. Gonçalves deRegedor, AntónioRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSoares, Maria Alice Mendes2012-02-01T09:26:04Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2578201697610porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:05Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:41.017596Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade interna
title Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade interna
spellingShingle Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade interna
Soares, Maria Alice Mendes
Biblioteca escolar
Unidades de informação
Literacias
Professor bibliotecário
Marketing mix
Recursos
Estratégias
Visibilidade
School library
Units of information
Literacy
Resources
Marketing mix
Resources
Strategies
Visibility
title_short Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade interna
title_full Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade interna
title_fullStr Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade interna
title_full_unstemmed Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade interna
title_sort Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade interna
author Soares, Maria Alice Mendes
author_facet Soares, Maria Alice Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Judite A. Gonçalves de
Regedor, António
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Maria Alice Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Unidades de informação
Literacias
Professor bibliotecário
Marketing mix
Recursos
Estratégias
Visibilidade
School library
Units of information
Literacy
Resources
Marketing mix
Resources
Strategies
Visibility
topic Biblioteca escolar
Unidades de informação
Literacias
Professor bibliotecário
Marketing mix
Recursos
Estratégias
Visibilidade
School library
Units of information
Literacy
Resources
Marketing mix
Resources
Strategies
Visibility
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e Documentação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-01T09:26:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/2578
201697610
url http://hdl.handle.net/10284/2578
identifier_str_mv 201697610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130261133197312