A construção do feminino e do masculino no processo de cuidar crianças em pré-escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Vera Lúcia de Oliveira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000100004
Resumo: Objetivou-se investigar como se constrói o feminino e o masculino no processo de cuidar crianças em uma pré-escola do município de Rio Grande - RS. Adotou-se a hermenêutica dialética e a concepção de habitus de Bourdieu como referenciais metodológico e teórico-filosófico, respectivamente. Utilizou-se, para coleta de dados, a observação registrada em diário de campo e entrevista semi-estruturada com as cuidadoras, pois são elas que mais interagem com as crianças. Respeitaram-se os princípios éticos constantes da Resolução 196/96. Pela análise de conteúdo, apreendeu-se que as cuidadoras são solícitas, atenciosas e carinhosas com todas as crianças. No entanto, cuidam, de forma natural e culturalmente diferenciada, meninos e meninas. Àqueles permitem brincadeiras mais arriscadas, inovadoras, espetaculares, enquanto que as meninas devem seguir a norma do jogo. Nos primeiros anos, as crianças já têm interiorizado um padrão de comportamento típico de cada sexo tendo dificuldade, pela própria pressão do grupo, em transgredi-lo.
id UFSC-17_895c7baaf610f602a51b61147d6fae04
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072006000100004
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A construção do feminino e do masculino no processo de cuidar crianças em pré-escolasCuidado da criançaIdentidade de gêneroEducação infantilObjetivou-se investigar como se constrói o feminino e o masculino no processo de cuidar crianças em uma pré-escola do município de Rio Grande - RS. Adotou-se a hermenêutica dialética e a concepção de habitus de Bourdieu como referenciais metodológico e teórico-filosófico, respectivamente. Utilizou-se, para coleta de dados, a observação registrada em diário de campo e entrevista semi-estruturada com as cuidadoras, pois são elas que mais interagem com as crianças. Respeitaram-se os princípios éticos constantes da Resolução 196/96. Pela análise de conteúdo, apreendeu-se que as cuidadoras são solícitas, atenciosas e carinhosas com todas as crianças. No entanto, cuidam, de forma natural e culturalmente diferenciada, meninos e meninas. Àqueles permitem brincadeiras mais arriscadas, inovadoras, espetaculares, enquanto que as meninas devem seguir a norma do jogo. Nos primeiros anos, as crianças já têm interiorizado um padrão de comportamento típico de cada sexo tendo dificuldade, pela própria pressão do grupo, em transgredi-lo.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2006-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000100004Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.1 2006reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072006000100004info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Vera Lúcia de Oliveirapor2008-04-03T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072006000100004Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2008-04-03T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do feminino e do masculino no processo de cuidar crianças em pré-escolas
title A construção do feminino e do masculino no processo de cuidar crianças em pré-escolas
spellingShingle A construção do feminino e do masculino no processo de cuidar crianças em pré-escolas
Gomes,Vera Lúcia de Oliveira
Cuidado da criança
Identidade de gênero
Educação infantil
title_short A construção do feminino e do masculino no processo de cuidar crianças em pré-escolas
title_full A construção do feminino e do masculino no processo de cuidar crianças em pré-escolas
title_fullStr A construção do feminino e do masculino no processo de cuidar crianças em pré-escolas
title_full_unstemmed A construção do feminino e do masculino no processo de cuidar crianças em pré-escolas
title_sort A construção do feminino e do masculino no processo de cuidar crianças em pré-escolas
author Gomes,Vera Lúcia de Oliveira
author_facet Gomes,Vera Lúcia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Vera Lúcia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado da criança
Identidade de gênero
Educação infantil
topic Cuidado da criança
Identidade de gênero
Educação infantil
description Objetivou-se investigar como se constrói o feminino e o masculino no processo de cuidar crianças em uma pré-escola do município de Rio Grande - RS. Adotou-se a hermenêutica dialética e a concepção de habitus de Bourdieu como referenciais metodológico e teórico-filosófico, respectivamente. Utilizou-se, para coleta de dados, a observação registrada em diário de campo e entrevista semi-estruturada com as cuidadoras, pois são elas que mais interagem com as crianças. Respeitaram-se os princípios éticos constantes da Resolução 196/96. Pela análise de conteúdo, apreendeu-se que as cuidadoras são solícitas, atenciosas e carinhosas com todas as crianças. No entanto, cuidam, de forma natural e culturalmente diferenciada, meninos e meninas. Àqueles permitem brincadeiras mais arriscadas, inovadoras, espetaculares, enquanto que as meninas devem seguir a norma do jogo. Nos primeiros anos, as crianças já têm interiorizado um padrão de comportamento típico de cada sexo tendo dificuldade, pela própria pressão do grupo, em transgredi-lo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072006000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.1 2006
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118388651261952