Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040 |
Resumo: | Relata-se uma experiência educacional desenvolvida no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. Objetivou-se descrever a proposta metodológica do módulo de saúde do adulto, com ênfase na avaliação de aprendizagem. O módulo promoveu o diálogo entre a temática da saúde mental, com foco na clínica antimanicomial, a arte, por meio dos disparadores temáticos (filmes, música e poesia), e a Aprendizagem Baseada em Problemas. O exame de avaliação cognitiva foi realizado por meio da produção de vídeos. Os resultados indicam que na percepção dos estudantes, a metodologia do módulo favoreceu a compreensão da perspectiva psicossocial de atenção em saúde mental, criou um espaço legítimo de convivência com a singularidade e estimulou o trabalho em equipe e o processo criativo. |
id |
UFSC-17_c22bad6274a14878618ff03d6d935072 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072013000400040 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiênciaAprendizagem baseada em problemasAvaliação educacionalEducação em enfermagemSaúde mentalRelata-se uma experiência educacional desenvolvida no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. Objetivou-se descrever a proposta metodológica do módulo de saúde do adulto, com ênfase na avaliação de aprendizagem. O módulo promoveu o diálogo entre a temática da saúde mental, com foco na clínica antimanicomial, a arte, por meio dos disparadores temáticos (filmes, música e poesia), e a Aprendizagem Baseada em Problemas. O exame de avaliação cognitiva foi realizado por meio da produção de vídeos. Os resultados indicam que na percepção dos estudantes, a metodologia do módulo favoreceu a compreensão da perspectiva psicossocial de atenção em saúde mental, criou um espaço legítimo de convivência com a singularidade e estimulou o trabalho em equipe e o processo criativo.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040Texto & Contexto - Enfermagem v.22 n.4 2013reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072013000400040info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Daniela MartinsGöttems,Leila Bernarda DonatoPires,Maria Raquel Gomes Maiapor2015-05-28T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072013000400040Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2015-05-28T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência |
title |
Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência |
spellingShingle |
Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência Machado,Daniela Martins Aprendizagem baseada em problemas Avaliação educacional Educação em enfermagem Saúde mental |
title_short |
Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência |
title_full |
Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência |
title_fullStr |
Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência |
title_sort |
Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência |
author |
Machado,Daniela Martins |
author_facet |
Machado,Daniela Martins Göttems,Leila Bernarda Donato Pires,Maria Raquel Gomes Maia |
author_role |
author |
author2 |
Göttems,Leila Bernarda Donato Pires,Maria Raquel Gomes Maia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado,Daniela Martins Göttems,Leila Bernarda Donato Pires,Maria Raquel Gomes Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em problemas Avaliação educacional Educação em enfermagem Saúde mental |
topic |
Aprendizagem baseada em problemas Avaliação educacional Educação em enfermagem Saúde mental |
description |
Relata-se uma experiência educacional desenvolvida no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. Objetivou-se descrever a proposta metodológica do módulo de saúde do adulto, com ênfase na avaliação de aprendizagem. O módulo promoveu o diálogo entre a temática da saúde mental, com foco na clínica antimanicomial, a arte, por meio dos disparadores temáticos (filmes, música e poesia), e a Aprendizagem Baseada em Problemas. O exame de avaliação cognitiva foi realizado por meio da produção de vídeos. Os resultados indicam que na percepção dos estudantes, a metodologia do módulo favoreceu a compreensão da perspectiva psicossocial de atenção em saúde mental, criou um espaço legítimo de convivência com a singularidade e estimulou o trabalho em equipe e o processo criativo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072013000400040 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.22 n.4 2013 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118391900798976 |