O papel da experimentação no ensino da física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Séré, Marie-Geneviève
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Coelho, Suzana Maria, Nunes, Antônio Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9897
Resumo: Discute-se o papel da experimentação no ensino da Física com base em alguns exemplos práticos relacionados com a lei de Snell-Descartes. Sugerem-se diferentes abordagens no ensino experimental desta lei, mostrando-se a importância da exploração de aspectos conceituais e procedurais na atividade experimental que reflitam a atividade científica. Concebe-se a experimentação como uma forma de favorecer o estabelecimento de um elo entre o mundo dos objetos, o mundo dos conceitos, leis e teorias e o das linguagens simbólicas.
id UFSC-19_6d3bde6d841365e91b10d5146e160c03
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/9897
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling O papel da experimentação no ensino da físicaDiscute-se o papel da experimentação no ensino da Física com base em alguns exemplos práticos relacionados com a lei de Snell-Descartes. Sugerem-se diferentes abordagens no ensino experimental desta lei, mostrando-se a importância da exploração de aspectos conceituais e procedurais na atividade experimental que reflitam a atividade científica. Concebe-se a experimentação como uma forma de favorecer o estabelecimento de um elo entre o mundo dos objetos, o mundo dos conceitos, leis e teorias e o das linguagens simbólicas.Imprensa Universitária - UFSC2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9897Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 21, n. Especial - novembro de 2004; 31-432175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9897/9231Séré, Marie-GenevièveCoelho, Suzana MariaNunes, Antônio Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T17:59:57Zoai:periodicos.ufsc.br:article/9897Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T17:59:57Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da experimentação no ensino da física
title O papel da experimentação no ensino da física
spellingShingle O papel da experimentação no ensino da física
Séré, Marie-Geneviève
title_short O papel da experimentação no ensino da física
title_full O papel da experimentação no ensino da física
title_fullStr O papel da experimentação no ensino da física
title_full_unstemmed O papel da experimentação no ensino da física
title_sort O papel da experimentação no ensino da física
author Séré, Marie-Geneviève
author_facet Séré, Marie-Geneviève
Coelho, Suzana Maria
Nunes, Antônio Dias
author_role author
author2 Coelho, Suzana Maria
Nunes, Antônio Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Séré, Marie-Geneviève
Coelho, Suzana Maria
Nunes, Antônio Dias
description Discute-se o papel da experimentação no ensino da Física com base em alguns exemplos práticos relacionados com a lei de Snell-Descartes. Sugerem-se diferentes abordagens no ensino experimental desta lei, mostrando-se a importância da exploração de aspectos conceituais e procedurais na atividade experimental que reflitam a atividade científica. Concebe-se a experimentação como uma forma de favorecer o estabelecimento de um elo entre o mundo dos objetos, o mundo dos conceitos, leis e teorias e o das linguagens simbólicas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9897
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9897/9231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 21, n. Especial - novembro de 2004; 31-43
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940571646656512