O papel da experimentação no ensino da física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9897 |
Resumo: | Discute-se o papel da experimentação no ensino da Física com base em alguns exemplos práticos relacionados com a lei de Snell-Descartes. Sugerem-se diferentes abordagens no ensino experimental desta lei, mostrando-se a importância da exploração de aspectos conceituais e procedurais na atividade experimental que reflitam a atividade científica. Concebe-se a experimentação como uma forma de favorecer o estabelecimento de um elo entre o mundo dos objetos, o mundo dos conceitos, leis e teorias e o das linguagens simbólicas. |
id |
UFSC-19_6d3bde6d841365e91b10d5146e160c03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/9897 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da experimentação no ensino da físicaDiscute-se o papel da experimentação no ensino da Física com base em alguns exemplos práticos relacionados com a lei de Snell-Descartes. Sugerem-se diferentes abordagens no ensino experimental desta lei, mostrando-se a importância da exploração de aspectos conceituais e procedurais na atividade experimental que reflitam a atividade científica. Concebe-se a experimentação como uma forma de favorecer o estabelecimento de um elo entre o mundo dos objetos, o mundo dos conceitos, leis e teorias e o das linguagens simbólicas.Imprensa Universitária - UFSC2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9897Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 21, n. Especial - novembro de 2004; 31-432175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9897/9231Séré, Marie-GenevièveCoelho, Suzana MariaNunes, Antônio Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T17:59:57Zoai:periodicos.ufsc.br:article/9897Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T17:59:57Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da experimentação no ensino da física |
title |
O papel da experimentação no ensino da física |
spellingShingle |
O papel da experimentação no ensino da física Séré, Marie-Geneviève |
title_short |
O papel da experimentação no ensino da física |
title_full |
O papel da experimentação no ensino da física |
title_fullStr |
O papel da experimentação no ensino da física |
title_full_unstemmed |
O papel da experimentação no ensino da física |
title_sort |
O papel da experimentação no ensino da física |
author |
Séré, Marie-Geneviève |
author_facet |
Séré, Marie-Geneviève Coelho, Suzana Maria Nunes, Antônio Dias |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Suzana Maria Nunes, Antônio Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Séré, Marie-Geneviève Coelho, Suzana Maria Nunes, Antônio Dias |
description |
Discute-se o papel da experimentação no ensino da Física com base em alguns exemplos práticos relacionados com a lei de Snell-Descartes. Sugerem-se diferentes abordagens no ensino experimental desta lei, mostrando-se a importância da exploração de aspectos conceituais e procedurais na atividade experimental que reflitam a atividade científica. Concebe-se a experimentação como uma forma de favorecer o estabelecimento de um elo entre o mundo dos objetos, o mundo dos conceitos, leis e teorias e o das linguagens simbólicas. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9897 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9897/9231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 21, n. Especial - novembro de 2004; 31-43 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940571646656512 |