Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7151 |
Resumo: | O trabalho exemplifica uma proposta de ensino de Física para uma Escola de Formação de Professores, no Rio de Janeiro, que pretende mudar a concepção de Ciência que as futuras professoras primárias apresentam ao entrar no curso, conforme já havíamos apontado desde 1990*. Apresentamos ao longo do período letivo uma ciência enquanto um produto não acabado, como conseqüência de um desenvolvimento científico e tecnológico, desmistificando uma concepção de ciência a-histórica. Procuramos mostrar que a ordenação de conteúdos só tem que existir para facilitar algum arranjo didático, mas não como uma seqüência temporal e causal. No ano seguinte procuramos avaliar o trabalho desenvolvido, através de uma atividade extra-curricular, identificando um dos nossos objetivos: Que ciência é esta que ensinamos e para que serve? Apresentamos a elas trechos de 4 textos, compilados por nós, na Revista Super Interessante (1993 e 1994), polêmicos, apresentando visões de Ciência diferentes. Afirmamos que a postura apresentada pela maioria das alunas, que cursaram o ano anterior, é diferente do que vínhamos identificando, nesta escola de Formação de Professores. Elas passam a apresentar uma postura questionadora sobre Ciência, mutável, como sendo uma criação do homem, que a 'verdade' expressa pelos cientistas é relativa. |
id |
UFSC-19_6e505d6c7567e4ba05a13e040df74c80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/7151 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino FundamentalO trabalho exemplifica uma proposta de ensino de Física para uma Escola de Formação de Professores, no Rio de Janeiro, que pretende mudar a concepção de Ciência que as futuras professoras primárias apresentam ao entrar no curso, conforme já havíamos apontado desde 1990*. Apresentamos ao longo do período letivo uma ciência enquanto um produto não acabado, como conseqüência de um desenvolvimento científico e tecnológico, desmistificando uma concepção de ciência a-histórica. Procuramos mostrar que a ordenação de conteúdos só tem que existir para facilitar algum arranjo didático, mas não como uma seqüência temporal e causal. No ano seguinte procuramos avaliar o trabalho desenvolvido, através de uma atividade extra-curricular, identificando um dos nossos objetivos: Que ciência é esta que ensinamos e para que serve? Apresentamos a elas trechos de 4 textos, compilados por nós, na Revista Super Interessante (1993 e 1994), polêmicos, apresentando visões de Ciência diferentes. Afirmamos que a postura apresentada pela maioria das alunas, que cursaram o ano anterior, é diferente do que vínhamos identificando, nesta escola de Formação de Professores. Elas passam a apresentar uma postura questionadora sobre Ciência, mutável, como sendo uma criação do homem, que a 'verdade' expressa pelos cientistas é relativa.Imprensa Universitária - UFSC1994-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7151Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 11 n. 2 (1994); 79-872175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7151/6606Vianna, Deise MirandaPinto, Kátia NunesLima, Sérgio Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T13:47:27Zoai:periodicos.ufsc.br:article/7151Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-25T13:47:27Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental |
title |
Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental Vianna, Deise Miranda |
title_short |
Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental |
title_full |
Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental |
title_sort |
Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental |
author |
Vianna, Deise Miranda |
author_facet |
Vianna, Deise Miranda Pinto, Kátia Nunes Lima, Sérgio Ferreira de |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Kátia Nunes Lima, Sérgio Ferreira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Deise Miranda Pinto, Kátia Nunes Lima, Sérgio Ferreira de |
description |
O trabalho exemplifica uma proposta de ensino de Física para uma Escola de Formação de Professores, no Rio de Janeiro, que pretende mudar a concepção de Ciência que as futuras professoras primárias apresentam ao entrar no curso, conforme já havíamos apontado desde 1990*. Apresentamos ao longo do período letivo uma ciência enquanto um produto não acabado, como conseqüência de um desenvolvimento científico e tecnológico, desmistificando uma concepção de ciência a-histórica. Procuramos mostrar que a ordenação de conteúdos só tem que existir para facilitar algum arranjo didático, mas não como uma seqüência temporal e causal. No ano seguinte procuramos avaliar o trabalho desenvolvido, através de uma atividade extra-curricular, identificando um dos nossos objetivos: Que ciência é esta que ensinamos e para que serve? Apresentamos a elas trechos de 4 textos, compilados por nós, na Revista Super Interessante (1993 e 1994), polêmicos, apresentando visões de Ciência diferentes. Afirmamos que a postura apresentada pela maioria das alunas, que cursaram o ano anterior, é diferente do que vínhamos identificando, nesta escola de Formação de Professores. Elas passam a apresentar uma postura questionadora sobre Ciência, mutável, como sendo uma criação do homem, que a 'verdade' expressa pelos cientistas é relativa. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7151 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7151/6606 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 11 n. 2 (1994); 79-87 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940570690355200 |