Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Deise Miranda
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Pinto, Kátia Nunes, Lima, Sérgio Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7151
Resumo: O trabalho exemplifica uma proposta de ensino de Física para uma Escola de Formação de Professores, no Rio de Janeiro, que pretende mudar a concepção de Ciência que as futuras professoras primárias apresentam ao entrar no curso, conforme já havíamos apontado desde 1990*. Apresentamos ao longo do período letivo uma ciência enquanto um produto não acabado, como conseqüência de um desenvolvimento científico e tecnológico, desmistificando uma concepção de ciência a-histórica. Procuramos mostrar que a ordenação de conteúdos só tem que existir para facilitar algum arranjo didático, mas não como uma seqüência temporal e causal. No ano seguinte procuramos avaliar o trabalho desenvolvido, através de uma atividade extra-curricular, identificando um dos nossos objetivos: Que ciência é esta que ensinamos e para que serve? Apresentamos a elas trechos de 4 textos, compilados por nós, na Revista Super Interessante (1993 e 1994), polêmicos, apresentando visões de Ciência diferentes. Afirmamos que a postura apresentada pela maioria das alunas, que cursaram o ano anterior, é diferente do que vínhamos identificando, nesta escola de Formação de Professores. Elas passam a apresentar uma postura questionadora sobre Ciência, mutável, como sendo uma criação do homem, que a 'verdade' expressa pelos cientistas é relativa.
id UFSC-19_6e505d6c7567e4ba05a13e040df74c80
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/7151
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino FundamentalO trabalho exemplifica uma proposta de ensino de Física para uma Escola de Formação de Professores, no Rio de Janeiro, que pretende mudar a concepção de Ciência que as futuras professoras primárias apresentam ao entrar no curso, conforme já havíamos apontado desde 1990*. Apresentamos ao longo do período letivo uma ciência enquanto um produto não acabado, como conseqüência de um desenvolvimento científico e tecnológico, desmistificando uma concepção de ciência a-histórica. Procuramos mostrar que a ordenação de conteúdos só tem que existir para facilitar algum arranjo didático, mas não como uma seqüência temporal e causal. No ano seguinte procuramos avaliar o trabalho desenvolvido, através de uma atividade extra-curricular, identificando um dos nossos objetivos: Que ciência é esta que ensinamos e para que serve? Apresentamos a elas trechos de 4 textos, compilados por nós, na Revista Super Interessante (1993 e 1994), polêmicos, apresentando visões de Ciência diferentes. Afirmamos que a postura apresentada pela maioria das alunas, que cursaram o ano anterior, é diferente do que vínhamos identificando, nesta escola de Formação de Professores. Elas passam a apresentar uma postura questionadora sobre Ciência, mutável, como sendo uma criação do homem, que a 'verdade' expressa pelos cientistas é relativa.Imprensa Universitária - UFSC1994-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7151Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 11 n. 2 (1994); 79-872175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7151/6606Vianna, Deise MirandaPinto, Kátia NunesLima, Sérgio Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T13:47:27Zoai:periodicos.ufsc.br:article/7151Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-25T13:47:27Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental
title Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental
spellingShingle Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental
Vianna, Deise Miranda
title_short Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental
title_full Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental
title_fullStr Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental
title_sort Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental
author Vianna, Deise Miranda
author_facet Vianna, Deise Miranda
Pinto, Kátia Nunes
Lima, Sérgio Ferreira de
author_role author
author2 Pinto, Kátia Nunes
Lima, Sérgio Ferreira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Deise Miranda
Pinto, Kátia Nunes
Lima, Sérgio Ferreira de
description O trabalho exemplifica uma proposta de ensino de Física para uma Escola de Formação de Professores, no Rio de Janeiro, que pretende mudar a concepção de Ciência que as futuras professoras primárias apresentam ao entrar no curso, conforme já havíamos apontado desde 1990*. Apresentamos ao longo do período letivo uma ciência enquanto um produto não acabado, como conseqüência de um desenvolvimento científico e tecnológico, desmistificando uma concepção de ciência a-histórica. Procuramos mostrar que a ordenação de conteúdos só tem que existir para facilitar algum arranjo didático, mas não como uma seqüência temporal e causal. No ano seguinte procuramos avaliar o trabalho desenvolvido, através de uma atividade extra-curricular, identificando um dos nossos objetivos: Que ciência é esta que ensinamos e para que serve? Apresentamos a elas trechos de 4 textos, compilados por nós, na Revista Super Interessante (1993 e 1994), polêmicos, apresentando visões de Ciência diferentes. Afirmamos que a postura apresentada pela maioria das alunas, que cursaram o ano anterior, é diferente do que vínhamos identificando, nesta escola de Formação de Professores. Elas passam a apresentar uma postura questionadora sobre Ciência, mutável, como sendo uma criação do homem, que a 'verdade' expressa pelos cientistas é relativa.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7151
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7151/6606
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 11 n. 2 (1994); 79-87
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940570690355200