Pré-estágio para alunos do curso de física da ufpel: uma contribuição para o processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7268 |
Resumo: | Alunos do segundo semestre do Curso de Licenciatura em Física, da Universidade Federal de Pelotas, assumiram aulas de apoio para alunos de uma escola da rede municipal de Pelotas. Os alunos com notas iguais ou inferiores à média em suas provas eram indicados pela coordenação da área de Física da escola. Para cada aula eram preparados textos, folhas de exercícios e experiências, sob a orientação do responsável do projeto de extensão. Todo o material foi preparado buscando a produção do conhecimento . As aulas foram ministradas na própria escola, uma tarde por semana. Após cada atividade era realizada uma avaliação onde eram discutidos aspectos como a postura do estagiário, o seu domínio de conteúdo, a qualidade e a adequação do material utilizado. A avaliação final feita através de questionário escrito, foi altamente positiva tanto para os estudantes do segundo grau, como para os futuros professores de Física. |
id |
UFSC-19_7c7408bfb331efabcb17b6df8d364783 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/7268 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pré-estágio para alunos do curso de física da ufpel: uma contribuição para o processo de aprendizagemAlunos do segundo semestre do Curso de Licenciatura em Física, da Universidade Federal de Pelotas, assumiram aulas de apoio para alunos de uma escola da rede municipal de Pelotas. Os alunos com notas iguais ou inferiores à média em suas provas eram indicados pela coordenação da área de Física da escola. Para cada aula eram preparados textos, folhas de exercícios e experiências, sob a orientação do responsável do projeto de extensão. Todo o material foi preparado buscando a produção do conhecimento . As aulas foram ministradas na própria escola, uma tarde por semana. Após cada atividade era realizada uma avaliação onde eram discutidos aspectos como a postura do estagiário, o seu domínio de conteúdo, a qualidade e a adequação do material utilizado. A avaliação final feita através de questionário escrito, foi altamente positiva tanto para os estudantes do segundo grau, como para os futuros professores de Física.Imprensa Universitária - UFSC1994-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7268Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 11 n. 1 (1994); 52-562175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7268/15146Costa, Regina Helena P.Raimann, Daniel IunesGoulart, Paulo Ricardo AlcântaraMathias, Sérgioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T13:45:44Zoai:periodicos.ufsc.br:article/7268Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-25T13:45:44Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pré-estágio para alunos do curso de física da ufpel: uma contribuição para o processo de aprendizagem |
title |
Pré-estágio para alunos do curso de física da ufpel: uma contribuição para o processo de aprendizagem |
spellingShingle |
Pré-estágio para alunos do curso de física da ufpel: uma contribuição para o processo de aprendizagem Costa, Regina Helena P. |
title_short |
Pré-estágio para alunos do curso de física da ufpel: uma contribuição para o processo de aprendizagem |
title_full |
Pré-estágio para alunos do curso de física da ufpel: uma contribuição para o processo de aprendizagem |
title_fullStr |
Pré-estágio para alunos do curso de física da ufpel: uma contribuição para o processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Pré-estágio para alunos do curso de física da ufpel: uma contribuição para o processo de aprendizagem |
title_sort |
Pré-estágio para alunos do curso de física da ufpel: uma contribuição para o processo de aprendizagem |
author |
Costa, Regina Helena P. |
author_facet |
Costa, Regina Helena P. Raimann, Daniel Iunes Goulart, Paulo Ricardo Alcântara Mathias, Sérgio |
author_role |
author |
author2 |
Raimann, Daniel Iunes Goulart, Paulo Ricardo Alcântara Mathias, Sérgio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Regina Helena P. Raimann, Daniel Iunes Goulart, Paulo Ricardo Alcântara Mathias, Sérgio |
description |
Alunos do segundo semestre do Curso de Licenciatura em Física, da Universidade Federal de Pelotas, assumiram aulas de apoio para alunos de uma escola da rede municipal de Pelotas. Os alunos com notas iguais ou inferiores à média em suas provas eram indicados pela coordenação da área de Física da escola. Para cada aula eram preparados textos, folhas de exercícios e experiências, sob a orientação do responsável do projeto de extensão. Todo o material foi preparado buscando a produção do conhecimento . As aulas foram ministradas na própria escola, uma tarde por semana. Após cada atividade era realizada uma avaliação onde eram discutidos aspectos como a postura do estagiário, o seu domínio de conteúdo, a qualidade e a adequação do material utilizado. A avaliação final feita através de questionário escrito, foi altamente positiva tanto para os estudantes do segundo grau, como para os futuros professores de Física. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7268 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7268/15146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 11 n. 1 (1994); 52-56 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940570950402048 |