Distance Learning and Technologies in Education: learning of astronomical phenomena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tatiana da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2009v26n3p533
Resumo: This article describes a hypermedia didactical material related tothe following astronomical phenomena: Seasons, Moon Phases,Eclipses. Although being beautiful and close to our daily life, thesecontents seem to be complex to teach and difficult to learn. In thisscenario, the hypermedia material presented can help students to understand these phenomena related to astronomy and enablethem to interact with the course content.
id UFSC-19_9ef2f57080d24b208afcb077e12a543b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/11884
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Distance Learning and Technologies in Education: learning of astronomical phenomenaEnsino a distância e tecnologias na educação: o estudo de fenômenos astronômicosThis article describes a hypermedia didactical material related tothe following astronomical phenomena: Seasons, Moon Phases,Eclipses. Although being beautiful and close to our daily life, thesecontents seem to be complex to teach and difficult to learn. In thisscenario, the hypermedia material presented can help students to understand these phenomena related to astronomy and enablethem to interact with the course content.Neste trabalho, apresenta-se um material didático hipermídia sobre os movimentos da Terra e os fenômenos astronômicos: Estações do Ano, Fases da Lua e Eclipses. Os temas estão presentes em nosso cotidiano, e desafiam pelos aspectos de beleza e influência na história do ser humano. No entanto, professores e alunos têm muita dificuldade em sua compreensão. Nesse contexto, este material pode ser uma alternativa para auxiliar na superação das dificuldades de compreensão desses fenômenos por utilizar recursos computacionais (animações, simulações) que podem facilitar a construção de modelos mentais.Imprensa Universitária - UFSC2009-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2009v26n3p53310.5007/2175-7941.2009v26n3p533Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 26 n. 3 (2009); 533-5462175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2009v26n3p533/12751Silva, Tatiana dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-14T12:14:16Zoai:periodicos.ufsc.br:article/11884Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-14T12:14:16Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Distance Learning and Technologies in Education: learning of astronomical phenomena
Ensino a distância e tecnologias na educação: o estudo de fenômenos astronômicos
title Distance Learning and Technologies in Education: learning of astronomical phenomena
spellingShingle Distance Learning and Technologies in Education: learning of astronomical phenomena
Silva, Tatiana da
title_short Distance Learning and Technologies in Education: learning of astronomical phenomena
title_full Distance Learning and Technologies in Education: learning of astronomical phenomena
title_fullStr Distance Learning and Technologies in Education: learning of astronomical phenomena
title_full_unstemmed Distance Learning and Technologies in Education: learning of astronomical phenomena
title_sort Distance Learning and Technologies in Education: learning of astronomical phenomena
author Silva, Tatiana da
author_facet Silva, Tatiana da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tatiana da
description This article describes a hypermedia didactical material related tothe following astronomical phenomena: Seasons, Moon Phases,Eclipses. Although being beautiful and close to our daily life, thesecontents seem to be complex to teach and difficult to learn. In thisscenario, the hypermedia material presented can help students to understand these phenomena related to astronomy and enablethem to interact with the course content.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2009v26n3p533
10.5007/2175-7941.2009v26n3p533
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2009v26n3p533
identifier_str_mv 10.5007/2175-7941.2009v26n3p533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2009v26n3p533/12751
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 26 n. 3 (2009); 533-546
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940571996880896