Sobre a aplicação da destruição heideggeriana em A origem da obra de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baratieri, Pedro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Lean Systems
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/916
Resumo: Resumo: O texto pretende esclarecer em algum grau a primeira parte do ensaio de Heidegger intitulado A Origem da Obra de Arte. Para isso, procura lê-la como aplicação paradigmática de procedimento que em Ser e Tempo o filósofo já elaborara conceitualmente, qual seja, o procedimento da destruição. Verifica, então, como funcionam no ensaio sobre a obra de arte os elementos da destruição conforme Ser e Tempo: (1) tradição como evidências que impedem a compreensão da questão, (2) a exposição dos fundamentos dessas (falsas) evidências e (3) a liberação de um horizonte esquecido. Em seguida, sugere que nessa primeira parte do ensaio o autor estaria pondo em prática o que, mutatis mutandis, depois atribuiria à obra de arte. O texto termina com uma breve comparação entre a destruição heideggeriana e procedimentos de outros filósofos que poderiam ser-lhe aparentados, como a genealogia nietzschiana, por exemplo. Palavras-chave: Destruição. Tradição. Evidência. Exposição. Fundamentos. Abstract: The text aims to clarify the first part of Heidegger’s The Origin of the Work of Art. Therefore, it seeks to read this part of Heidegger’s text as an application of a tool that was already displayed theoretically in Being and Time, i.e., destruction. It shows, then, the role that the main elements of destruction as explained in Being and Time play in the essay about the work of art: (1) tradition as evidences which block the understanding of a question, (2) the exposition of the grounds of these (false) evidences, (3) the liberation of a forgotten horizon. After that, it suggests that in this first part of the essay Heidegger would be applying what, mutatis mutandis, is theoretically attributed to the work of art latter in the same essay. It ends with a brief comparison between Heidegger’s destruction and few others philosophical procedures, as Nietzsche’s genealogy, for instance. Keywords: Destruction. Tradition. Evidence. Exposition. Grounds. 
id UFSC-21_b0376add833b4f7a3ea2ba9ede457487
oai_identifier_str oai:ojs.sites.ufsc.br:article/916
network_acronym_str UFSC-21
network_name_str Journal of Lean Systems
repository_id_str
spelling Sobre a aplicação da destruição heideggeriana em A origem da obra de arteDestruição. Tradição. Evidência. Exposição. Fundamentos.Resumo: O texto pretende esclarecer em algum grau a primeira parte do ensaio de Heidegger intitulado A Origem da Obra de Arte. Para isso, procura lê-la como aplicação paradigmática de procedimento que em Ser e Tempo o filósofo já elaborara conceitualmente, qual seja, o procedimento da destruição. Verifica, então, como funcionam no ensaio sobre a obra de arte os elementos da destruição conforme Ser e Tempo: (1) tradição como evidências que impedem a compreensão da questão, (2) a exposição dos fundamentos dessas (falsas) evidências e (3) a liberação de um horizonte esquecido. Em seguida, sugere que nessa primeira parte do ensaio o autor estaria pondo em prática o que, mutatis mutandis, depois atribuiria à obra de arte. O texto termina com uma breve comparação entre a destruição heideggeriana e procedimentos de outros filósofos que poderiam ser-lhe aparentados, como a genealogia nietzschiana, por exemplo. Palavras-chave: Destruição. Tradição. Evidência. Exposição. Fundamentos. Abstract: The text aims to clarify the first part of Heidegger’s The Origin of the Work of Art. Therefore, it seeks to read this part of Heidegger’s text as an application of a tool that was already displayed theoretically in Being and Time, i.e., destruction. It shows, then, the role that the main elements of destruction as explained in Being and Time play in the essay about the work of art: (1) tradition as evidences which block the understanding of a question, (2) the exposition of the grounds of these (false) evidences, (3) the liberation of a forgotten horizon. After that, it suggests that in this first part of the essay Heidegger would be applying what, mutatis mutandis, is theoretically attributed to the work of art latter in the same essay. It ends with a brief comparison between Heidegger’s destruction and few others philosophical procedures, as Nietzsche’s genealogy, for instance. Keywords: Destruction. Tradition. Evidence. Exposition. Grounds. Universidade Federal de Santa Catarina2014-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/916PERI; v. 6 n. 1: Temática Fenomenologia e Hermenêutica - Gadamer; 211-2222175-1811reponame:Journal of Lean Systemsinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/916/419Copyright (c) 2015 Pedro Baratieriinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaratieri, Pedro2015-03-16T11:21:21Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/916Revistahttps://nexos.ufsc.br/index.php/leanPUBhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/oai||g.tortorella@ufsc.br2448-02662448-0266opendoar:2015-03-16T11:21:21Journal of Lean Systems - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a aplicação da destruição heideggeriana em A origem da obra de arte
title Sobre a aplicação da destruição heideggeriana em A origem da obra de arte
spellingShingle Sobre a aplicação da destruição heideggeriana em A origem da obra de arte
Baratieri, Pedro
Destruição. Tradição. Evidência. Exposição. Fundamentos.
title_short Sobre a aplicação da destruição heideggeriana em A origem da obra de arte
title_full Sobre a aplicação da destruição heideggeriana em A origem da obra de arte
title_fullStr Sobre a aplicação da destruição heideggeriana em A origem da obra de arte
title_full_unstemmed Sobre a aplicação da destruição heideggeriana em A origem da obra de arte
title_sort Sobre a aplicação da destruição heideggeriana em A origem da obra de arte
author Baratieri, Pedro
author_facet Baratieri, Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baratieri, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Destruição. Tradição. Evidência. Exposição. Fundamentos.
topic Destruição. Tradição. Evidência. Exposição. Fundamentos.
description Resumo: O texto pretende esclarecer em algum grau a primeira parte do ensaio de Heidegger intitulado A Origem da Obra de Arte. Para isso, procura lê-la como aplicação paradigmática de procedimento que em Ser e Tempo o filósofo já elaborara conceitualmente, qual seja, o procedimento da destruição. Verifica, então, como funcionam no ensaio sobre a obra de arte os elementos da destruição conforme Ser e Tempo: (1) tradição como evidências que impedem a compreensão da questão, (2) a exposição dos fundamentos dessas (falsas) evidências e (3) a liberação de um horizonte esquecido. Em seguida, sugere que nessa primeira parte do ensaio o autor estaria pondo em prática o que, mutatis mutandis, depois atribuiria à obra de arte. O texto termina com uma breve comparação entre a destruição heideggeriana e procedimentos de outros filósofos que poderiam ser-lhe aparentados, como a genealogia nietzschiana, por exemplo. Palavras-chave: Destruição. Tradição. Evidência. Exposição. Fundamentos. Abstract: The text aims to clarify the first part of Heidegger’s The Origin of the Work of Art. Therefore, it seeks to read this part of Heidegger’s text as an application of a tool that was already displayed theoretically in Being and Time, i.e., destruction. It shows, then, the role that the main elements of destruction as explained in Being and Time play in the essay about the work of art: (1) tradition as evidences which block the understanding of a question, (2) the exposition of the grounds of these (false) evidences, (3) the liberation of a forgotten horizon. After that, it suggests that in this first part of the essay Heidegger would be applying what, mutatis mutandis, is theoretically attributed to the work of art latter in the same essay. It ends with a brief comparison between Heidegger’s destruction and few others philosophical procedures, as Nietzsche’s genealogy, for instance. Keywords: Destruction. Tradition. Evidence. Exposition. Grounds. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/916
url https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/916/419
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pedro Baratieri
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pedro Baratieri
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv PERI; v. 6 n. 1: Temática Fenomenologia e Hermenêutica - Gadamer; 211-222
2175-1811
reponame:Journal of Lean Systems
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Journal of Lean Systems
collection Journal of Lean Systems
repository.name.fl_str_mv Journal of Lean Systems - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ||g.tortorella@ufsc.br
_version_ 1798329380840144896