Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cleber de Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Penido, Maria Cristina Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p315
Resumo: A prática pedagógica dos futuros professores de Física continua sendo alvo relevante de pesquisas em educação científica. Nesse trabalho, analisamos os processos de problematização desenvolvidos por licenciandos de uma universidade brasileira durante os estágios curriculares de regência. A problematização é entendida como processo dialógico de desafio à leitura de mundo dos educandos. A partir de reflexões teóricas, destacamos três dimensões dos processos de problematização. A investigação foi desenvolvida na perspectiva qualitativa e utilizando gravações em vídeo das aulas de estágio de regência. Nos resultados da pesquisa, identificamos elementos na prática de ensino dos licenciandos que são próximos apenas da dimensão de Problematização do Conhecimento da Física. Esse fato evidencia a necessidade formativa quanto à capacidade de criar alternativas para as abordagens do conhecimento primeiro dos estudantes e para aplicação do conhecimento novo numa perspectiva problematizadora.
id UFSC-23_293300c6a473a41dfd123b7464e9d47e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/44748
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curricularesA prática pedagógica dos futuros professores de Física continua sendo alvo relevante de pesquisas em educação científica. Nesse trabalho, analisamos os processos de problematização desenvolvidos por licenciandos de uma universidade brasileira durante os estágios curriculares de regência. A problematização é entendida como processo dialógico de desafio à leitura de mundo dos educandos. A partir de reflexões teóricas, destacamos três dimensões dos processos de problematização. A investigação foi desenvolvida na perspectiva qualitativa e utilizando gravações em vídeo das aulas de estágio de regência. Nos resultados da pesquisa, identificamos elementos na prática de ensino dos licenciandos que são próximos apenas da dimensão de Problematização do Conhecimento da Física. Esse fato evidencia a necessidade formativa quanto à capacidade de criar alternativas para as abordagens do conhecimento primeiro dos estudantes e para aplicação do conhecimento novo numa perspectiva problematizadora.Universidade Federal de Santa Catarina2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p31510.5007/1982-5153.2016v9n1p315Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 1 (2016); 315-3361982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p315/31802Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cleber de SouzaPenido, Maria Cristina Martins2017-08-24T17:27:55Zoai:periodicos.ufsc.br:article/44748Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T17:27:55Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares
title Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares
spellingShingle Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares
Silva, Cleber de Souza
title_short Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares
title_full Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares
title_fullStr Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares
title_full_unstemmed Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares
title_sort Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares
author Silva, Cleber de Souza
author_facet Silva, Cleber de Souza
Penido, Maria Cristina Martins
author_role author
author2 Penido, Maria Cristina Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cleber de Souza
Penido, Maria Cristina Martins
description A prática pedagógica dos futuros professores de Física continua sendo alvo relevante de pesquisas em educação científica. Nesse trabalho, analisamos os processos de problematização desenvolvidos por licenciandos de uma universidade brasileira durante os estágios curriculares de regência. A problematização é entendida como processo dialógico de desafio à leitura de mundo dos educandos. A partir de reflexões teóricas, destacamos três dimensões dos processos de problematização. A investigação foi desenvolvida na perspectiva qualitativa e utilizando gravações em vídeo das aulas de estágio de regência. Nos resultados da pesquisa, identificamos elementos na prática de ensino dos licenciandos que são próximos apenas da dimensão de Problematização do Conhecimento da Física. Esse fato evidencia a necessidade formativa quanto à capacidade de criar alternativas para as abordagens do conhecimento primeiro dos estudantes e para aplicação do conhecimento novo numa perspectiva problematizadora.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p315
10.5007/1982-5153.2016v9n1p315
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p315
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2016v9n1p315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p315/31802
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 1 (2016); 315-336
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843264397148160