Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p315 |
Resumo: | A prática pedagógica dos futuros professores de Física continua sendo alvo relevante de pesquisas em educação científica. Nesse trabalho, analisamos os processos de problematização desenvolvidos por licenciandos de uma universidade brasileira durante os estágios curriculares de regência. A problematização é entendida como processo dialógico de desafio à leitura de mundo dos educandos. A partir de reflexões teóricas, destacamos três dimensões dos processos de problematização. A investigação foi desenvolvida na perspectiva qualitativa e utilizando gravações em vídeo das aulas de estágio de regência. Nos resultados da pesquisa, identificamos elementos na prática de ensino dos licenciandos que são próximos apenas da dimensão de Problematização do Conhecimento da Física. Esse fato evidencia a necessidade formativa quanto à capacidade de criar alternativas para as abordagens do conhecimento primeiro dos estudantes e para aplicação do conhecimento novo numa perspectiva problematizadora. |
id |
UFSC-23_293300c6a473a41dfd123b7464e9d47e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/44748 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curricularesA prática pedagógica dos futuros professores de Física continua sendo alvo relevante de pesquisas em educação científica. Nesse trabalho, analisamos os processos de problematização desenvolvidos por licenciandos de uma universidade brasileira durante os estágios curriculares de regência. A problematização é entendida como processo dialógico de desafio à leitura de mundo dos educandos. A partir de reflexões teóricas, destacamos três dimensões dos processos de problematização. A investigação foi desenvolvida na perspectiva qualitativa e utilizando gravações em vídeo das aulas de estágio de regência. Nos resultados da pesquisa, identificamos elementos na prática de ensino dos licenciandos que são próximos apenas da dimensão de Problematização do Conhecimento da Física. Esse fato evidencia a necessidade formativa quanto à capacidade de criar alternativas para as abordagens do conhecimento primeiro dos estudantes e para aplicação do conhecimento novo numa perspectiva problematizadora.Universidade Federal de Santa Catarina2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p31510.5007/1982-5153.2016v9n1p315Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 1 (2016); 315-3361982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p315/31802Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cleber de SouzaPenido, Maria Cristina Martins2017-08-24T17:27:55Zoai:periodicos.ufsc.br:article/44748Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T17:27:55Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares |
title |
Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares |
spellingShingle |
Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares Silva, Cleber de Souza |
title_short |
Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares |
title_full |
Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares |
title_fullStr |
Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares |
title_full_unstemmed |
Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares |
title_sort |
Processos de problematização em aulas de física: uma análise sobre estágios curriculares |
author |
Silva, Cleber de Souza |
author_facet |
Silva, Cleber de Souza Penido, Maria Cristina Martins |
author_role |
author |
author2 |
Penido, Maria Cristina Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cleber de Souza Penido, Maria Cristina Martins |
description |
A prática pedagógica dos futuros professores de Física continua sendo alvo relevante de pesquisas em educação científica. Nesse trabalho, analisamos os processos de problematização desenvolvidos por licenciandos de uma universidade brasileira durante os estágios curriculares de regência. A problematização é entendida como processo dialógico de desafio à leitura de mundo dos educandos. A partir de reflexões teóricas, destacamos três dimensões dos processos de problematização. A investigação foi desenvolvida na perspectiva qualitativa e utilizando gravações em vídeo das aulas de estágio de regência. Nos resultados da pesquisa, identificamos elementos na prática de ensino dos licenciandos que são próximos apenas da dimensão de Problematização do Conhecimento da Física. Esse fato evidencia a necessidade formativa quanto à capacidade de criar alternativas para as abordagens do conhecimento primeiro dos estudantes e para aplicação do conhecimento novo numa perspectiva problematizadora. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p315 10.5007/1982-5153.2016v9n1p315 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p315 |
identifier_str_mv |
10.5007/1982-5153.2016v9n1p315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p315/31802 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 1 (2016); 315-336 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843264397148160 |