Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software support

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rosalide Carvalho de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Francisco Régis Vieira, Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65363
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta didática acerca dos aspectos teóricos metodológicos de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre problemas de geometria espacial advindos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), contribuindo para o ensino de matemática e a formação de professores. Objetiva-se apresentar como a Teoria das Situações Didáticas pode contribuir para o ensino de questões matemáticas de geometria espacial do ENEM, fazendo uso do software GeoGebra como instrumento para a construção de modelos matemáticos e resolução de situações problemas sobre o conteúdo de volumes. As situações didáticas foram descritas e estruturadas, obedecendo as quatro fases da TSD (ação, formulação, validação e institucionalização), com o esteio do GeoGebra. O uso do referido software tem como propósito favorecer uma modelagem matemática que busque a melhoria da visualização e compreensão, por parte dos alunos, dos mecanismos necessários para resolução dos problemas propostos.
id UFSC-23_524aa92cc5236d5bb845da2cab3953dc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/65363
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software supportAspectos da teoria das situações didáticas (TSD) aplicada ao ensino de geometria espacial referente às questões do ENEM com amparo do software GeoGebraEste artigo apresenta uma proposta didática acerca dos aspectos teóricos metodológicos de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre problemas de geometria espacial advindos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), contribuindo para o ensino de matemática e a formação de professores. Objetiva-se apresentar como a Teoria das Situações Didáticas pode contribuir para o ensino de questões matemáticas de geometria espacial do ENEM, fazendo uso do software GeoGebra como instrumento para a construção de modelos matemáticos e resolução de situações problemas sobre o conteúdo de volumes. As situações didáticas foram descritas e estruturadas, obedecendo as quatro fases da TSD (ação, formulação, validação e institucionalização), com o esteio do GeoGebra. O uso do referido software tem como propósito favorecer uma modelagem matemática que busque a melhoria da visualização e compreensão, por parte dos alunos, dos mecanismos necessários para resolução dos problemas propostos.Universidade Federal de Santa Catarina2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/6536310.5007/1982-5153.2020v13n2p123Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 123-1421982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65363/44798Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Rosalide Carvalho deAlves, Francisco Régis VieiraFontenele, Francisca Cláudia Fernandes2020-11-25T21:27:18Zoai:periodicos.ufsc.br:article/65363Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2020-11-25T21:27:18Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software support
Aspectos da teoria das situações didáticas (TSD) aplicada ao ensino de geometria espacial referente às questões do ENEM com amparo do software GeoGebra
title Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software support
spellingShingle Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software support
Sousa, Rosalide Carvalho de
title_short Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software support
title_full Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software support
title_fullStr Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software support
title_full_unstemmed Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software support
title_sort Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software support
author Sousa, Rosalide Carvalho de
author_facet Sousa, Rosalide Carvalho de
Alves, Francisco Régis Vieira
Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes
author_role author
author2 Alves, Francisco Régis Vieira
Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rosalide Carvalho de
Alves, Francisco Régis Vieira
Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes
description Este artigo apresenta uma proposta didática acerca dos aspectos teóricos metodológicos de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre problemas de geometria espacial advindos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), contribuindo para o ensino de matemática e a formação de professores. Objetiva-se apresentar como a Teoria das Situações Didáticas pode contribuir para o ensino de questões matemáticas de geometria espacial do ENEM, fazendo uso do software GeoGebra como instrumento para a construção de modelos matemáticos e resolução de situações problemas sobre o conteúdo de volumes. As situações didáticas foram descritas e estruturadas, obedecendo as quatro fases da TSD (ação, formulação, validação e institucionalização), com o esteio do GeoGebra. O uso do referido software tem como propósito favorecer uma modelagem matemática que busque a melhoria da visualização e compreensão, por parte dos alunos, dos mecanismos necessários para resolução dos problemas propostos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65363
10.5007/1982-5153.2020v13n2p123
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65363
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2020v13n2p123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65363/44798
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 123-142
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843265472987136