Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software support
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65363 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma proposta didática acerca dos aspectos teóricos metodológicos de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre problemas de geometria espacial advindos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), contribuindo para o ensino de matemática e a formação de professores. Objetiva-se apresentar como a Teoria das Situações Didáticas pode contribuir para o ensino de questões matemáticas de geometria espacial do ENEM, fazendo uso do software GeoGebra como instrumento para a construção de modelos matemáticos e resolução de situações problemas sobre o conteúdo de volumes. As situações didáticas foram descritas e estruturadas, obedecendo as quatro fases da TSD (ação, formulação, validação e institucionalização), com o esteio do GeoGebra. O uso do referido software tem como propósito favorecer uma modelagem matemática que busque a melhoria da visualização e compreensão, por parte dos alunos, dos mecanismos necessários para resolução dos problemas propostos. |
id |
UFSC-23_524aa92cc5236d5bb845da2cab3953dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/65363 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software supportAspectos da teoria das situações didáticas (TSD) aplicada ao ensino de geometria espacial referente às questões do ENEM com amparo do software GeoGebraEste artigo apresenta uma proposta didática acerca dos aspectos teóricos metodológicos de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre problemas de geometria espacial advindos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), contribuindo para o ensino de matemática e a formação de professores. Objetiva-se apresentar como a Teoria das Situações Didáticas pode contribuir para o ensino de questões matemáticas de geometria espacial do ENEM, fazendo uso do software GeoGebra como instrumento para a construção de modelos matemáticos e resolução de situações problemas sobre o conteúdo de volumes. As situações didáticas foram descritas e estruturadas, obedecendo as quatro fases da TSD (ação, formulação, validação e institucionalização), com o esteio do GeoGebra. O uso do referido software tem como propósito favorecer uma modelagem matemática que busque a melhoria da visualização e compreensão, por parte dos alunos, dos mecanismos necessários para resolução dos problemas propostos.Universidade Federal de Santa Catarina2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/6536310.5007/1982-5153.2020v13n2p123Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 123-1421982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65363/44798Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Rosalide Carvalho deAlves, Francisco Régis VieiraFontenele, Francisca Cláudia Fernandes2020-11-25T21:27:18Zoai:periodicos.ufsc.br:article/65363Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2020-11-25T21:27:18Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software support Aspectos da teoria das situações didáticas (TSD) aplicada ao ensino de geometria espacial referente às questões do ENEM com amparo do software GeoGebra |
title |
Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software support |
spellingShingle |
Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software support Sousa, Rosalide Carvalho de |
title_short |
Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software support |
title_full |
Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software support |
title_fullStr |
Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software support |
title_full_unstemmed |
Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software support |
title_sort |
Aspects of didatic situation theory (TSD) applied to spatial geometry teaching referring to ENEM issues with geogebra software support |
author |
Sousa, Rosalide Carvalho de |
author_facet |
Sousa, Rosalide Carvalho de Alves, Francisco Régis Vieira Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Francisco Régis Vieira Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Rosalide Carvalho de Alves, Francisco Régis Vieira Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes |
description |
Este artigo apresenta uma proposta didática acerca dos aspectos teóricos metodológicos de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre problemas de geometria espacial advindos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), contribuindo para o ensino de matemática e a formação de professores. Objetiva-se apresentar como a Teoria das Situações Didáticas pode contribuir para o ensino de questões matemáticas de geometria espacial do ENEM, fazendo uso do software GeoGebra como instrumento para a construção de modelos matemáticos e resolução de situações problemas sobre o conteúdo de volumes. As situações didáticas foram descritas e estruturadas, obedecendo as quatro fases da TSD (ação, formulação, validação e institucionalização), com o esteio do GeoGebra. O uso do referido software tem como propósito favorecer uma modelagem matemática que busque a melhoria da visualização e compreensão, por parte dos alunos, dos mecanismos necessários para resolução dos problemas propostos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65363 10.5007/1982-5153.2020v13n2p123 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65363 |
identifier_str_mv |
10.5007/1982-5153.2020v13n2p123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65363/44798 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 123-142 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843265472987136 |