The history of astronomy in the books of natural sciences fo the final years of fundamental teaching in PNLD 2017-2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Adelves de Sousa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Menezes, Maria Cilene Freire de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65045
Resumo: Compreender a Astronomia é mais do que olhar para o conhecimento atual, é também entender como esse conhecimento se desenvolveu. Por isso a História da Astronomia (H-Astro) é imprescindível para a compreensão da construção do conhecimento pelos sujeitos. Deste modo, este trabalho objetivou analisar se os livros didáticos de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017 têm inserido a História da Astronomia e como essa vem sendo abordada nesses livros. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida através da análise de livros didáticos de Ciências Naturais, com base em Bardin (2016). Das 13 (treze) coleções aprovadas pelo referido PNLD foram analisadas 12 (doze). Ao final, constatou-se que houve alguns avanços, principalmente sobre uma maior inserção da H-Astro nos livros didáticos de Ciências e acerca da redução dos erros conceituais. Entretanto, existem vários aspectos em que H-Astro vem sendo abordada de maneira deficiente na maioria dos livros didáticos de Ciências Naturais analisados.
id UFSC-23_fbc0d9eabdba26a2b6940f081eebeb9a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/65045
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling The history of astronomy in the books of natural sciences fo the final years of fundamental teaching in PNLD 2017-2019A história da astronomia nos livros de ciências naturais dos anos finais do ensino fundamental do PNLD 2017-2019Compreender a Astronomia é mais do que olhar para o conhecimento atual, é também entender como esse conhecimento se desenvolveu. Por isso a História da Astronomia (H-Astro) é imprescindível para a compreensão da construção do conhecimento pelos sujeitos. Deste modo, este trabalho objetivou analisar se os livros didáticos de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017 têm inserido a História da Astronomia e como essa vem sendo abordada nesses livros. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida através da análise de livros didáticos de Ciências Naturais, com base em Bardin (2016). Das 13 (treze) coleções aprovadas pelo referido PNLD foram analisadas 12 (doze). Ao final, constatou-se que houve alguns avanços, principalmente sobre uma maior inserção da H-Astro nos livros didáticos de Ciências e acerca da redução dos erros conceituais. Entretanto, existem vários aspectos em que H-Astro vem sendo abordada de maneira deficiente na maioria dos livros didáticos de Ciências Naturais analisados.Universidade Federal de Santa Catarina2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/6504510.5007/1982-5153.2020v13n2p75Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 75-981982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65045/44733Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Adelves de SousaMenezes, Maria Cilene Freire de2020-11-25T21:27:18Zoai:periodicos.ufsc.br:article/65045Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2020-11-25T21:27:18Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv The history of astronomy in the books of natural sciences fo the final years of fundamental teaching in PNLD 2017-2019
A história da astronomia nos livros de ciências naturais dos anos finais do ensino fundamental do PNLD 2017-2019
title The history of astronomy in the books of natural sciences fo the final years of fundamental teaching in PNLD 2017-2019
spellingShingle The history of astronomy in the books of natural sciences fo the final years of fundamental teaching in PNLD 2017-2019
Almeida, Adelves de Sousa
title_short The history of astronomy in the books of natural sciences fo the final years of fundamental teaching in PNLD 2017-2019
title_full The history of astronomy in the books of natural sciences fo the final years of fundamental teaching in PNLD 2017-2019
title_fullStr The history of astronomy in the books of natural sciences fo the final years of fundamental teaching in PNLD 2017-2019
title_full_unstemmed The history of astronomy in the books of natural sciences fo the final years of fundamental teaching in PNLD 2017-2019
title_sort The history of astronomy in the books of natural sciences fo the final years of fundamental teaching in PNLD 2017-2019
author Almeida, Adelves de Sousa
author_facet Almeida, Adelves de Sousa
Menezes, Maria Cilene Freire de
author_role author
author2 Menezes, Maria Cilene Freire de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Adelves de Sousa
Menezes, Maria Cilene Freire de
description Compreender a Astronomia é mais do que olhar para o conhecimento atual, é também entender como esse conhecimento se desenvolveu. Por isso a História da Astronomia (H-Astro) é imprescindível para a compreensão da construção do conhecimento pelos sujeitos. Deste modo, este trabalho objetivou analisar se os livros didáticos de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017 têm inserido a História da Astronomia e como essa vem sendo abordada nesses livros. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida através da análise de livros didáticos de Ciências Naturais, com base em Bardin (2016). Das 13 (treze) coleções aprovadas pelo referido PNLD foram analisadas 12 (doze). Ao final, constatou-se que houve alguns avanços, principalmente sobre uma maior inserção da H-Astro nos livros didáticos de Ciências e acerca da redução dos erros conceituais. Entretanto, existem vários aspectos em que H-Astro vem sendo abordada de maneira deficiente na maioria dos livros didáticos de Ciências Naturais analisados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65045
10.5007/1982-5153.2020v13n2p75
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65045
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2020v13n2p75
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65045/44733
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 75-98
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843265468792832