Práticas escolares no ensino da leitura:tensões, obstáculos e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Irigoite, Josa Coelho da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Working Papers em Lingüística (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2010v11n2p01
Resumo: Diante da aparente “crise da leitura” que caracteriza o sistema escolar, muitos professores buscam exemplos de “sucesso”, quer em teorizações propagadas por cursos de formação, quer em modelizações de práticas pedagógicas divulgadas em cursos dessa natureza, para tentar “melhorar” o desempenho dos alunos em leitura. Esse procedimento, que, à luz de Petit Jean (2008), compreende-se passível de classificação como transposição didática, nem sempre funciona na prática de sala de aula. Em busca de entender o porquê dessa dificuldade e a complexidade que envolve o processo de formação de leitores, este artigo traz o recorte inicial de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista, e tem como instrumentos de geração de dados observação participante de 10 aulas de Língua Portuguesa de uma 7º série de uma escola estadual do município de São José (SC), além de entrevistas e notas de campo. Pretende-se discutir questões implicadas na prática da professora participante da pesquisa: base teórica da ação didática centrada no conceito de gêneros discursivos sob a concepção dialógica de Bakhtin; prevalência da transposição didática em lugar da elaboração didática; e o papel do professor como mediador na formação de leitores. Os resultados deste recorte permitem compreender particularidades do sistema de ensino escolar possivelmente intervenientes nessa aparente “crise da leitura”, tais como o conhecimento efetivo da teoria bakhtiniana por parte do professor e sua familiarização com os gêneros trabalhados; concepções polemizáveis de leitura; prevalência  de transposição didática;  entre outros fatores relevantes.
id UFSC-28_016e839e101657257ce8ddd9759f566f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/17546
network_acronym_str UFSC-28
network_name_str Working Papers em Lingüística (Online)
repository_id_str
spelling Práticas escolares no ensino da leitura:tensões, obstáculos e desafiosDiante da aparente “crise da leitura” que caracteriza o sistema escolar, muitos professores buscam exemplos de “sucesso”, quer em teorizações propagadas por cursos de formação, quer em modelizações de práticas pedagógicas divulgadas em cursos dessa natureza, para tentar “melhorar” o desempenho dos alunos em leitura. Esse procedimento, que, à luz de Petit Jean (2008), compreende-se passível de classificação como transposição didática, nem sempre funciona na prática de sala de aula. Em busca de entender o porquê dessa dificuldade e a complexidade que envolve o processo de formação de leitores, este artigo traz o recorte inicial de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista, e tem como instrumentos de geração de dados observação participante de 10 aulas de Língua Portuguesa de uma 7º série de uma escola estadual do município de São José (SC), além de entrevistas e notas de campo. Pretende-se discutir questões implicadas na prática da professora participante da pesquisa: base teórica da ação didática centrada no conceito de gêneros discursivos sob a concepção dialógica de Bakhtin; prevalência da transposição didática em lugar da elaboração didática; e o papel do professor como mediador na formação de leitores. Os resultados deste recorte permitem compreender particularidades do sistema de ensino escolar possivelmente intervenientes nessa aparente “crise da leitura”, tais como o conhecimento efetivo da teoria bakhtiniana por parte do professor e sua familiarização com os gêneros trabalhados; concepções polemizáveis de leitura; prevalência  de transposição didática;  entre outros fatores relevantes.Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2010-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"Pesquisa qualitativa, de natureza interpretativistaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2010v11n2p0110.5007/1984-8420.2010v11n2p01Working Papers em Linguística; v. 11 n. 2 (2010); 01-111984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2010v11n2p01/17477Irigoite, Josa Coelho da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-22T10:52:07Zoai:periodicos.ufsc.br:article/17546Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2018-03-22T10:52:07Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas escolares no ensino da leitura:tensões, obstáculos e desafios
title Práticas escolares no ensino da leitura:tensões, obstáculos e desafios
spellingShingle Práticas escolares no ensino da leitura:tensões, obstáculos e desafios
Irigoite, Josa Coelho da Silva
title_short Práticas escolares no ensino da leitura:tensões, obstáculos e desafios
title_full Práticas escolares no ensino da leitura:tensões, obstáculos e desafios
title_fullStr Práticas escolares no ensino da leitura:tensões, obstáculos e desafios
title_full_unstemmed Práticas escolares no ensino da leitura:tensões, obstáculos e desafios
title_sort Práticas escolares no ensino da leitura:tensões, obstáculos e desafios
author Irigoite, Josa Coelho da Silva
author_facet Irigoite, Josa Coelho da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Irigoite, Josa Coelho da Silva
description Diante da aparente “crise da leitura” que caracteriza o sistema escolar, muitos professores buscam exemplos de “sucesso”, quer em teorizações propagadas por cursos de formação, quer em modelizações de práticas pedagógicas divulgadas em cursos dessa natureza, para tentar “melhorar” o desempenho dos alunos em leitura. Esse procedimento, que, à luz de Petit Jean (2008), compreende-se passível de classificação como transposição didática, nem sempre funciona na prática de sala de aula. Em busca de entender o porquê dessa dificuldade e a complexidade que envolve o processo de formação de leitores, este artigo traz o recorte inicial de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista, e tem como instrumentos de geração de dados observação participante de 10 aulas de Língua Portuguesa de uma 7º série de uma escola estadual do município de São José (SC), além de entrevistas e notas de campo. Pretende-se discutir questões implicadas na prática da professora participante da pesquisa: base teórica da ação didática centrada no conceito de gêneros discursivos sob a concepção dialógica de Bakhtin; prevalência da transposição didática em lugar da elaboração didática; e o papel do professor como mediador na formação de leitores. Os resultados deste recorte permitem compreender particularidades do sistema de ensino escolar possivelmente intervenientes nessa aparente “crise da leitura”, tais como o conhecimento efetivo da teoria bakhtiniana por parte do professor e sua familiarização com os gêneros trabalhados; concepções polemizáveis de leitura; prevalência  de transposição didática;  entre outros fatores relevantes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por pares"
Pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2010v11n2p01
10.5007/1984-8420.2010v11n2p01
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2010v11n2p01
identifier_str_mv 10.5007/1984-8420.2010v11n2p01
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2010v11n2p01/17477
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Working Papers em Linguística; v. 11 n. 2 (2010); 01-11
1984-8420
reponame:Working Papers em Lingüística (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Working Papers em Lingüística (Online)
collection Working Papers em Lingüística (Online)
repository.name.fl_str_mv Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv izete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||
_version_ 1797174772533035008