O gênero carta do leitor em diferentes suportes: um estudo sob a perspectiva da análise dialógica do discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Brocardo, Rosângela Oro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Working Papers em Lingüística (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2013v14n3p40
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar uma análise descritivo-interpretativa do gênero discursivo carta do leitor, veiculado no suporte impresso e digital. Para isso, a fundamentação teórico-metodológica estará pautada na Análise Dialógica do Discurso (ADD), recorrendo, portanto, aos estudos bakhtinianos para contextualizar a discussão. Sob essa perspectiva, delimitou-se como corpus 15 textos-enunciados do gênero carta do leitor, publicadas na revista Veja, versões impressa e virtual, em resposta ao artigo de Lya Luft. A apresentação dos dados baseou-se no método sociológico de Bakhtin (1926, 2003,2010,2012) a partir do qual focou-se na análise do conteúdo temático, do estilo e da construção composicional das cartas, observando as regularidades do gênero nesse campo da comunicação. Com base nesses conceitos, buscou-se investigar, ainda, suas relações com o suporte e como esses aspectos se materializam. Além de contribuir com o estudo das regularidades deste gênero da esfera jornalística, a pesquisa poderá ser um material para auxiliar o ensino da linguagem no âmbito escolar. 
id UFSC-28_8c1597ece1a264d2c634c3242320b971
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/31398
network_acronym_str UFSC-28
network_name_str Working Papers em Lingüística (Online)
repository_id_str
spelling O gênero carta do leitor em diferentes suportes: um estudo sob a perspectiva da análise dialógica do discursoO objetivo deste artigo é apresentar uma análise descritivo-interpretativa do gênero discursivo carta do leitor, veiculado no suporte impresso e digital. Para isso, a fundamentação teórico-metodológica estará pautada na Análise Dialógica do Discurso (ADD), recorrendo, portanto, aos estudos bakhtinianos para contextualizar a discussão. Sob essa perspectiva, delimitou-se como corpus 15 textos-enunciados do gênero carta do leitor, publicadas na revista Veja, versões impressa e virtual, em resposta ao artigo de Lya Luft. A apresentação dos dados baseou-se no método sociológico de Bakhtin (1926, 2003,2010,2012) a partir do qual focou-se na análise do conteúdo temático, do estilo e da construção composicional das cartas, observando as regularidades do gênero nesse campo da comunicação. Com base nesses conceitos, buscou-se investigar, ainda, suas relações com o suporte e como esses aspectos se materializam. Além de contribuir com o estudo das regularidades deste gênero da esfera jornalística, a pesquisa poderá ser um material para auxiliar o ensino da linguagem no âmbito escolar. Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2013-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"Pesquisa documentalapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2013v14n3p4010.5007/1984-8420.2013v14n3p40Working Papers em Linguística; v. 14 n. 3 (2013); 40-631984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2013v14n3p40/26470Costa-Hübes, Terezinha da ConceiçãoBrocardo, Rosângela Oroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-22T12:14:01Zoai:periodicos.ufsc.br:article/31398Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2018-03-22T12:14:01Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero carta do leitor em diferentes suportes: um estudo sob a perspectiva da análise dialógica do discurso
title O gênero carta do leitor em diferentes suportes: um estudo sob a perspectiva da análise dialógica do discurso
spellingShingle O gênero carta do leitor em diferentes suportes: um estudo sob a perspectiva da análise dialógica do discurso
Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
title_short O gênero carta do leitor em diferentes suportes: um estudo sob a perspectiva da análise dialógica do discurso
title_full O gênero carta do leitor em diferentes suportes: um estudo sob a perspectiva da análise dialógica do discurso
title_fullStr O gênero carta do leitor em diferentes suportes: um estudo sob a perspectiva da análise dialógica do discurso
title_full_unstemmed O gênero carta do leitor em diferentes suportes: um estudo sob a perspectiva da análise dialógica do discurso
title_sort O gênero carta do leitor em diferentes suportes: um estudo sob a perspectiva da análise dialógica do discurso
author Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
author_facet Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Brocardo, Rosângela Oro
author_role author
author2 Brocardo, Rosângela Oro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Brocardo, Rosângela Oro
description O objetivo deste artigo é apresentar uma análise descritivo-interpretativa do gênero discursivo carta do leitor, veiculado no suporte impresso e digital. Para isso, a fundamentação teórico-metodológica estará pautada na Análise Dialógica do Discurso (ADD), recorrendo, portanto, aos estudos bakhtinianos para contextualizar a discussão. Sob essa perspectiva, delimitou-se como corpus 15 textos-enunciados do gênero carta do leitor, publicadas na revista Veja, versões impressa e virtual, em resposta ao artigo de Lya Luft. A apresentação dos dados baseou-se no método sociológico de Bakhtin (1926, 2003,2010,2012) a partir do qual focou-se na análise do conteúdo temático, do estilo e da construção composicional das cartas, observando as regularidades do gênero nesse campo da comunicação. Com base nesses conceitos, buscou-se investigar, ainda, suas relações com o suporte e como esses aspectos se materializam. Além de contribuir com o estudo das regularidades deste gênero da esfera jornalística, a pesquisa poderá ser um material para auxiliar o ensino da linguagem no âmbito escolar. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por pares"
Pesquisa documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2013v14n3p40
10.5007/1984-8420.2013v14n3p40
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2013v14n3p40
identifier_str_mv 10.5007/1984-8420.2013v14n3p40
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2013v14n3p40/26470
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Working Papers em Linguística; v. 14 n. 3 (2013); 40-63
1984-8420
reponame:Working Papers em Lingüística (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Working Papers em Lingüística (Online)
collection Working Papers em Lingüística (Online)
repository.name.fl_str_mv Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv izete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||
_version_ 1797174772994408448