Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daga, Aline Cassol
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Giorgi, Artur de Vargas, Bonfim, Letícia Laurindo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Working Papers em Lingüística (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p17
Resumo: Este breve artigo tem por objetivo levantar algumas questões acerca das intervenções docentes na textualização dos alunos. Assim, analisamos as intervenções feitas por duas professoras de Português nas redações de quatro alunos, à luz das teorias de Grice (1975), Charolles (1978), Beaugrande e Dressler (1981) e Halliday e Hasan (1976). O escopo dessas análises foi a tentativa de identificar, pontualmente, as possíveis bases teóricas que pautaram as correções feitas pelas docentes. Posteriormente, consideramos o observado, refletindo quanto ao que poderia ser otimizado na interação entre a produção textual dos discentes e a correção das professoras, a fim de que tais correções fossem mais produtivas e enriquecedoras.
id UFSC-28_c8cb3eeef72c683b58dd11486d3a8f79
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/10806
network_acronym_str UFSC-28
network_name_str Working Papers em Lingüística (Online)
repository_id_str
spelling Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docenteEste breve artigo tem por objetivo levantar algumas questões acerca das intervenções docentes na textualização dos alunos. Assim, analisamos as intervenções feitas por duas professoras de Português nas redações de quatro alunos, à luz das teorias de Grice (1975), Charolles (1978), Beaugrande e Dressler (1981) e Halliday e Hasan (1976). O escopo dessas análises foi a tentativa de identificar, pontualmente, as possíveis bases teóricas que pautaram as correções feitas pelas docentes. Posteriormente, consideramos o observado, refletindo quanto ao que poderia ser otimizado na interação entre a produção textual dos discentes e a correção das professoras, a fim de que tais correções fossem mais produtivas e enriquecedoras.Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2010-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"application/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p1710.5007/1984-8420.2009v10n1p17Working Papers em Linguística; v. 10 n. 1 (2009); 17-321984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p17/11820Daga, Aline CassolGiorgi, Artur de VargasBonfim, Letícia Laurindo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-12T16:58:21Zoai:periodicos.ufsc.br:article/10806Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2023-01-12T16:58:21Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente
title Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente
spellingShingle Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente
Daga, Aline Cassol
title_short Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente
title_full Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente
title_fullStr Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente
title_full_unstemmed Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente
title_sort Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente
author Daga, Aline Cassol
author_facet Daga, Aline Cassol
Giorgi, Artur de Vargas
Bonfim, Letícia Laurindo de
author_role author
author2 Giorgi, Artur de Vargas
Bonfim, Letícia Laurindo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daga, Aline Cassol
Giorgi, Artur de Vargas
Bonfim, Letícia Laurindo de
description Este breve artigo tem por objetivo levantar algumas questões acerca das intervenções docentes na textualização dos alunos. Assim, analisamos as intervenções feitas por duas professoras de Português nas redações de quatro alunos, à luz das teorias de Grice (1975), Charolles (1978), Beaugrande e Dressler (1981) e Halliday e Hasan (1976). O escopo dessas análises foi a tentativa de identificar, pontualmente, as possíveis bases teóricas que pautaram as correções feitas pelas docentes. Posteriormente, consideramos o observado, refletindo quanto ao que poderia ser otimizado na interação entre a produção textual dos discentes e a correção das professoras, a fim de que tais correções fossem mais produtivas e enriquecedoras.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p17
10.5007/1984-8420.2009v10n1p17
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p17
identifier_str_mv 10.5007/1984-8420.2009v10n1p17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p17/11820
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Working Papers em Linguística; v. 10 n. 1 (2009); 17-32
1984-8420
reponame:Working Papers em Lingüística (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Working Papers em Lingüística (Online)
collection Working Papers em Lingüística (Online)
repository.name.fl_str_mv Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv izete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||
_version_ 1797174772491091968