Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Working Papers em Lingüística (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p17 |
Resumo: | Este breve artigo tem por objetivo levantar algumas questões acerca das intervenções docentes na textualização dos alunos. Assim, analisamos as intervenções feitas por duas professoras de Português nas redações de quatro alunos, à luz das teorias de Grice (1975), Charolles (1978), Beaugrande e Dressler (1981) e Halliday e Hasan (1976). O escopo dessas análises foi a tentativa de identificar, pontualmente, as possíveis bases teóricas que pautaram as correções feitas pelas docentes. Posteriormente, consideramos o observado, refletindo quanto ao que poderia ser otimizado na interação entre a produção textual dos discentes e a correção das professoras, a fim de que tais correções fossem mais produtivas e enriquecedoras. |
id |
UFSC-28_c8cb3eeef72c683b58dd11486d3a8f79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/10806 |
network_acronym_str |
UFSC-28 |
network_name_str |
Working Papers em Lingüística (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docenteEste breve artigo tem por objetivo levantar algumas questões acerca das intervenções docentes na textualização dos alunos. Assim, analisamos as intervenções feitas por duas professoras de Português nas redações de quatro alunos, à luz das teorias de Grice (1975), Charolles (1978), Beaugrande e Dressler (1981) e Halliday e Hasan (1976). O escopo dessas análises foi a tentativa de identificar, pontualmente, as possíveis bases teóricas que pautaram as correções feitas pelas docentes. Posteriormente, consideramos o observado, refletindo quanto ao que poderia ser otimizado na interação entre a produção textual dos discentes e a correção das professoras, a fim de que tais correções fossem mais produtivas e enriquecedoras.Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2010-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"application/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p1710.5007/1984-8420.2009v10n1p17Working Papers em Linguística; v. 10 n. 1 (2009); 17-321984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p17/11820Daga, Aline CassolGiorgi, Artur de VargasBonfim, Letícia Laurindo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-12T16:58:21Zoai:periodicos.ufsc.br:article/10806Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2023-01-12T16:58:21Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente |
title |
Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente |
spellingShingle |
Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente Daga, Aline Cassol |
title_short |
Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente |
title_full |
Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente |
title_fullStr |
Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente |
title_sort |
Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente |
author |
Daga, Aline Cassol |
author_facet |
Daga, Aline Cassol Giorgi, Artur de Vargas Bonfim, Letícia Laurindo de |
author_role |
author |
author2 |
Giorgi, Artur de Vargas Bonfim, Letícia Laurindo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daga, Aline Cassol Giorgi, Artur de Vargas Bonfim, Letícia Laurindo de |
description |
Este breve artigo tem por objetivo levantar algumas questões acerca das intervenções docentes na textualização dos alunos. Assim, analisamos as intervenções feitas por duas professoras de Português nas redações de quatro alunos, à luz das teorias de Grice (1975), Charolles (1978), Beaugrande e Dressler (1981) e Halliday e Hasan (1976). O escopo dessas análises foi a tentativa de identificar, pontualmente, as possíveis bases teóricas que pautaram as correções feitas pelas docentes. Posteriormente, consideramos o observado, refletindo quanto ao que poderia ser otimizado na interação entre a produção textual dos discentes e a correção das professoras, a fim de que tais correções fossem mais produtivas e enriquecedoras. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p17 10.5007/1984-8420.2009v10n1p17 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p17 |
identifier_str_mv |
10.5007/1984-8420.2009v10n1p17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p17/11820 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Working Papers em Linguística; v. 10 n. 1 (2009); 17-32 1984-8420 reponame:Working Papers em Lingüística (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Working Papers em Lingüística (Online) |
collection |
Working Papers em Lingüística (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
izete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br|| |
_version_ |
1797174772491091968 |