INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: contradições e possibilidades das experiencias docentes precoces em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mauro Sérgio da
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Bracht, Valter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motrivivência (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/4695
Resumo: Discute as experiências de “docência precoce”, na Educação Física, como forma de aproximação entre o contexto escolar e a formação inicial. Essas experiências enfocam momentos que envolvem grandes descobertas e que podem representar influxos decisivos nos rumos profissionais/acadêmicos. A partir da análise do percurso de três acadêmicos/as-docentes, são discutidas possibilidades de formação, abordando: a questão da formação do/a professor/a reflexivo/a, a pesquisa do/a professor/a como uma prática necessária à atuação profissional, além de uma breve discussão sobre estágio supervisionado. Por fim, destaca-se a relação escola-universidade que pode ser fomentada pela via do acadêmico docente.
id UFSC-2_5ea4babd790af141d6e305ea5d4f66fe
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/4695
network_acronym_str UFSC-2
network_name_str Motrivivência (Florianópolis)
repository_id_str
spelling INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: contradições e possibilidades das experiencias docentes precoces em educação físicaDiscute as experiências de “docência precoce”, na Educação Física, como forma de aproximação entre o contexto escolar e a formação inicial. Essas experiências enfocam momentos que envolvem grandes descobertas e que podem representar influxos decisivos nos rumos profissionais/acadêmicos. A partir da análise do percurso de três acadêmicos/as-docentes, são discutidas possibilidades de formação, abordando: a questão da formação do/a professor/a reflexivo/a, a pesquisa do/a professor/a como uma prática necessária à atuação profissional, além de uma breve discussão sobre estágio supervisionado. Por fim, destaca-se a relação escola-universidade que pode ser fomentada pela via do acadêmico docente.Universidade Federal de Santa Catarina2005-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/469510.5007/%xMotrivivência; n. 25 (2005): Formação profissional; 57-782175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/4695/3873Silva, Mauro Sérgio daBracht, Valterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:16:32Zoai:periodicos.ufsc.br:article/4695Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2022-11-21T14:16:32Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: contradições e possibilidades das experiencias docentes precoces em educação física
title INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: contradições e possibilidades das experiencias docentes precoces em educação física
spellingShingle INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: contradições e possibilidades das experiencias docentes precoces em educação física
Silva, Mauro Sérgio da
title_short INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: contradições e possibilidades das experiencias docentes precoces em educação física
title_full INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: contradições e possibilidades das experiencias docentes precoces em educação física
title_fullStr INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: contradições e possibilidades das experiencias docentes precoces em educação física
title_full_unstemmed INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: contradições e possibilidades das experiencias docentes precoces em educação física
title_sort INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: contradições e possibilidades das experiencias docentes precoces em educação física
author Silva, Mauro Sérgio da
author_facet Silva, Mauro Sérgio da
Bracht, Valter
author_role author
author2 Bracht, Valter
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mauro Sérgio da
Bracht, Valter
description Discute as experiências de “docência precoce”, na Educação Física, como forma de aproximação entre o contexto escolar e a formação inicial. Essas experiências enfocam momentos que envolvem grandes descobertas e que podem representar influxos decisivos nos rumos profissionais/acadêmicos. A partir da análise do percurso de três acadêmicos/as-docentes, são discutidas possibilidades de formação, abordando: a questão da formação do/a professor/a reflexivo/a, a pesquisa do/a professor/a como uma prática necessária à atuação profissional, além de uma breve discussão sobre estágio supervisionado. Por fim, destaca-se a relação escola-universidade que pode ser fomentada pela via do acadêmico docente.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/4695
10.5007/%x
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/4695
identifier_str_mv 10.5007/%x
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/4695/3873
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Motrivivência; n. 25 (2005): Formação profissional; 57-78
2175-8042
0103-4111
reponame:Motrivivência (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Motrivivência (Florianópolis)
collection Motrivivência (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ||giovani.pires@ufsc.br
_version_ 1789434852379983872