A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO HISTÓRICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS (SC): levantamento dos eixos teórico-metodológicos e epistemológicos em documentos da Rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Carmen Lúcia Nunes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Medeiros, Francisco Emílio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motrivivência (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/11243
Resumo: The text presents a survey of the theoretical and methodological major pillars for the Physical Education insertion in Children Education, related in four documents of the network education at Florianopolis and in the Deborah Sayão’s Master dissertation. There was a re-reading of those documents based on a document analysis, combined with some elements of the thematic analysis, a kind of content analysis. The production was a table with the synthesis of the major theoretical and methodological pillars from the thematic units that are more visible in the documents analyzed. At the end, an analytical reading, extracted from thematic units in the table, starts a reflection exercise about the major theoretical and methodological pillars that characterize the Physical Education insertion in Children Education at the network education of Florianópolis.
id UFSC-2_ac831cfa3ecd58ca1533f72f595655cf
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/11243
network_acronym_str UFSC-2
network_name_str Motrivivência (Florianópolis)
repository_id_str
spelling A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO HISTÓRICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS (SC): levantamento dos eixos teórico-metodológicos e epistemológicos em documentos da RedeThe text presents a survey of the theoretical and methodological major pillars for the Physical Education insertion in Children Education, related in four documents of the network education at Florianopolis and in the Deborah Sayão’s Master dissertation. There was a re-reading of those documents based on a document analysis, combined with some elements of the thematic analysis, a kind of content analysis. The production was a table with the synthesis of the major theoretical and methodological pillars from the thematic units that are more visible in the documents analyzed. At the end, an analytical reading, extracted from thematic units in the table, starts a reflection exercise about the major theoretical and methodological pillars that characterize the Physical Education insertion in Children Education at the network education of Florianópolis.O texto apresenta um levantamento dos principais eixos teórico-metodológicos referentes à inserção da Educação Física na Educação Infantil, presentes em quatro documentos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e na dissertação de mestrado de Débora Sayão. Procedeu-se uma re-leitura desses documentos com base numa análise documental combinada com alguns elementos da análise temática, uma modalidade de análise de conteúdo. Daí decorreu um quadro com sínteses dos principais eixos teórico-metodológicos a partir de unidades temáticas que mais se sobressaem nos documentos analisados. Por fim, uma leitura analítica, extraída das unidades temáticas contidas no quadro, inicia um exercício de reflexão sobre os principais eixos teórico-metodológicos que caracterizam a inserção da Educação Física na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.Universidade Federal de Santa Catarina2009-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/1124310.5007/%xMotrivivência; n. 29 (2007): Educação Física na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis: problematizando limites e possibilidades; 55-742175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/11243/10740Vieira, Carmen Lúcia NunesMedeiros, Francisco Emílio deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-20T13:24:50Zoai:periodicos.ufsc.br:article/11243Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2016-10-20T13:24:50Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO HISTÓRICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS (SC): levantamento dos eixos teórico-metodológicos e epistemológicos em documentos da Rede
title A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO HISTÓRICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS (SC): levantamento dos eixos teórico-metodológicos e epistemológicos em documentos da Rede
spellingShingle A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO HISTÓRICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS (SC): levantamento dos eixos teórico-metodológicos e epistemológicos em documentos da Rede
Vieira, Carmen Lúcia Nunes
title_short A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO HISTÓRICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS (SC): levantamento dos eixos teórico-metodológicos e epistemológicos em documentos da Rede
title_full A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO HISTÓRICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS (SC): levantamento dos eixos teórico-metodológicos e epistemológicos em documentos da Rede
title_fullStr A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO HISTÓRICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS (SC): levantamento dos eixos teórico-metodológicos e epistemológicos em documentos da Rede
title_full_unstemmed A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO HISTÓRICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS (SC): levantamento dos eixos teórico-metodológicos e epistemológicos em documentos da Rede
title_sort A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO HISTÓRICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS (SC): levantamento dos eixos teórico-metodológicos e epistemológicos em documentos da Rede
author Vieira, Carmen Lúcia Nunes
author_facet Vieira, Carmen Lúcia Nunes
Medeiros, Francisco Emílio de
author_role author
author2 Medeiros, Francisco Emílio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Carmen Lúcia Nunes
Medeiros, Francisco Emílio de
description The text presents a survey of the theoretical and methodological major pillars for the Physical Education insertion in Children Education, related in four documents of the network education at Florianopolis and in the Deborah Sayão’s Master dissertation. There was a re-reading of those documents based on a document analysis, combined with some elements of the thematic analysis, a kind of content analysis. The production was a table with the synthesis of the major theoretical and methodological pillars from the thematic units that are more visible in the documents analyzed. At the end, an analytical reading, extracted from thematic units in the table, starts a reflection exercise about the major theoretical and methodological pillars that characterize the Physical Education insertion in Children Education at the network education of Florianópolis.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/11243
10.5007/%x
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/11243
identifier_str_mv 10.5007/%x
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/11243/10740
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Motrivivência; n. 29 (2007): Educação Física na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis: problematizando limites e possibilidades; 55-74
2175-8042
0103-4111
reponame:Motrivivência (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Motrivivência (Florianópolis)
collection Motrivivência (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ||giovani.pires@ufsc.br
_version_ 1789434853458968576