A organização do espaço escolar na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Renata Junqueira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Hernandes, Elianeth Dias Kanthack, Silva, Isabela Fernanda Roberto da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zero-a-seis
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p165
Resumo: Este estudo teve a intenção de refletir sobre a importância do espaço escolar na Educação Infantil. A proposta do trabalho foi a de apresentar, por intermédio de pesquisa bibliográfica e da aplicação de um questionário junto aos educadores de uma escola municipal pública, do interior paulista, a percepção desses sujeitos sobre os espaços escolares e suas utilizações para o processo educativo de crianças menores. A análise dos dados coletados, quando cotejados com os referenciais que deram sustentação à pesquisa, mostra que não existe consenso entre os educadores sobre como deveriam ser organizados e disponibilizados os espaços escolares para as crianças na Educação Infantil. Os referenciais teóricos que utilizamos demonstram quão importantes e fecundos podem ser esses espaços ocupados pelas crianças nas escolas de primeira infância, principalmente se forem adequados à exploração e às interações.
id UFSC-4_0a62de0f9a57acd4705532ff715d2872
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/46015
network_acronym_str UFSC-4
network_name_str Zero-a-seis
repository_id_str
spelling A organização do espaço escolar na educação infantilEste estudo teve a intenção de refletir sobre a importância do espaço escolar na Educação Infantil. A proposta do trabalho foi a de apresentar, por intermédio de pesquisa bibliográfica e da aplicação de um questionário junto aos educadores de uma escola municipal pública, do interior paulista, a percepção desses sujeitos sobre os espaços escolares e suas utilizações para o processo educativo de crianças menores. A análise dos dados coletados, quando cotejados com os referenciais que deram sustentação à pesquisa, mostra que não existe consenso entre os educadores sobre como deveriam ser organizados e disponibilizados os espaços escolares para as crianças na Educação Infantil. Os referenciais teóricos que utilizamos demonstram quão importantes e fecundos podem ser esses espaços ocupados pelas crianças nas escolas de primeira infância, principalmente se forem adequados à exploração e às interações.Universidade Federal de Santa Catarina2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa; estudo de casoapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p16510.5007/1980-4512.2016v18n34p165Zero-a-Seis; v. 18 n. 34 (2016): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ. 2016); 165-1801980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p165/32695Copyright (c) 2016 Zero-a-Seisinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Renata JunqueiraHernandes, Elianeth Dias KanthackSilva, Isabela Fernanda Roberto da2018-03-22T10:12:16Zoai:periodicos.ufsc.br:article/46015Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2018-03-22T10:12:16Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A organização do espaço escolar na educação infantil
title A organização do espaço escolar na educação infantil
spellingShingle A organização do espaço escolar na educação infantil
de Souza, Renata Junqueira
title_short A organização do espaço escolar na educação infantil
title_full A organização do espaço escolar na educação infantil
title_fullStr A organização do espaço escolar na educação infantil
title_full_unstemmed A organização do espaço escolar na educação infantil
title_sort A organização do espaço escolar na educação infantil
author de Souza, Renata Junqueira
author_facet de Souza, Renata Junqueira
Hernandes, Elianeth Dias Kanthack
Silva, Isabela Fernanda Roberto da
author_role author
author2 Hernandes, Elianeth Dias Kanthack
Silva, Isabela Fernanda Roberto da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Renata Junqueira
Hernandes, Elianeth Dias Kanthack
Silva, Isabela Fernanda Roberto da
description Este estudo teve a intenção de refletir sobre a importância do espaço escolar na Educação Infantil. A proposta do trabalho foi a de apresentar, por intermédio de pesquisa bibliográfica e da aplicação de um questionário junto aos educadores de uma escola municipal pública, do interior paulista, a percepção desses sujeitos sobre os espaços escolares e suas utilizações para o processo educativo de crianças menores. A análise dos dados coletados, quando cotejados com os referenciais que deram sustentação à pesquisa, mostra que não existe consenso entre os educadores sobre como deveriam ser organizados e disponibilizados os espaços escolares para as crianças na Educação Infantil. Os referenciais teóricos que utilizamos demonstram quão importantes e fecundos podem ser esses espaços ocupados pelas crianças nas escolas de primeira infância, principalmente se forem adequados à exploração e às interações.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa; estudo de caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p165
10.5007/1980-4512.2016v18n34p165
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p165
identifier_str_mv 10.5007/1980-4512.2016v18n34p165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p165/32695
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Zero-a-Seis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Zero-a-Seis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Zero-a-Seis; v. 18 n. 34 (2016): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ. 2016); 165-180
1980-4512
reponame:Zero-a-seis
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Zero-a-seis
collection Zero-a-seis
repository.name.fl_str_mv Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv joao.josue@ufsc.br
_version_ 1789435152355557376