A dimensão democrática da elaboração do projeto político-pedagógico na Educação Infantil: relações e especificidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Janara Cunha
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Corrêa, Shirlei de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zero-a-seis
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2013n27p99
Resumo: Os anos das décadas de 1980 e 1990, são para a educação brasileira, um importante marco no que diz respeito a reorganização do espaço escolar como ambiente democráticocom vistas à construção de um novo modelo de sociedade baseado na justiça, liberdade e oportunidades de desenvolvimento social para todos. Como consequência deste movimento, a descentralização da gestão escolar traduzida em planejamento participativo ou democrático tem sido, desde as últimas reformas educacionais, alvo de discussões a respeito de sua legitimidade e aplicabilidade. Nas instituições de educação infantil, recentemente reconhecidas como parte integrante da educação considerada básica, esta temática envolve questões ainda mais sensíveis dos pontos de vista organizatório e curricular, dado o contexto histórico de sua implantação, e a falta de unanimidade nos debates sobre os objetivos deste nível de escolarização. Neste contexto, o presente artigo objetiva discutir alguns aspectos relevantes no que diz respeito à gestão educacional democrática no âmbito das instituições de zero à seis anos, enfatizando adimensão participativa da elaboração do Projeto Político-Pedagógico.O texto traz um breve histórico sobre o surgimento do Projeto Político-Pedagógico e sua finalidade fundamentada pelos estudos de Pimenta, Luce e Medeiros, Gandin, Vasconsellos, e Barroso. Segue propondo algumas reflexões sobre importantes aspectos que diferenciam a educação infantil dos demais níveis educacionais, focalizando as implicações diretas destes fatores na construção participativa do Projeto Político-Pedagógico. O texto encerra situando a singularidade das APP's, enquanto organizações importantes no contexto da descentralização da gestão educacional no âmbito das instituições de ensino de zero à seis anos.  
id UFSC-4_cb0717983a54480bfdd556d56acb9528
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/23240
network_acronym_str UFSC-4
network_name_str Zero-a-seis
repository_id_str
spelling A dimensão democrática da elaboração do projeto político-pedagógico na Educação Infantil: relações e especificidades.Os anos das décadas de 1980 e 1990, são para a educação brasileira, um importante marco no que diz respeito a reorganização do espaço escolar como ambiente democráticocom vistas à construção de um novo modelo de sociedade baseado na justiça, liberdade e oportunidades de desenvolvimento social para todos. Como consequência deste movimento, a descentralização da gestão escolar traduzida em planejamento participativo ou democrático tem sido, desde as últimas reformas educacionais, alvo de discussões a respeito de sua legitimidade e aplicabilidade. Nas instituições de educação infantil, recentemente reconhecidas como parte integrante da educação considerada básica, esta temática envolve questões ainda mais sensíveis dos pontos de vista organizatório e curricular, dado o contexto histórico de sua implantação, e a falta de unanimidade nos debates sobre os objetivos deste nível de escolarização. Neste contexto, o presente artigo objetiva discutir alguns aspectos relevantes no que diz respeito à gestão educacional democrática no âmbito das instituições de zero à seis anos, enfatizando adimensão participativa da elaboração do Projeto Político-Pedagógico.O texto traz um breve histórico sobre o surgimento do Projeto Político-Pedagógico e sua finalidade fundamentada pelos estudos de Pimenta, Luce e Medeiros, Gandin, Vasconsellos, e Barroso. Segue propondo algumas reflexões sobre importantes aspectos que diferenciam a educação infantil dos demais níveis educacionais, focalizando as implicações diretas destes fatores na construção participativa do Projeto Político-Pedagógico. O texto encerra situando a singularidade das APP's, enquanto organizações importantes no contexto da descentralização da gestão educacional no âmbito das instituições de ensino de zero à seis anos.  Universidade Federal de Santa Catarina2013-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2013n27p9910.5007/1980-4512.2013n27p99Zero-a-Seis; v. 15 n. 27 (2013): ZERO-A-SEIS (JAN./JUN.2013); 99 - 1141980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2013n27p99/23888Ferreira, Janara CunhaCorrêa, Shirlei de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-12T10:53:31Zoai:periodicos.ufsc.br:article/23240Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2019-06-12T10:53:31Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão democrática da elaboração do projeto político-pedagógico na Educação Infantil: relações e especificidades.
title A dimensão democrática da elaboração do projeto político-pedagógico na Educação Infantil: relações e especificidades.
spellingShingle A dimensão democrática da elaboração do projeto político-pedagógico na Educação Infantil: relações e especificidades.
Ferreira, Janara Cunha
title_short A dimensão democrática da elaboração do projeto político-pedagógico na Educação Infantil: relações e especificidades.
title_full A dimensão democrática da elaboração do projeto político-pedagógico na Educação Infantil: relações e especificidades.
title_fullStr A dimensão democrática da elaboração do projeto político-pedagógico na Educação Infantil: relações e especificidades.
title_full_unstemmed A dimensão democrática da elaboração do projeto político-pedagógico na Educação Infantil: relações e especificidades.
title_sort A dimensão democrática da elaboração do projeto político-pedagógico na Educação Infantil: relações e especificidades.
author Ferreira, Janara Cunha
author_facet Ferreira, Janara Cunha
Corrêa, Shirlei de Souza
author_role author
author2 Corrêa, Shirlei de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Janara Cunha
Corrêa, Shirlei de Souza
description Os anos das décadas de 1980 e 1990, são para a educação brasileira, um importante marco no que diz respeito a reorganização do espaço escolar como ambiente democráticocom vistas à construção de um novo modelo de sociedade baseado na justiça, liberdade e oportunidades de desenvolvimento social para todos. Como consequência deste movimento, a descentralização da gestão escolar traduzida em planejamento participativo ou democrático tem sido, desde as últimas reformas educacionais, alvo de discussões a respeito de sua legitimidade e aplicabilidade. Nas instituições de educação infantil, recentemente reconhecidas como parte integrante da educação considerada básica, esta temática envolve questões ainda mais sensíveis dos pontos de vista organizatório e curricular, dado o contexto histórico de sua implantação, e a falta de unanimidade nos debates sobre os objetivos deste nível de escolarização. Neste contexto, o presente artigo objetiva discutir alguns aspectos relevantes no que diz respeito à gestão educacional democrática no âmbito das instituições de zero à seis anos, enfatizando adimensão participativa da elaboração do Projeto Político-Pedagógico.O texto traz um breve histórico sobre o surgimento do Projeto Político-Pedagógico e sua finalidade fundamentada pelos estudos de Pimenta, Luce e Medeiros, Gandin, Vasconsellos, e Barroso. Segue propondo algumas reflexões sobre importantes aspectos que diferenciam a educação infantil dos demais níveis educacionais, focalizando as implicações diretas destes fatores na construção participativa do Projeto Político-Pedagógico. O texto encerra situando a singularidade das APP's, enquanto organizações importantes no contexto da descentralização da gestão educacional no âmbito das instituições de ensino de zero à seis anos.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2013n27p99
10.5007/1980-4512.2013n27p99
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2013n27p99
identifier_str_mv 10.5007/1980-4512.2013n27p99
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2013n27p99/23888
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Zero-a-Seis; v. 15 n. 27 (2013): ZERO-A-SEIS (JAN./JUN.2013); 99 - 114
1980-4512
reponame:Zero-a-seis
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Zero-a-seis
collection Zero-a-seis
repository.name.fl_str_mv Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv joao.josue@ufsc.br
_version_ 1789435151963389952