Relação entre integração visomotora e destreza manual em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação/ Relationship between visual-motor integration and manual dexterity in children with developmental coordination disorder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2627 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi examinar as habilidades de integração visomotora e destreza manual em crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Estudo descritivo transversal com 22 crianças de 7 a 11 anos com TDC, avaliadas com o Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-Brasil), Movement Assessment Battery for Children Second Edition (MABC-2) e Beery-Buktenica Developmental Test of Visual-Motor Integration Sixth Edition (VMI). A amostra contou com 4 meninas e 18 meninos. Considerando o percentil 25 no VMI como ponto de corte, 12 crianças apresentaram desempenho abaixo da média no domínio integração visomotora, 13 no domínio visual e 19 no domínio de coordenação motora. Foi observada correlação significativa entre o percentil de destreza motora e o percentil total do MABC-2, mas não entre os escores do MABC-2 e os diferentes domínios avaliados com o VMI. Os resultados sugerem que é necessário e importante o uso combinado de testes para melhor avaliação das crianças com TDC, a fim de detectar suas possíveis dificuldades na integração visomotora e destreza manual e suas implicações no desempenho de tarefas funcionais das crianças no dia a dia. |
id |
UFSCAR-1_2233c33191e682adb4056054ed4a6124 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2627 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação entre integração visomotora e destreza manual em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação/ Relationship between visual-motor integration and manual dexterity in children with developmental coordination disorderO objetivo deste estudo foi examinar as habilidades de integração visomotora e destreza manual em crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Estudo descritivo transversal com 22 crianças de 7 a 11 anos com TDC, avaliadas com o Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-Brasil), Movement Assessment Battery for Children Second Edition (MABC-2) e Beery-Buktenica Developmental Test of Visual-Motor Integration Sixth Edition (VMI). A amostra contou com 4 meninas e 18 meninos. Considerando o percentil 25 no VMI como ponto de corte, 12 crianças apresentaram desempenho abaixo da média no domínio integração visomotora, 13 no domínio visual e 19 no domínio de coordenação motora. Foi observada correlação significativa entre o percentil de destreza motora e o percentil total do MABC-2, mas não entre os escores do MABC-2 e os diferentes domínios avaliados com o VMI. Os resultados sugerem que é necessário e importante o uso combinado de testes para melhor avaliação das crianças com TDC, a fim de detectar suas possíveis dificuldades na integração visomotora e destreza manual e suas implicações no desempenho de tarefas funcionais das crianças no dia a dia.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2020-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/262710.4322/2526-8910.ctoAO1999Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 28 No. 3 (2020); 890-899Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 28 Núm. 3 (2020); 890-899Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 28 n. 3 (2020); 890-8992526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2627/1359https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2627/1360Copyright (c) 2020 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValverde, Amanda AguiarAraújo, Clarice Ribeiro SoaresMagalhães, Lívia de CastroCardoso, Ana Amélia2020-10-08T17:55:39Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2627Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2020-10-08T17:55:39Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre integração visomotora e destreza manual em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação/ Relationship between visual-motor integration and manual dexterity in children with developmental coordination disorder |
title |
Relação entre integração visomotora e destreza manual em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação/ Relationship between visual-motor integration and manual dexterity in children with developmental coordination disorder |
spellingShingle |
Relação entre integração visomotora e destreza manual em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação/ Relationship between visual-motor integration and manual dexterity in children with developmental coordination disorder Valverde, Amanda Aguiar |
title_short |
Relação entre integração visomotora e destreza manual em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação/ Relationship between visual-motor integration and manual dexterity in children with developmental coordination disorder |
title_full |
Relação entre integração visomotora e destreza manual em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação/ Relationship between visual-motor integration and manual dexterity in children with developmental coordination disorder |
title_fullStr |
Relação entre integração visomotora e destreza manual em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação/ Relationship between visual-motor integration and manual dexterity in children with developmental coordination disorder |
title_full_unstemmed |
Relação entre integração visomotora e destreza manual em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação/ Relationship between visual-motor integration and manual dexterity in children with developmental coordination disorder |
title_sort |
Relação entre integração visomotora e destreza manual em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação/ Relationship between visual-motor integration and manual dexterity in children with developmental coordination disorder |
author |
Valverde, Amanda Aguiar |
author_facet |
Valverde, Amanda Aguiar Araújo, Clarice Ribeiro Soares Magalhães, Lívia de Castro Cardoso, Ana Amélia |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Clarice Ribeiro Soares Magalhães, Lívia de Castro Cardoso, Ana Amélia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valverde, Amanda Aguiar Araújo, Clarice Ribeiro Soares Magalhães, Lívia de Castro Cardoso, Ana Amélia |
description |
O objetivo deste estudo foi examinar as habilidades de integração visomotora e destreza manual em crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Estudo descritivo transversal com 22 crianças de 7 a 11 anos com TDC, avaliadas com o Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-Brasil), Movement Assessment Battery for Children Second Edition (MABC-2) e Beery-Buktenica Developmental Test of Visual-Motor Integration Sixth Edition (VMI). A amostra contou com 4 meninas e 18 meninos. Considerando o percentil 25 no VMI como ponto de corte, 12 crianças apresentaram desempenho abaixo da média no domínio integração visomotora, 13 no domínio visual e 19 no domínio de coordenação motora. Foi observada correlação significativa entre o percentil de destreza motora e o percentil total do MABC-2, mas não entre os escores do MABC-2 e os diferentes domínios avaliados com o VMI. Os resultados sugerem que é necessário e importante o uso combinado de testes para melhor avaliação das crianças com TDC, a fim de detectar suas possíveis dificuldades na integração visomotora e destreza manual e suas implicações no desempenho de tarefas funcionais das crianças no dia a dia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2627 10.4322/2526-8910.ctoAO1999 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2627 |
identifier_str_mv |
10.4322/2526-8910.ctoAO1999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2627/1359 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2627/1360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 28 No. 3 (2020); 890-899 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 28 Núm. 3 (2020); 890-899 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 28 n. 3 (2020); 890-899 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688317924343808 |