“Eu nem sabia que podia entrar aqui”: promoção de cidadania cultural como experiência de ressignificação de identidade de jovens em conflito com a lei/“I didn’t know I could get in here”: cultural citizenship promotion as identity meaning experience of
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1289 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso da arte e da cultura como instrumentos da terapia ocupacional na promoção de cidadania e acesso aos direitos culturais e sociais de jovens em situação de vulnerabilidade social. Para tal, utiliza como metodologia o relato de experiência de uma ação envolvendo uma atividade relacionada ao campo da arte/cultura em uma unidade de cumprimento de medida socioeducativa de internação masculina. A experiência envolveu uma oficina de teatro, na qual os jovens participavam de todo o processo de construção das atividades, e uma visita a um grande teatro da cidade, em que foi garantido o direito à fruição estética. Observa-se que, ao garantir o direito à cultura, tanto na perspectiva de ator/produtor quanto de espectador, conseguimos ressignificar a identidade do jovem violento, em conflito com a lei, passando para o jovem cidadão, protagonista e sujeito de direitos, criando novas possibilidades de existir, estar e pertencer aos diferentes territórios que perpassam sua vida. |
id |
UFSCAR-1_55ddd7848485af25ff4a324d098f306c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1289 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
“Eu nem sabia que podia entrar aqui”: promoção de cidadania cultural como experiência de ressignificação de identidade de jovens em conflito com a lei/“I didn’t know I could get in here”: cultural citizenship promotion as identity meaning experience ofEste artigo tem como objetivo refletir sobre o uso da arte e da cultura como instrumentos da terapia ocupacional na promoção de cidadania e acesso aos direitos culturais e sociais de jovens em situação de vulnerabilidade social. Para tal, utiliza como metodologia o relato de experiência de uma ação envolvendo uma atividade relacionada ao campo da arte/cultura em uma unidade de cumprimento de medida socioeducativa de internação masculina. A experiência envolveu uma oficina de teatro, na qual os jovens participavam de todo o processo de construção das atividades, e uma visita a um grande teatro da cidade, em que foi garantido o direito à fruição estética. Observa-se que, ao garantir o direito à cultura, tanto na perspectiva de ator/produtor quanto de espectador, conseguimos ressignificar a identidade do jovem violento, em conflito com a lei, passando para o jovem cidadão, protagonista e sujeito de direitos, criando novas possibilidades de existir, estar e pertencer aos diferentes territórios que perpassam sua vida.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/128910.4322/0104-4931.ctoRE0664Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 1 (2016)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 1 (2016)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 1 (2016)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1289/692Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Monica Villaça2022-04-22T17:59:20Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1289Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T17:59:20Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Eu nem sabia que podia entrar aqui”: promoção de cidadania cultural como experiência de ressignificação de identidade de jovens em conflito com a lei/“I didn’t know I could get in here”: cultural citizenship promotion as identity meaning experience of |
title |
“Eu nem sabia que podia entrar aqui”: promoção de cidadania cultural como experiência de ressignificação de identidade de jovens em conflito com a lei/“I didn’t know I could get in here”: cultural citizenship promotion as identity meaning experience of |
spellingShingle |
“Eu nem sabia que podia entrar aqui”: promoção de cidadania cultural como experiência de ressignificação de identidade de jovens em conflito com a lei/“I didn’t know I could get in here”: cultural citizenship promotion as identity meaning experience of Gonçalves, Monica Villaça |
title_short |
“Eu nem sabia que podia entrar aqui”: promoção de cidadania cultural como experiência de ressignificação de identidade de jovens em conflito com a lei/“I didn’t know I could get in here”: cultural citizenship promotion as identity meaning experience of |
title_full |
“Eu nem sabia que podia entrar aqui”: promoção de cidadania cultural como experiência de ressignificação de identidade de jovens em conflito com a lei/“I didn’t know I could get in here”: cultural citizenship promotion as identity meaning experience of |
title_fullStr |
“Eu nem sabia que podia entrar aqui”: promoção de cidadania cultural como experiência de ressignificação de identidade de jovens em conflito com a lei/“I didn’t know I could get in here”: cultural citizenship promotion as identity meaning experience of |
title_full_unstemmed |
“Eu nem sabia que podia entrar aqui”: promoção de cidadania cultural como experiência de ressignificação de identidade de jovens em conflito com a lei/“I didn’t know I could get in here”: cultural citizenship promotion as identity meaning experience of |
title_sort |
“Eu nem sabia que podia entrar aqui”: promoção de cidadania cultural como experiência de ressignificação de identidade de jovens em conflito com a lei/“I didn’t know I could get in here”: cultural citizenship promotion as identity meaning experience of |
author |
Gonçalves, Monica Villaça |
author_facet |
Gonçalves, Monica Villaça |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Monica Villaça |
description |
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso da arte e da cultura como instrumentos da terapia ocupacional na promoção de cidadania e acesso aos direitos culturais e sociais de jovens em situação de vulnerabilidade social. Para tal, utiliza como metodologia o relato de experiência de uma ação envolvendo uma atividade relacionada ao campo da arte/cultura em uma unidade de cumprimento de medida socioeducativa de internação masculina. A experiência envolveu uma oficina de teatro, na qual os jovens participavam de todo o processo de construção das atividades, e uma visita a um grande teatro da cidade, em que foi garantido o direito à fruição estética. Observa-se que, ao garantir o direito à cultura, tanto na perspectiva de ator/produtor quanto de espectador, conseguimos ressignificar a identidade do jovem violento, em conflito com a lei, passando para o jovem cidadão, protagonista e sujeito de direitos, criando novas possibilidades de existir, estar e pertencer aos diferentes territórios que perpassam sua vida. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1289 10.4322/0104-4931.ctoRE0664 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1289 |
identifier_str_mv |
10.4322/0104-4931.ctoRE0664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1289/692 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 1 (2016) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 1 (2016) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 1 (2016) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688316005449728 |