A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in shelters
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/864 |
Resumo: | Educadoras sociais/cuidadoras são profissionais que cuidam física e emocionalmente das crianças em acolhimento institucional, sendo as responsáveis pelos cuidados diários de alimentação, higiene, bem como pelo afeto e pela ludicidade inerente a essa fase do desenvolvimento. Este estudo teve por objetivo investigar como a ludicidade está presente no trabalho e no cotidiano de oito educadoras sociais que têm por função cuidar de crianças abrigadas em uma instituição de acolhimento no município de Santos, SP. O desenho metodológico estruturou-se a partir de encontros semanais, nos quais houve a construção de narrativas orais das educadoras a respeito do brincar na sua infância, como ele continua nos dias atuais, sua concepção do brincar e como o brincar tem relação com sua função de cuidadora. Pôde-se verificar que para algumas educadoras o brincar na infância foi quase inexistente, mas conseguiram retomar sua função através dos filhos e laços familiares. Encontraram-se na instituição educadoras com excesso de responsabilidades na prática cotidiana e um número reduzido de profissionais, dificultando a relação adulto-criança. Como resultado observou-se que o brincar, em muitos momentos, fica dissociado da prática profissional. O cuidado com o brincar é uma das faces do acolhimento e do cuidado com crianças. O papel do adulto é fundamental para que a experiência de estar com o outro humano, em uma relação de confiança, possa possibilitar a criatividade de ambos – criança e adulto. |
id |
UFSCAR-1_810defc248d8503cddc6b19a57107f82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/864 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in sheltersEducadoras sociais/cuidadoras são profissionais que cuidam física e emocionalmente das crianças em acolhimento institucional, sendo as responsáveis pelos cuidados diários de alimentação, higiene, bem como pelo afeto e pela ludicidade inerente a essa fase do desenvolvimento. Este estudo teve por objetivo investigar como a ludicidade está presente no trabalho e no cotidiano de oito educadoras sociais que têm por função cuidar de crianças abrigadas em uma instituição de acolhimento no município de Santos, SP. O desenho metodológico estruturou-se a partir de encontros semanais, nos quais houve a construção de narrativas orais das educadoras a respeito do brincar na sua infância, como ele continua nos dias atuais, sua concepção do brincar e como o brincar tem relação com sua função de cuidadora. Pôde-se verificar que para algumas educadoras o brincar na infância foi quase inexistente, mas conseguiram retomar sua função através dos filhos e laços familiares. Encontraram-se na instituição educadoras com excesso de responsabilidades na prática cotidiana e um número reduzido de profissionais, dificultando a relação adulto-criança. Como resultado observou-se que o brincar, em muitos momentos, fica dissociado da prática profissional. O cuidado com o brincar é uma das faces do acolhimento e do cuidado com crianças. O papel do adulto é fundamental para que a experiência de estar com o outro humano, em uma relação de confiança, possa possibilitar a criatividade de ambos – criança e adulto.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2014-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/86410.4322/cto.2014.077Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 3 (2014); 551-560Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 3 (2014); 551-560Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 3 (2014); 551-5602526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/864/569Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJurdi, Andrea Perosa SaighScridelli, Caroline2022-04-22T18:01:24Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/864Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T18:01:24Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in shelters |
title |
A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in shelters |
spellingShingle |
A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in shelters Jurdi, Andrea Perosa Saigh |
title_short |
A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in shelters |
title_full |
A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in shelters |
title_fullStr |
A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in shelters |
title_full_unstemmed |
A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in shelters |
title_sort |
A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in shelters |
author |
Jurdi, Andrea Perosa Saigh |
author_facet |
Jurdi, Andrea Perosa Saigh Scridelli, Caroline |
author_role |
author |
author2 |
Scridelli, Caroline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jurdi, Andrea Perosa Saigh Scridelli, Caroline |
description |
Educadoras sociais/cuidadoras são profissionais que cuidam física e emocionalmente das crianças em acolhimento institucional, sendo as responsáveis pelos cuidados diários de alimentação, higiene, bem como pelo afeto e pela ludicidade inerente a essa fase do desenvolvimento. Este estudo teve por objetivo investigar como a ludicidade está presente no trabalho e no cotidiano de oito educadoras sociais que têm por função cuidar de crianças abrigadas em uma instituição de acolhimento no município de Santos, SP. O desenho metodológico estruturou-se a partir de encontros semanais, nos quais houve a construção de narrativas orais das educadoras a respeito do brincar na sua infância, como ele continua nos dias atuais, sua concepção do brincar e como o brincar tem relação com sua função de cuidadora. Pôde-se verificar que para algumas educadoras o brincar na infância foi quase inexistente, mas conseguiram retomar sua função através dos filhos e laços familiares. Encontraram-se na instituição educadoras com excesso de responsabilidades na prática cotidiana e um número reduzido de profissionais, dificultando a relação adulto-criança. Como resultado observou-se que o brincar, em muitos momentos, fica dissociado da prática profissional. O cuidado com o brincar é uma das faces do acolhimento e do cuidado com crianças. O papel do adulto é fundamental para que a experiência de estar com o outro humano, em uma relação de confiança, possa possibilitar a criatividade de ambos – criança e adulto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/864 10.4322/cto.2014.077 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/864 |
identifier_str_mv |
10.4322/cto.2014.077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/864/569 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 3 (2014); 551-560 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 3 (2014); 551-560 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 3 (2014); 551-560 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688315403567104 |