A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in shelters

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jurdi, Andrea Perosa Saigh
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Scridelli, Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/864
Resumo: Educadoras sociais/cuidadoras são profissionais que cuidam física e emocionalmente das crianças em acolhimento institucional, sendo as responsáveis pelos cuidados diários de alimentação, higiene, bem como pelo afeto e pela ludicidade inerente a essa fase do desenvolvimento. Este estudo teve por objetivo investigar como a ludicidade está presente no trabalho e no cotidiano de oito educadoras sociais que têm por função cuidar de crianças abrigadas em uma instituição de acolhimento no município de Santos, SP. O desenho metodológico estruturou-se a partir de encontros semanais, nos quais houve a construção de narrativas orais das educadoras a respeito do brincar na sua infância, como ele continua nos dias atuais, sua concepção do brincar e como o brincar tem relação com sua função de cuidadora. Pôde-se verificar que para algumas educadoras o brincar na infância foi quase inexistente, mas conseguiram retomar sua função através dos filhos e laços familiares. Encontraram-se na instituição educadoras com excesso de responsabilidades na prática cotidiana e um número reduzido de profissionais, dificultando a relação adulto-criança. Como resultado observou-se que o brincar, em muitos momentos, fica dissociado da prática profissional. O cuidado com o brincar é uma das faces do acolhimento e do cuidado com crianças. O papel do adulto é fundamental para que a experiência de estar com o outro humano, em uma relação de confiança, possa possibilitar a criatividade de ambos – criança e adulto.
id UFSCAR-1_810defc248d8503cddc6b19a57107f82
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/864
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in sheltersEducadoras sociais/cuidadoras são profissionais que cuidam física e emocionalmente das crianças em acolhimento institucional, sendo as responsáveis pelos cuidados diários de alimentação, higiene, bem como pelo afeto e pela ludicidade inerente a essa fase do desenvolvimento. Este estudo teve por objetivo investigar como a ludicidade está presente no trabalho e no cotidiano de oito educadoras sociais que têm por função cuidar de crianças abrigadas em uma instituição de acolhimento no município de Santos, SP. O desenho metodológico estruturou-se a partir de encontros semanais, nos quais houve a construção de narrativas orais das educadoras a respeito do brincar na sua infância, como ele continua nos dias atuais, sua concepção do brincar e como o brincar tem relação com sua função de cuidadora. Pôde-se verificar que para algumas educadoras o brincar na infância foi quase inexistente, mas conseguiram retomar sua função através dos filhos e laços familiares. Encontraram-se na instituição educadoras com excesso de responsabilidades na prática cotidiana e um número reduzido de profissionais, dificultando a relação adulto-criança. Como resultado observou-se que o brincar, em muitos momentos, fica dissociado da prática profissional. O cuidado com o brincar é uma das faces do acolhimento e do cuidado com crianças. O papel do adulto é fundamental para que a experiência de estar com o outro humano, em uma relação de confiança, possa possibilitar a criatividade de ambos – criança e adulto.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2014-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/86410.4322/cto.2014.077Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 3 (2014); 551-560Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 3 (2014); 551-560Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 3 (2014); 551-5602526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/864/569Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJurdi, Andrea Perosa SaighScridelli, Caroline2022-04-22T18:01:24Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/864Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T18:01:24Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in shelters
title A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in shelters
spellingShingle A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in shelters
Jurdi, Andrea Perosa Saigh
title_short A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in shelters
title_full A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in shelters
title_fullStr A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in shelters
title_full_unstemmed A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in shelters
title_sort A ludicidade presente na vida das educadoras sociais: reflexos no trabalho com crianças abrigadas/Playfulness in the life of social educators: reflections on the work with children in shelters
author Jurdi, Andrea Perosa Saigh
author_facet Jurdi, Andrea Perosa Saigh
Scridelli, Caroline
author_role author
author2 Scridelli, Caroline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jurdi, Andrea Perosa Saigh
Scridelli, Caroline
description Educadoras sociais/cuidadoras são profissionais que cuidam física e emocionalmente das crianças em acolhimento institucional, sendo as responsáveis pelos cuidados diários de alimentação, higiene, bem como pelo afeto e pela ludicidade inerente a essa fase do desenvolvimento. Este estudo teve por objetivo investigar como a ludicidade está presente no trabalho e no cotidiano de oito educadoras sociais que têm por função cuidar de crianças abrigadas em uma instituição de acolhimento no município de Santos, SP. O desenho metodológico estruturou-se a partir de encontros semanais, nos quais houve a construção de narrativas orais das educadoras a respeito do brincar na sua infância, como ele continua nos dias atuais, sua concepção do brincar e como o brincar tem relação com sua função de cuidadora. Pôde-se verificar que para algumas educadoras o brincar na infância foi quase inexistente, mas conseguiram retomar sua função através dos filhos e laços familiares. Encontraram-se na instituição educadoras com excesso de responsabilidades na prática cotidiana e um número reduzido de profissionais, dificultando a relação adulto-criança. Como resultado observou-se que o brincar, em muitos momentos, fica dissociado da prática profissional. O cuidado com o brincar é uma das faces do acolhimento e do cuidado com crianças. O papel do adulto é fundamental para que a experiência de estar com o outro humano, em uma relação de confiança, possa possibilitar a criatividade de ambos – criança e adulto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/864
10.4322/cto.2014.077
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/864
identifier_str_mv 10.4322/cto.2014.077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/864/569
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 3 (2014); 551-560
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 3 (2014); 551-560
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 3 (2014); 551-560
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688315403567104