Formação do terapeuta ocupacional para o trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS): contribuições para o debate /Training of occupational therapists for Primary Health Care (PHC): contributions to the debate
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/677 |
Resumo: | As autoras apresentam os debates do grupo de trabalho sobre Formação do Terapeuta Ocupacionalpara a Atenção Primária à Saúde (APS) realizados durante o I Seminário Nacional de Terapia Ocupacional emAPS, desenvolvido durante o XII Congresso Brasileiro e IX Congreso Latinoamericano de Terapia Ocupacional,em outubro de 2011 (São Paulo, SP). Também situam o campo da formação profissional para a APS no contextodo Sistema Único de Saúde (SUS) e destacam sua importância para a formação de terapeutas ocupacionais.São apresentados aspectos relevantes das Diretrizes Curriculares Nacionais específicas nas proposições deformação de profissionais para esse nível assistencial, também colocadas pela Política de Reorientação daFormação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), bem como as experiências de formação nesse nível assistencialdesenvolvidas pelas instituições de ensino de origem das autoras. Conclui-se que o ensino de graduação nessenível assistencial possibilita contato estreito de estudantes e docentes com as demandas e necessidades desaúde, processo saúde-doença e seus determinantes em cenários mais próximos da vida cotidiana das pessoasacompanhadas e dos serviços. O ensino de Terapia Ocupacional na APS também possibilita a discussão sobre suascontribuições na promoção da saúde e prevenção de doenças, no diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação,o que pode facilitar o acesso de populações antes não consideradas prioritárias na APS. Este seminário foi umimportante momento de discussão dos desafios da vinculação da profissão ao SUS.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.033 |
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Formação do terapeuta ocupacional para o trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS): contribuições para o debate /Training of occupational therapists for Primary Health Care (PHC): contributions to the debateAs autoras apresentam os debates do grupo de trabalho sobre Formação do Terapeuta Ocupacionalpara a Atenção Primária à Saúde (APS) realizados durante o I Seminário Nacional de Terapia Ocupacional emAPS, desenvolvido durante o XII Congresso Brasileiro e IX Congreso Latinoamericano de Terapia Ocupacional,em outubro de 2011 (São Paulo, SP). Também situam o campo da formação profissional para a APS no contextodo Sistema Único de Saúde (SUS) e destacam sua importância para a formação de terapeutas ocupacionais.São apresentados aspectos relevantes das Diretrizes Curriculares Nacionais específicas nas proposições deformação de profissionais para esse nível assistencial, também colocadas pela Política de Reorientação daFormação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), bem como as experiências de formação nesse nível assistencialdesenvolvidas pelas instituições de ensino de origem das autoras. Conclui-se que o ensino de graduação nessenível assistencial possibilita contato estreito de estudantes e docentes com as demandas e necessidades desaúde, processo saúde-doença e seus determinantes em cenários mais próximos da vida cotidiana das pessoasacompanhadas e dos serviços. O ensino de Terapia Ocupacional na APS também possibilita a discussão sobre suascontribuições na promoção da saúde e prevenção de doenças, no diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação,o que pode facilitar o acesso de populações antes não consideradas prioritárias na APS. Este seminário foi umimportante momento de discussão dos desafios da vinculação da profissão ao SUS.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.033Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2012-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/677Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 20 No. 3 (2012)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 20 Núm. 3 (2012)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 20 n. 3 (2012)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/677/391Oliver, Fátima CorrêaPimentel, AdrianaUchôa-Figueiredo, Lúcia da RochaNicolau, Stella Marisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:27:27Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/677Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:27:27Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
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