Avaliação dos serviços de transporte aéreo brasileiro: análise da imagem e da atitude como antecedentes da intenção de uso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grohmann,Márcia Zampieri
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Battistella,Luciana Flores, Lütz,Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100015
Resumo: O setor de transporte aéreo de passageiros, no Brasil, apresenta um grande crescimento de demanda e sofre de problemas estruturais. Dessa forma, tornam-se necessários estudos que busquem avaliar os serviços do setor, pela perspectiva dos usuários. Portanto, os objetivos do estudo são: validar um modelo de avaliação dos serviços de transporte aéreo e identificar se a imagem das empresas do setor e a atitude dos usuários são antecedentes da intenção de uso do transporte aéreo. O modelo teórico foi baseado em Vila e Gimeno-Martinez (2010), com a adaptação do setor de transporte ferroviário para o transporte aéreo. Realizou-se uma pesquisa com 231 usuários do transporte aéreo e comprovou-se a robustez do modelo (χ²/gL = 2,14; RMSEA = 0,052; RMR = 0,101; GFI = 0,899; NFI = 0,895; RFI = 0,889; IFI = 0,946; TLI = 0,933 e CFI= 0,945). As três hipóteses testadas foram confirmadas e, assim, identificou-se que: a imagem é um antecedente da atitude (β=0,635); a imagem é um antecedente da intenção de uso (β=0,379); e a atitude é um antecedente da intenção de uso (β=0,275). Assim, comprovou-se a importância de uma boa imagem para o desenvolvimento deste setor estratégico para o País.
id UFSCAR-3_10eb3eda8d811c6cd62d5e9b6acf6ef6
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2014000100015
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Avaliação dos serviços de transporte aéreo brasileiro: análise da imagem e da atitude como antecedentes da intenção de usoTransporte aéreoImagemAtitudeIntenção de usoO setor de transporte aéreo de passageiros, no Brasil, apresenta um grande crescimento de demanda e sofre de problemas estruturais. Dessa forma, tornam-se necessários estudos que busquem avaliar os serviços do setor, pela perspectiva dos usuários. Portanto, os objetivos do estudo são: validar um modelo de avaliação dos serviços de transporte aéreo e identificar se a imagem das empresas do setor e a atitude dos usuários são antecedentes da intenção de uso do transporte aéreo. O modelo teórico foi baseado em Vila e Gimeno-Martinez (2010), com a adaptação do setor de transporte ferroviário para o transporte aéreo. Realizou-se uma pesquisa com 231 usuários do transporte aéreo e comprovou-se a robustez do modelo (χ²/gL = 2,14; RMSEA = 0,052; RMR = 0,101; GFI = 0,899; NFI = 0,895; RFI = 0,889; IFI = 0,946; TLI = 0,933 e CFI= 0,945). As três hipóteses testadas foram confirmadas e, assim, identificou-se que: a imagem é um antecedente da atitude (β=0,635); a imagem é um antecedente da intenção de uso (β=0,379); e a atitude é um antecedente da intenção de uso (β=0,275). Assim, comprovou-se a importância de uma boa imagem para o desenvolvimento deste setor estratégico para o País.Universidade Federal de São Carlos2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100015Gestão & Produção v.21 n.1 2014reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2014005000002info:eu-repo/semantics/openAccessGrohmann,Márcia ZampieriBattistella,Luciana FloresLütz,Carolinapor2014-04-11T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2014000100015Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2014-04-11T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos serviços de transporte aéreo brasileiro: análise da imagem e da atitude como antecedentes da intenção de uso
title Avaliação dos serviços de transporte aéreo brasileiro: análise da imagem e da atitude como antecedentes da intenção de uso
spellingShingle Avaliação dos serviços de transporte aéreo brasileiro: análise da imagem e da atitude como antecedentes da intenção de uso
Grohmann,Márcia Zampieri
Transporte aéreo
Imagem
Atitude
Intenção de uso
title_short Avaliação dos serviços de transporte aéreo brasileiro: análise da imagem e da atitude como antecedentes da intenção de uso
title_full Avaliação dos serviços de transporte aéreo brasileiro: análise da imagem e da atitude como antecedentes da intenção de uso
title_fullStr Avaliação dos serviços de transporte aéreo brasileiro: análise da imagem e da atitude como antecedentes da intenção de uso
title_full_unstemmed Avaliação dos serviços de transporte aéreo brasileiro: análise da imagem e da atitude como antecedentes da intenção de uso
title_sort Avaliação dos serviços de transporte aéreo brasileiro: análise da imagem e da atitude como antecedentes da intenção de uso
author Grohmann,Márcia Zampieri
author_facet Grohmann,Márcia Zampieri
Battistella,Luciana Flores
Lütz,Carolina
author_role author
author2 Battistella,Luciana Flores
Lütz,Carolina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grohmann,Márcia Zampieri
Battistella,Luciana Flores
Lütz,Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte aéreo
Imagem
Atitude
Intenção de uso
topic Transporte aéreo
Imagem
Atitude
Intenção de uso
description O setor de transporte aéreo de passageiros, no Brasil, apresenta um grande crescimento de demanda e sofre de problemas estruturais. Dessa forma, tornam-se necessários estudos que busquem avaliar os serviços do setor, pela perspectiva dos usuários. Portanto, os objetivos do estudo são: validar um modelo de avaliação dos serviços de transporte aéreo e identificar se a imagem das empresas do setor e a atitude dos usuários são antecedentes da intenção de uso do transporte aéreo. O modelo teórico foi baseado em Vila e Gimeno-Martinez (2010), com a adaptação do setor de transporte ferroviário para o transporte aéreo. Realizou-se uma pesquisa com 231 usuários do transporte aéreo e comprovou-se a robustez do modelo (χ²/gL = 2,14; RMSEA = 0,052; RMR = 0,101; GFI = 0,899; NFI = 0,895; RFI = 0,889; IFI = 0,946; TLI = 0,933 e CFI= 0,945). As três hipóteses testadas foram confirmadas e, assim, identificou-se que: a imagem é um antecedente da atitude (β=0,635); a imagem é um antecedente da intenção de uso (β=0,379); e a atitude é um antecedente da intenção de uso (β=0,275). Assim, comprovou-se a importância de uma boa imagem para o desenvolvimento deste setor estratégico para o País.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2014005000002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.21 n.1 2014
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118204549627904