A importância da rapidez de atendimento em supermercados: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rinaldi,José Gilberto Spasiani
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Morabito,Reinaldo, Tachibana,Vilma Mayumi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000100002
Resumo: Neste trabalho, analisam-se algumas causas pelas quais clientes frequentam um supermercado, tais como: preço de produtos, localização do estabelecimento, rapidez de atendimento, qualidade de atendimento, variedade de produtos, estacionamento e outras. Por meio de análise estatística multivariada, foi verificada a relevância de cada causa em contraste com as outras, ou seja, a importância relativa de cada uma. Assim, pôde-se observar que a rapidez de atendimento desempenha um papel importante em relação às demais para o nível de serviço dos clientes. Utilizando-se análise de agrupamentos hierárquicos de variáveis e análise de correspondência, associaram-se causas em grupos e relacionaram-se causas a alguns fatores, como, por exemplo, escolaridade dos clientes, sendo esta uma observação interessante por existir, no Brasil, uma relação significativa entre renda e escolaridade. A coleta de dados foi realizada em um supermercado no interior de São Paulo e, desta forma, os resultados baseiam-se em um estudo de caso, tendo limitações inferenciais.
id UFSCAR-3_c78bdb48188145ff16a27ef9702d4a7e
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2009000100002
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling A importância da rapidez de atendimento em supermercados: um estudo de casoSupermercadosRapidez de atendimentoAnálise de agrupamentosAnálise de correspondênciaNeste trabalho, analisam-se algumas causas pelas quais clientes frequentam um supermercado, tais como: preço de produtos, localização do estabelecimento, rapidez de atendimento, qualidade de atendimento, variedade de produtos, estacionamento e outras. Por meio de análise estatística multivariada, foi verificada a relevância de cada causa em contraste com as outras, ou seja, a importância relativa de cada uma. Assim, pôde-se observar que a rapidez de atendimento desempenha um papel importante em relação às demais para o nível de serviço dos clientes. Utilizando-se análise de agrupamentos hierárquicos de variáveis e análise de correspondência, associaram-se causas em grupos e relacionaram-se causas a alguns fatores, como, por exemplo, escolaridade dos clientes, sendo esta uma observação interessante por existir, no Brasil, uma relação significativa entre renda e escolaridade. A coleta de dados foi realizada em um supermercado no interior de São Paulo e, desta forma, os resultados baseiam-se em um estudo de caso, tendo limitações inferenciais.Universidade Federal de São Carlos2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000100002Gestão & Produção v.16 n.1 2009reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2009000100002info:eu-repo/semantics/openAccessRinaldi,José Gilberto SpasianiMorabito,ReinaldoTachibana,Vilma Mayumipor2009-04-15T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2009000100002Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2009-04-15T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da rapidez de atendimento em supermercados: um estudo de caso
title A importância da rapidez de atendimento em supermercados: um estudo de caso
spellingShingle A importância da rapidez de atendimento em supermercados: um estudo de caso
Rinaldi,José Gilberto Spasiani
Supermercados
Rapidez de atendimento
Análise de agrupamentos
Análise de correspondência
title_short A importância da rapidez de atendimento em supermercados: um estudo de caso
title_full A importância da rapidez de atendimento em supermercados: um estudo de caso
title_fullStr A importância da rapidez de atendimento em supermercados: um estudo de caso
title_full_unstemmed A importância da rapidez de atendimento em supermercados: um estudo de caso
title_sort A importância da rapidez de atendimento em supermercados: um estudo de caso
author Rinaldi,José Gilberto Spasiani
author_facet Rinaldi,José Gilberto Spasiani
Morabito,Reinaldo
Tachibana,Vilma Mayumi
author_role author
author2 Morabito,Reinaldo
Tachibana,Vilma Mayumi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rinaldi,José Gilberto Spasiani
Morabito,Reinaldo
Tachibana,Vilma Mayumi
dc.subject.por.fl_str_mv Supermercados
Rapidez de atendimento
Análise de agrupamentos
Análise de correspondência
topic Supermercados
Rapidez de atendimento
Análise de agrupamentos
Análise de correspondência
description Neste trabalho, analisam-se algumas causas pelas quais clientes frequentam um supermercado, tais como: preço de produtos, localização do estabelecimento, rapidez de atendimento, qualidade de atendimento, variedade de produtos, estacionamento e outras. Por meio de análise estatística multivariada, foi verificada a relevância de cada causa em contraste com as outras, ou seja, a importância relativa de cada uma. Assim, pôde-se observar que a rapidez de atendimento desempenha um papel importante em relação às demais para o nível de serviço dos clientes. Utilizando-se análise de agrupamentos hierárquicos de variáveis e análise de correspondência, associaram-se causas em grupos e relacionaram-se causas a alguns fatores, como, por exemplo, escolaridade dos clientes, sendo esta uma observação interessante por existir, no Brasil, uma relação significativa entre renda e escolaridade. A coleta de dados foi realizada em um supermercado no interior de São Paulo e, desta forma, os resultados baseiam-se em um estudo de caso, tendo limitações inferenciais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2009000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.16 n.1 2009
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118202986201088