Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252537 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023. |
id |
UFSC_00e124a85835b9eddd37cbadb098f6ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252537 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superiorEducaçãoProfessores de históriaProfessores de históriaPrática de ensinoHistóriaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.Esta tese dialoga com professores de História que atuaram em cursos preparatórios para o ingresso no ensino superior, pré-vestibulares de organizações públicas e privadas, com o objetivo de investigar o processo de formação docente resultante de suas práticas nesses espaços. Tendo em vista que a literatura costuma trabalhar separadamente as experiências de cursinhos públicos e privados, entrecruzamos estas narrativas no intuito de desvelar suas tensões, conflitos e similaridades. Problematizamos o contraste entre a formação acadêmica e a atuação profissional, analisando a partir das narrativas os currículos desenvolvidos nos cursos preparatórios. Para a realização das entrevistas utilizamos roteiros semiestruturados para posterior transcrição dos diálogos. As análises foram orientadas pelos conceitos de memória, rememoração e narrativa, extraídos da leitura benjaminiana e freiriana, combinados ao conceito de experiência em E. P. Thompson para correlacionar estas fontes como possibilidade de produção de conhecimento acerca deste fenômeno no campo de pesquisas em ensino de História e História da Educação. O primeiro capítulo apresenta a revisão de literatura e as escolhas teórico-metodológicas da pesquisa. No segundo, dialogamos com as narrativas e as experiências dos professores com ênfase para a sua formação acadêmica e atuação profissional. No terceiro e último capítulo, abordamos as relações de produção de conteúdo histórico educacionais, investigando também suas estratégias para romper ou reafirmar a dinâmica do treinamento para os exames. Como considerações, destacamos que a formação docente e a conquista de autonomia nos processos pedagógicos se constroem na relação com as experiências dos sujeitos, profissionais e de estudantes, que atuaram em cada espaço educativo.Abstract: This thesis under development dialogues with teachers of university preparation courses for public and private organizations with the aim of investigating the process of teacher training resulting from their practices in these spaces. Bearing in mind that the literature on the subject usually works differentiate the experiences of public and private courses, it intertwines these narratives in order to reveal their tensions, conflicts and similarities. It also adresses the contrast between academic training and professional performance, analyzing narratives the curricula in action developed in university preparation courses. We choose to dialogue with teachers whose experiences vary according to their racial and gender status. To carry out the interviews, we used semi-structured scripts to conduct the dialogue, for later transcription of the interviews. The analyses were guided by the concepts of memory, remembrance and narrative, extracted from Benjamin's and Freire's reading, combined with the concept of experience in E. P. Thompson to correlate these sources as a possibility of producing knowledge about this phenomenon in the field of research in teaching History and History of Education. The first chapter introduces the literature review and the theoretical-methodological research choices. In the second chapter, we engage with teachers' narratives and experiences, focusing on their academic background and professional activities. The third and final chapter explores the production relations of historical educational content and investigates their strategies for challenging or reinforcing the examination-oriented training dynamics. As concluding remarks, we emphasize that teacher training and the attainment of autonomy in pedagogical processes are shaped by individuals' experiences, both professionals and students, in each educational context.Paim, Elison AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaSantana, Giovanna2023-12-06T23:30:38Z2023-12-06T23:30:38Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis174 p.| il.application/pdf385266https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252537porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-06T23:30:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252537Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-06T23:30:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superior |
title |
Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superior |
spellingShingle |
Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superior Santana, Giovanna Educação Professores de história Professores de história Prática de ensino História |
title_short |
Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superior |
title_full |
Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superior |
title_fullStr |
Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superior |
title_full_unstemmed |
Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superior |
title_sort |
Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superior |
author |
Santana, Giovanna |
author_facet |
Santana, Giovanna |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paim, Elison Antonio Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Giovanna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professores de história Professores de história Prática de ensino História |
topic |
Educação Professores de história Professores de história Prática de ensino História |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-06T23:30:38Z 2023-12-06T23:30:38Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
385266 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252537 |
identifier_str_mv |
385266 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
174 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652186666663936 |