Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Giovanna
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252537
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.
id UFSC_00e124a85835b9eddd37cbadb098f6ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252537
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superiorEducaçãoProfessores de históriaProfessores de históriaPrática de ensinoHistóriaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.Esta tese dialoga com professores de História que atuaram em cursos preparatórios para o ingresso no ensino superior, pré-vestibulares de organizações públicas e privadas, com o objetivo de investigar o processo de formação docente resultante de suas práticas nesses espaços. Tendo em vista que a literatura costuma trabalhar separadamente as experiências de cursinhos públicos e privados, entrecruzamos estas narrativas no intuito de desvelar suas tensões, conflitos e similaridades. Problematizamos o contraste entre a formação acadêmica e a atuação profissional, analisando a partir das narrativas os currículos desenvolvidos nos cursos preparatórios. Para a realização das entrevistas utilizamos roteiros semiestruturados para posterior transcrição dos diálogos. As análises foram orientadas pelos conceitos de memória, rememoração e narrativa, extraídos da leitura benjaminiana e freiriana, combinados ao conceito de experiência em E. P. Thompson para correlacionar estas fontes como possibilidade de produção de conhecimento acerca deste fenômeno no campo de pesquisas em ensino de História e História da Educação. O primeiro capítulo apresenta a revisão de literatura e as escolhas teórico-metodológicas da pesquisa. No segundo, dialogamos com as narrativas e as experiências dos professores com ênfase para a sua formação acadêmica e atuação profissional. No terceiro e último capítulo, abordamos as relações de produção de conteúdo histórico educacionais, investigando também suas estratégias para romper ou reafirmar a dinâmica do treinamento para os exames. Como considerações, destacamos que a formação docente e a conquista de autonomia nos processos pedagógicos se constroem na relação com as experiências dos sujeitos, profissionais e de estudantes, que atuaram em cada espaço educativo.Abstract: This thesis under development dialogues with teachers of university preparation courses for public and private organizations with the aim of investigating the process of teacher training resulting from their practices in these spaces. Bearing in mind that the literature on the subject usually works differentiate the experiences of public and private courses, it intertwines these narratives in order to reveal their tensions, conflicts and similarities. It also adresses the contrast between academic training and professional performance, analyzing narratives the curricula in action developed in university preparation courses. We choose to dialogue with teachers whose experiences vary according to their racial and gender status. To carry out the interviews, we used semi-structured scripts to conduct the dialogue, for later transcription of the interviews. The analyses were guided by the concepts of memory, remembrance and narrative, extracted from Benjamin's and Freire's reading, combined with the concept of experience in E. P. Thompson to correlate these sources as a possibility of producing knowledge about this phenomenon in the field of research in teaching History and History of Education. The first chapter introduces the literature review and the theoretical-methodological research choices. In the second chapter, we engage with teachers' narratives and experiences, focusing on their academic background and professional activities. The third and final chapter explores the production relations of historical educational content and investigates their strategies for challenging or reinforcing the examination-oriented training dynamics. As concluding remarks, we emphasize that teacher training and the attainment of autonomy in pedagogical processes are shaped by individuals' experiences, both professionals and students, in each educational context.Paim, Elison AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaSantana, Giovanna2023-12-06T23:30:38Z2023-12-06T23:30:38Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis174 p.| il.application/pdf385266https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252537porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-06T23:30:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252537Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-06T23:30:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superior
title Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superior
spellingShingle Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superior
Santana, Giovanna
Educação
Professores de história
Professores de história
Prática de ensino
História
title_short Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superior
title_full Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superior
title_fullStr Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superior
title_full_unstemmed Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superior
title_sort Fazer-se professor de História em cursos preparatórios para o ensino superior
author Santana, Giovanna
author_facet Santana, Giovanna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paim, Elison Antonio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Giovanna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores de história
Professores de história
Prática de ensino
História
topic Educação
Professores de história
Professores de história
Prática de ensino
História
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-06T23:30:38Z
2023-12-06T23:30:38Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 385266
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252537
identifier_str_mv 385266
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 174 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652186666663936