AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: O CASO DA FACUDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96953 |
Resumo: | O presente artigo visa apresentar uma proposta de indicadores do Balanced Scorecard para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. O estudo é do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. As técnicas de coleta de dados foram à observação, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. As informações coletadas são tratadas de forma qualitativa. O problema de pesquisa tem como foco: que dimensões e indicadores das perspectivas do balanced scorecard (financeira, mercado, processos internos, educação e de aprendizado e crescimento) servem de parâmetros para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação? Os resultados alcançados são enfatizados por meio de etapas decorrentes do contexto interno e externo, asseguram padrões de qualidade superior em todos os níveis de ensino, além do aprimoramento da qualidade e relevância, científico-político dos serviços prestados pelos cursos de graduação. Como considerações finais, observam-se similaridades dos fundamentos teóricos e empíricos, quanto se leva em conta os eventos internos e externos, ou seja, os aspectos do mercado influenciaram a escolha e a implementação do projeto balanced scorecard, visando ao processo avaliativo das estratégias da IES. |
id |
UFSC_00fa466bb58e4290ce705861b051e860 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96953 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: O CASO DA FACUDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINAO presente artigo visa apresentar uma proposta de indicadores do Balanced Scorecard para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. O estudo é do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. As técnicas de coleta de dados foram à observação, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. As informações coletadas são tratadas de forma qualitativa. O problema de pesquisa tem como foco: que dimensões e indicadores das perspectivas do balanced scorecard (financeira, mercado, processos internos, educação e de aprendizado e crescimento) servem de parâmetros para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação? Os resultados alcançados são enfatizados por meio de etapas decorrentes do contexto interno e externo, asseguram padrões de qualidade superior em todos os níveis de ensino, além do aprimoramento da qualidade e relevância, científico-político dos serviços prestados pelos cursos de graduação. Como considerações finais, observam-se similaridades dos fundamentos teóricos e empíricos, quanto se leva em conta os eventos internos e externos, ou seja, os aspectos do mercado influenciaram a escolha e a implementação do projeto balanced scorecard, visando ao processo avaliativo das estratégias da IES.INPEAU2012-11-05T17:26:41Z2012-11-05T17:26:41Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96953HÉKIS, HÉLIO ROBERTOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T18:58:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96953Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T18:58:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: O CASO DA FACUDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA |
title |
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: O CASO DA FACUDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: O CASO DA FACUDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA HÉKIS, HÉLIO ROBERTO |
title_short |
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: O CASO DA FACUDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA |
title_full |
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: O CASO DA FACUDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: O CASO DA FACUDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: O CASO DA FACUDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA |
title_sort |
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: O CASO DA FACUDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA |
author |
HÉKIS, HÉLIO ROBERTO |
author_facet |
HÉKIS, HÉLIO ROBERTO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HÉKIS, HÉLIO ROBERTO |
description |
O presente artigo visa apresentar uma proposta de indicadores do Balanced Scorecard para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. O estudo é do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. As técnicas de coleta de dados foram à observação, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. As informações coletadas são tratadas de forma qualitativa. O problema de pesquisa tem como foco: que dimensões e indicadores das perspectivas do balanced scorecard (financeira, mercado, processos internos, educação e de aprendizado e crescimento) servem de parâmetros para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação? Os resultados alcançados são enfatizados por meio de etapas decorrentes do contexto interno e externo, asseguram padrões de qualidade superior em todos os níveis de ensino, além do aprimoramento da qualidade e relevância, científico-político dos serviços prestados pelos cursos de graduação. Como considerações finais, observam-se similaridades dos fundamentos teóricos e empíricos, quanto se leva em conta os eventos internos e externos, ou seja, os aspectos do mercado influenciaram a escolha e a implementação do projeto balanced scorecard, visando ao processo avaliativo das estratégias da IES. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-08 2012-11-05T17:26:41Z 2012-11-05T17:26:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96953 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652116311408640 |