Oral development in english as a foreign language: perceptions of distance education students on resources and activities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kremer, Marcelo Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96166
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Inglês
id UFSC_033c488ddceff445347b830edbef595b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96166
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Oral development in english as a foreign language: perceptions of distance education students on resources and activitiesLingua inglesaEstudo e ensinoEnsino a distanciaMetodo de estudoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em InglêsIn 2009/2, the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) establishes a new program entitled Curso de Licenciatura em Letras - Inglês, via distance learning (DL), having as objective the education of future English teachers. The present research aims at investigating how students of the program, taking the courses Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa IV and Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa V perceive the use of the resources and activities aiming at the development of their linguistic skills in English. The data were collected from 25 students of those courses who answered an online questionnaire, which was composed by closed questions and, mostly, by closed questions with justification. Among those 25 participants, 5 were chosen to participate in a second data collection process, a semi-structured interview. The data analysis consisted of careful reflection and interpretation of that data. That analysis reveals that the participants perceive both main resources, and the activities developed with them, to be adequate for developing their oral production skill in different aspects. The participants perceived the Final Projects as an opportunity for them to focus on matters related to accuracy, such as the opportunity of working on grammar and pronunciation. On the other hand, the Skype Chats, were perceived by the participants as positive as they give them the opportunity to formulate sentences quickly and spontaneously in the target language.No segundo semestre de 2009, o Departamento de Língua e Literatura Estrangeira da UFSC abre um novo programa chamado "Curso de Licenciatura em Letras - Inglês", na modalidade a distância, tendo como objetivo a formação de futuros professores de inglês. Essa pesquisa busca investigar como alunos do curso, matriculados nas disciplinas Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa IV e Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa V percebem o uso dos recursos e das atividades que objetivam desenvolver suas habilidades linguísticas em Inglês. Os dados foram coletados com 25 alunos dessas disciplinas que responderam um questionário online composto por questões fechadas e, na sua maioria, questões fechadas com espaço para justificativas. Desses 25 participantes, 5 foram escolhidos para participar de uma segunda coleta de dados em forma de entrevista semi-estruturada. A análise dos dados consiste em uma reflexão e interpretação cuidadosa dos dados. A análise revelou que os participantes percebem os dois recursos principais, e as atividades desenvolvidas com eles, como adequadas para o desenvolvimento da habilidade de produção oral em diferentes aspectos. Os participantes perceberam os Final Projects como uma oportunidade para focar em aspectos relacionados a precisão, como a oportunidade de trabalhar gramática e pronúncia. Por outro lado, com os Skype Chats, foi percebido como positivo pelos participantes a oportunidade que o recurso trás de formular frases rapidamente e espontaneamente na língua alvo.FlorianópolisTumolo, Celso Henrique SoufenUniversidade Federal de Santa CatarinaKremer, Marcelo Martins2012-10-26T09:25:44Z2012-10-26T09:25:44Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis196 p.| il., grafs.application/pdf310060http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96166engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T16:37:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96166Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T16:37:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Oral development in english as a foreign language: perceptions of distance education students on resources and activities
title Oral development in english as a foreign language: perceptions of distance education students on resources and activities
spellingShingle Oral development in english as a foreign language: perceptions of distance education students on resources and activities
Kremer, Marcelo Martins
Lingua inglesa
Estudo e ensino
Ensino a distancia
Metodo de estudo
title_short Oral development in english as a foreign language: perceptions of distance education students on resources and activities
title_full Oral development in english as a foreign language: perceptions of distance education students on resources and activities
title_fullStr Oral development in english as a foreign language: perceptions of distance education students on resources and activities
title_full_unstemmed Oral development in english as a foreign language: perceptions of distance education students on resources and activities
title_sort Oral development in english as a foreign language: perceptions of distance education students on resources and activities
author Kremer, Marcelo Martins
author_facet Kremer, Marcelo Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tumolo, Celso Henrique Soufen
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Kremer, Marcelo Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua inglesa
Estudo e ensino
Ensino a distancia
Metodo de estudo
topic Lingua inglesa
Estudo e ensino
Ensino a distancia
Metodo de estudo
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Inglês
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T09:25:44Z
2012-10-26T09:25:44Z
2012
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 310060
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96166
identifier_str_mv 310060
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96166
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 196 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652123578040320