A ESTRATÉGIA DE MARKETING E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toaldo, Ana Maria Machado
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Corbellini, Marcos Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35586
Resumo: Ao analisar a situação competitiva mundial constata-se a urgência do direcionamento das organizações, em especial das instituições educacionais, para as questões estratégicas. O meio global, profundamente concorrencial, onde elas estão inseridas, exige um contínuo trabalho de avaliação e reavaliação da dinâmica ambiental, altamente mutável. As ações operacionais não garantem a efetividade dos resultados, pois sua amplitude restringe-se ao âmbito organizacional. Elas precisam estar vinculadas a procedimentos estratégicos, constituídos de ações de análise interna e externa da instituição, do papel exercido pelos indivíduos, bem como da busca pela integração setorial. O marketing, como elo de ligação imprescindível entre organização e ambiente, para poder contribuir mais eficazmente com a perspectiva estratégica organizacional, necessita priorizar o seu foco estratégico. Para tal, este trabalho pretende discutir estas questões e apresentar um conjunto de elementos que constituem o processo de formação da estratégia de marketing, auxiliando as organizações educativas a se conduzirem estrategicamente, a fim de competirem com sucesso, atendendo a sociedade e atingindo os seus objetivos.
id UFSC_03aa651b02536f261da5fd61066a0013
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35586
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A ESTRATÉGIA DE MARKETING E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCATIVASAo analisar a situação competitiva mundial constata-se a urgência do direcionamento das organizações, em especial das instituições educacionais, para as questões estratégicas. O meio global, profundamente concorrencial, onde elas estão inseridas, exige um contínuo trabalho de avaliação e reavaliação da dinâmica ambiental, altamente mutável. As ações operacionais não garantem a efetividade dos resultados, pois sua amplitude restringe-se ao âmbito organizacional. Elas precisam estar vinculadas a procedimentos estratégicos, constituídos de ações de análise interna e externa da instituição, do papel exercido pelos indivíduos, bem como da busca pela integração setorial. O marketing, como elo de ligação imprescindível entre organização e ambiente, para poder contribuir mais eficazmente com a perspectiva estratégica organizacional, necessita priorizar o seu foco estratégico. Para tal, este trabalho pretende discutir estas questões e apresentar um conjunto de elementos que constituem o processo de formação da estratégia de marketing, auxiliando as organizações educativas a se conduzirem estrategicamente, a fim de competirem com sucesso, atendendo a sociedade e atingindo os seus objetivos.INPEAU2012-09-24T20:07:22Z2012-09-24T20:07:22Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35586Toaldo, Ana Maria MachadoCorbellini, Marcos Antonioporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-19T18:35:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35586Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-19T18:35:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESTRATÉGIA DE MARKETING E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS
title A ESTRATÉGIA DE MARKETING E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS
spellingShingle A ESTRATÉGIA DE MARKETING E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS
Toaldo, Ana Maria Machado
title_short A ESTRATÉGIA DE MARKETING E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS
title_full A ESTRATÉGIA DE MARKETING E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS
title_fullStr A ESTRATÉGIA DE MARKETING E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS
title_full_unstemmed A ESTRATÉGIA DE MARKETING E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS
title_sort A ESTRATÉGIA DE MARKETING E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS
author Toaldo, Ana Maria Machado
author_facet Toaldo, Ana Maria Machado
Corbellini, Marcos Antonio
author_role author
author2 Corbellini, Marcos Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toaldo, Ana Maria Machado
Corbellini, Marcos Antonio
description Ao analisar a situação competitiva mundial constata-se a urgência do direcionamento das organizações, em especial das instituições educacionais, para as questões estratégicas. O meio global, profundamente concorrencial, onde elas estão inseridas, exige um contínuo trabalho de avaliação e reavaliação da dinâmica ambiental, altamente mutável. As ações operacionais não garantem a efetividade dos resultados, pois sua amplitude restringe-se ao âmbito organizacional. Elas precisam estar vinculadas a procedimentos estratégicos, constituídos de ações de análise interna e externa da instituição, do papel exercido pelos indivíduos, bem como da busca pela integração setorial. O marketing, como elo de ligação imprescindível entre organização e ambiente, para poder contribuir mais eficazmente com a perspectiva estratégica organizacional, necessita priorizar o seu foco estratégico. Para tal, este trabalho pretende discutir estas questões e apresentar um conjunto de elementos que constituem o processo de formação da estratégia de marketing, auxiliando as organizações educativas a se conduzirem estrategicamente, a fim de competirem com sucesso, atendendo a sociedade e atingindo os seus objetivos.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-10
2012-09-24T20:07:22Z
2012-09-24T20:07:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35586
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652347558068224