A ESTRATÉGIA DE MARKETING E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35586 |
Resumo: | Ao analisar a situação competitiva mundial constata-se a urgência do direcionamento das organizações, em especial das instituições educacionais, para as questões estratégicas. O meio global, profundamente concorrencial, onde elas estão inseridas, exige um contínuo trabalho de avaliação e reavaliação da dinâmica ambiental, altamente mutável. As ações operacionais não garantem a efetividade dos resultados, pois sua amplitude restringe-se ao âmbito organizacional. Elas precisam estar vinculadas a procedimentos estratégicos, constituídos de ações de análise interna e externa da instituição, do papel exercido pelos indivíduos, bem como da busca pela integração setorial. O marketing, como elo de ligação imprescindível entre organização e ambiente, para poder contribuir mais eficazmente com a perspectiva estratégica organizacional, necessita priorizar o seu foco estratégico. Para tal, este trabalho pretende discutir estas questões e apresentar um conjunto de elementos que constituem o processo de formação da estratégia de marketing, auxiliando as organizações educativas a se conduzirem estrategicamente, a fim de competirem com sucesso, atendendo a sociedade e atingindo os seus objetivos. |
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A ESTRATÉGIA DE MARKETING E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCATIVASAo analisar a situação competitiva mundial constata-se a urgência do direcionamento das organizações, em especial das instituições educacionais, para as questões estratégicas. O meio global, profundamente concorrencial, onde elas estão inseridas, exige um contínuo trabalho de avaliação e reavaliação da dinâmica ambiental, altamente mutável. As ações operacionais não garantem a efetividade dos resultados, pois sua amplitude restringe-se ao âmbito organizacional. Elas precisam estar vinculadas a procedimentos estratégicos, constituídos de ações de análise interna e externa da instituição, do papel exercido pelos indivíduos, bem como da busca pela integração setorial. O marketing, como elo de ligação imprescindível entre organização e ambiente, para poder contribuir mais eficazmente com a perspectiva estratégica organizacional, necessita priorizar o seu foco estratégico. Para tal, este trabalho pretende discutir estas questões e apresentar um conjunto de elementos que constituem o processo de formação da estratégia de marketing, auxiliando as organizações educativas a se conduzirem estrategicamente, a fim de competirem com sucesso, atendendo a sociedade e atingindo os seus objetivos.INPEAU2012-09-24T20:07:22Z2012-09-24T20:07:22Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35586Toaldo, Ana Maria MachadoCorbellini, Marcos Antonioporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-19T18:35:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35586Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-19T18:35:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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Ao analisar a situação competitiva mundial constata-se a urgência do direcionamento das organizações, em especial das instituições educacionais, para as questões estratégicas. O meio global, profundamente concorrencial, onde elas estão inseridas, exige um contínuo trabalho de avaliação e reavaliação da dinâmica ambiental, altamente mutável. As ações operacionais não garantem a efetividade dos resultados, pois sua amplitude restringe-se ao âmbito organizacional. Elas precisam estar vinculadas a procedimentos estratégicos, constituídos de ações de análise interna e externa da instituição, do papel exercido pelos indivíduos, bem como da busca pela integração setorial. O marketing, como elo de ligação imprescindível entre organização e ambiente, para poder contribuir mais eficazmente com a perspectiva estratégica organizacional, necessita priorizar o seu foco estratégico. Para tal, este trabalho pretende discutir estas questões e apresentar um conjunto de elementos que constituem o processo de formação da estratégia de marketing, auxiliando as organizações educativas a se conduzirem estrategicamente, a fim de competirem com sucesso, atendendo a sociedade e atingindo os seus objetivos. |
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