Estratégias de crescimento empresarial para E-commerce’s: um estudo à área de moda do setor de luxo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Luiz Gustavo Delfino Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185005
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
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É mostrado que pessoas começaram a criar novos hábitos relacionais, e, como consequência disso, conceitos como o “luxo”, que em sua forma tradicional significava exclusividade, raridade, ostentação etc., foram remodelados. O luxo, à sociedade contemporânea, gerada a partir da década de 1980 contrapôs-se ao modelo tradicional do conceito de luxo, pois, tornou-se muito mais adepto a elementos com caráter subjetivos e emocionais, e, com isso, o conceito de luxo sofreu adaptações. No novo conceito de luxo a valorização da “simplicidade” passou a ter um apelo muito mais forte. Analisando-se esse cenário, as empresas se aperfeiçoaram no desenvolvimento estratégias de crescimento que possibilitassem a utilização dos conceitos de crescimento empresarial dentro do mercado digital, atingindo resultados satisfatórios e tornando a internet um dos canais mais rentáveis para o segmento de luxo no setor de moda. Deve-se salientar, ainda, que o setor de moda é altamente pulverizado e o empresário deste segmento, por muitas vezes, tem que competir de maneira desigual com empresas na informalidade, tornando as margens de lucro das demais empresas do setor menores, e como consequência disso surgiram inovações estratégicas que trouxeram resultados significativos para os e-commerce’s de moda. Foi possível observar a aplicação de estratégias competitivas nos e-commerce’s de moda, tais como: estratégias de diferenciação, enfoque, liderança em custos e internacionalização. Cada uma delas sempre aplicada em conjunto com algum conceito de marketing ou estratégia específica para o mercado digital, com o objetivo de atrair um público ultra segmentado, (aqui o consumidor de artigos de moda de luxo). O trabalho mostra a adesão das grandes grifes às lojas virtuais, fazendo com que a internet seja um canal de vendas rentável às empresas.A presente pesquisa apresenta estratégias de crescimento de empresas que comercializam artigos de luxo do setor de moda, no Brasil, por meio de e-commerce’s. Para isto, este trabalho elucida pontos que melhoram a compreensão de como o setor de luxo pela internet, têm crescido a taxas significativas; sobre as mudanças no padrão de comportamento das pessoas que consomem produtos de luxo; e como a entrada da chamada “era digital”, na década de 1980 e o desenvolvimento de diversas inovações tecnológicas (que permitiram uma melhor comunicação e ferramentas de pesquisa entre empresas e universidades) ajudaram a chegar nesse processo. É mostrado que pessoas começaram a criar novos hábitos relacionais, e, como consequência disso, conceitos como o “luxo”, que em sua forma tradicional significava exclusividade, raridade, ostentação etc., foram remodelados. O luxo, à sociedade contemporânea, gerada a partir da década de 1980 contrapôs-se ao modelo tradicional do conceito de luxo, pois, tornou-se muito mais adepto a elementos com caráter subjetivos e emocionais, e, com isso, o conceito de luxo sofreu adaptações. No novo conceito de luxo a valorização da “simplicidade” passou a ter um apelo muito mais forte. Analisando-se esse cenário, as empresas se aperfeiçoaram no desenvolvimento estratégias de crescimento que possibilitassem a utilização dos conceitos de crescimento empresarial dentro do mercado digital, atingindo resultados satisfatórios e tornando a internet um dos canais mais rentáveis para o segmento de luxo no setor de moda. Deve-se salientar, ainda, que o setor de moda é altamente pulverizado e o empresário deste segmento, por muitas vezes, tem que competir de maneira desigual com empresas na informalidade, tornando as margens de lucro das demais empresas do setor menores, e como consequência disso surgiram inovações estratégicas que trouxeram resultados significativos para os e-commerce’s de moda. Foi possível observar a aplicação de estratégias competitivas nos e-commerce’s de moda, tais como: estratégias de diferenciação, enfoque, liderança em custos e internacionalização. Cada uma delas sempre aplicada em conjunto com algum conceito de marketing ou estratégia específica para o mercado digital, com o objetivo de atrair um público ultra segmentado, (aqui o consumidor de artigos de moda de luxo). O trabalho mostra a adesão das grandes grifes às lojas virtuais, fazendo com que a internet seja um canal de vendas rentável às empresas.Florianópolis,SCCampos, Fred Leite SiqueiraUniversidade Federal de Santa CatarinaNeves, Luiz Gustavo Delfino Silva2018-03-09T17:16:50Z2018-03-09T17:16:50Z2018-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis94 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185005porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-09T17:16:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185005Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-03-09T17:16:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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