Intervenções em psicologia positiva para o desenvolvimento de qualidades psicológicas em servidores públicos federais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farsen, Thaís Cristine
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251092
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.
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Nessa égide localiza-se o conceito de intervenções em psicologia positiva, caracterizado por treinamentos, exercícios ou estratégias variadas com ênfase no desenvolvimento da qualidade de vida, do bem-estar da felicidade, capital psicológico e de outras qualidades psicológicas positivas. Trata-se de intervenções realizadas a partir dos preceitos da psicologia positiva em contextos variados, como também na área de conhecimento e no campo de atuação das organizações e do trabalho. Na presente tese se tem como propósito apresentar um programa de intervenções baseadas na psicologia positiva, oferecido uma vez em cada semestre para servidores técnicos e docentes de uma universidade pública federal do sul do Brasil. Os participantes da pesquisa foram os servidores que participaram de intervenções focadas no desenvolvimento de qualidades psicológicas positivas, tais como, os componentes do capital psicológico (otimismo, autoeficácia, resiliência e esperança), criatividade, gratidão, inteligência emocional e felicidade. Com o objetivo de verificar quais as contribuições do programa para o desenvolvimento de qualidades psicológicas em servidores públicos federais, a presente tese foi construída a partir de quatro estudos interrelacionados. O estudo 1 é constituído de um estudo de levantamento empírico que abrange uma revisão sistemática da literatura sobre intervenções em psicologia positiva nas organizações e no trabalho. O estudo 2 se trata de um estudo empírico de abordagem quantitativa, no qual se apresenta os efeitos das intervenções sobre os índices de capital psicológico dos servidores e sua relação com as suas variáveis sociodemográficas. No estudo 3, que é caracterizado como um estudo qualitativo, se pretendeu compreender os efeitos no desenvolvimento do programa de intervenções em qualidades psicológicas positivas, a partir das percepções dos participantes. Por fim, no estudo 4, se buscou triangular os resultados quantitativos e qualitativos obtidos por meio dos três estudos anteriores, verificando-se semelhanças, discrepâncias e acréscimos presentes em cada um deles. Os resultados obtidos corroboram a tese de que intervenções baseadas na psicologia positiva, aplicadas em ambientes de trabalho nas organizações, auxiliam as pessoas no desenvolvimento de habilidades individuais, sociais e voltadas ao trabalho, o que contribui para o desenvolvimento de qualidades psicológicas positivas e promove a saúde mental. A flexibilidade e a construção de relações de ajuda e de relações interpessoais saudáveis dentro e fora do trabalho também foram um dos efeitos positivos verificados. Além disso, se pode constatar, a partir das descobertas proporcionadas pelos estudos, que houve aumento no engajamento, melhora no significado do trabalho e no desempenho nas atividades laborais. Em síntese, os estudos que constam nesta tese auxiliam na construção de conhecimentos sobre intervenções em psicologia positiva no contexto laboral. Aliado a isto, os estudos e as práticas mostradas são percursoras no Brasil e contribuem para que gestores e outros trabalhadores que atuam em organizações possam construir e implementar estratégias baseadas nos pressupostos da psicologia positiva, visando a qualidade de vida, o bem-estar e a felicidade das pessoas no trabalho, preceitos que são fundamentais à construção de organizações saudáveis.Abstract: The emergence of positive psychology in the late 1990' had as its main agenda the change in the focus of psychological science to human virtues and potential. This strengthening was based on the consolidation of studies through quantitative, qualitative, and mixed methods, always with a focus on practical application in individual, group, and organizational levels. In this aegis is located the concept of interventions in positive psychology, characterized by training, exercises, or varied strategies with an emphasis on the development of quality of life, happiness well-being, psychological capital, and other positive psychological qualities. These interventions are made on the precepts of positive psychology in different contexts and in the knowledge area and in the field of action of the organizations and work. In this thesis, the purpose is to show a program of interventions based on positive psychology, offered once each semester to technical workers and professors of a federal public university in southern Brazil. Research participants were employees who participated in interventions focused on the development of positive psychological qualities, such as the components of psychological capital (optimism, self-efficacy, resilience, and hope), creativity, gratitude, emotional intelligence and happiness. To verify the program contributions to the development of psychological qualities in federal public servants, this thesis was built from four interrelated studies. Study 1 consists of a systematic review of the literature on interventions in positive psychology in organizations and at work. Study 2 is an empirical study with a quantitative approach, in which the effects of interventions on the psychological capital indices of public servants and their relationship with their sociodemographic variables are presented. In study 3, which is characterized as a qualitative study, was intended to understand the effects of the development of the intervention program in positive psychological qualities, based on the participants' perceptions. Finally, in study 4, we tried to triangulate the quantitative and qualitative results obtained through the three previous studies, verifying similarities, discrepancies, and additions present in each one of them. The results obtained support the thesis that interventions based on positive psychology applied in work environments in organizations, help people in the development of the individual, social and work-oriented skills, which contributes to the development of positive psychological qualities and promotes mental health. Flexibility and the construction of helping relationships and healthy interpersonal relationships, inside and outside of work, were also verified positive effects. In addition, it can be proved, from the findings provided by the studies, that there was an increase in engagement, improvement in the meaning of work, and the performance in work activities. In summary, the studies included in this thesis help build knowledge about positive psychology interventions in the work context. Allied to this, the studies and practices shown are precursors in Brazil, and contribute so that managers and other workers who work in organizations can build and implement strategies based on the assumptions of positive psychology, aiming to quality of life, well-being, and people's happiness at work, precepts that are fundamental to building healthy organizations.Silva, NarbalUniversidade Federal de Santa CatarinaFarsen, Thaís Cristine2023-09-14T23:05:48Z2023-09-14T23:05:48Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis163 p.| il., gráfs.application/pdf383499https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251092porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-14T23:05:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251092Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-14T23:05:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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