Gestão da marca e do relacionamento com clientes integradas à tecnologias de gestão com valores de inclusividade e sustentabilidade: uma análise crítica de marcas premiadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Timponi, Guilherme dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248525
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
id UFSC_0731d221df521b417392eaca1a1670b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/248525
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Gestão da marca e do relacionamento com clientes integradas à tecnologias de gestão com valores de inclusividade e sustentabilidade: uma análise crítica de marcas premiadasGestão da MarcaGestão do Relacionamento com ClientesMarca EcoéticaInclusividadeSustentabilidadeBrand ManagementCustomer Relationship ManagementEco-Ethic BrandInclusivitySustainabilityTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.O objetivo geral deste estudo é analisar como a gestão da marca e do relacionamento com clientes podem agregar valor inclusividade e sustentabilidade aos consumidores e partes interessadas. A metodologia adotada neste estudo envolveu a análise de conteúdo e abordagem crítica da literatura acadêmica e fontes da mídia especializada. A pesquisa classifica-se como: i) Pesquisa Aplicada; ii) Pesquisa Qualitativa; iii) Pesquisa Descritiva; iv) Pesquisa Documental, utilizando uma amostragem intencional, não probabilística. Os principais resultados põem em xeque a premiação de marcas. A avaliação de marcas exige gestão sistêmica, contingencial e análise da complexidade. Entretanto, as empresas gerenciam as marcas premiadas como um ativo estratégico, com estratégias de racionalidade instrumental, requisitos técnicos e financeiros apoiados por normas internacionais. Já os consumidores demonstram que a intenção de compra é influenciada pela qualidade percebida, associações de marca, lealdade à marca, e preocupações com o futuro e a sustentabilidade. Como conclusão, a Gestão do Relacionamento com Clientes e a Jornada do Cliente foram redesenhadas como tecnologia de gestão. Tendo por base a Estratégia do Oceano Azul, a agregação de valor incluiu estratégias de marketing inclusivo e sustentável, propondo a ecoética em atendimento a uma gestão responsável com o mercado, consumidores e a sociedade.The overall aim of this study is to examine how brand management and customer relationship management can add value in terms of inclusivity and sustainability to consumers and stakeholders. The methodology implemented in this research included content analysis and critical approach of both academic literature and specialized media sources. The study is classified as: i) Applied Research; ii) Qualitative Research; iii) Descriptive Research; iv) Documentary Research, utilizing a non-probabilistic, purposive sample. The primary findings question the awarding of brands. Brand evaluation requires systemic, contingent management and complexity analysis. However, companies manage award-winning brands as a strategic asset, employing strategies of instrumental rationality, technical and financial requirements backed by international norms. On the other hand, consumers show that their purchase intention is influenced by perceived quality, brand associations, brand loyalty, and concerns about the future and sustainability. In conclusion, Customer Relationship Management and the Customer Journey have been redesigned as management technologies. Based on the Blue Ocean Strategy, the value addition included inclusive and sustainable marketing strategies, proposing eco-ethics in response to responsible management of the market, consumers, and society.Florianópolis, SC.Garrido, Paulo OtoliniUniversidade Federal de Santa Catarina.Timponi, Guilherme dos Santos2023-07-11T13:07:28Z2023-07-11T13:07:28Z2023-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248525Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-11T13:07:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248525Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-11T13:07:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da marca e do relacionamento com clientes integradas à tecnologias de gestão com valores de inclusividade e sustentabilidade: uma análise crítica de marcas premiadas
title Gestão da marca e do relacionamento com clientes integradas à tecnologias de gestão com valores de inclusividade e sustentabilidade: uma análise crítica de marcas premiadas
spellingShingle Gestão da marca e do relacionamento com clientes integradas à tecnologias de gestão com valores de inclusividade e sustentabilidade: uma análise crítica de marcas premiadas
Timponi, Guilherme dos Santos
Gestão da Marca
Gestão do Relacionamento com Clientes
Marca Ecoética
Inclusividade
Sustentabilidade
Brand Management
Customer Relationship Management
Eco-Ethic Brand
Inclusivity
Sustainability
title_short Gestão da marca e do relacionamento com clientes integradas à tecnologias de gestão com valores de inclusividade e sustentabilidade: uma análise crítica de marcas premiadas
title_full Gestão da marca e do relacionamento com clientes integradas à tecnologias de gestão com valores de inclusividade e sustentabilidade: uma análise crítica de marcas premiadas
title_fullStr Gestão da marca e do relacionamento com clientes integradas à tecnologias de gestão com valores de inclusividade e sustentabilidade: uma análise crítica de marcas premiadas
title_full_unstemmed Gestão da marca e do relacionamento com clientes integradas à tecnologias de gestão com valores de inclusividade e sustentabilidade: uma análise crítica de marcas premiadas
title_sort Gestão da marca e do relacionamento com clientes integradas à tecnologias de gestão com valores de inclusividade e sustentabilidade: uma análise crítica de marcas premiadas
author Timponi, Guilherme dos Santos
author_facet Timponi, Guilherme dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garrido, Paulo Otolini
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Timponi, Guilherme dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da Marca
Gestão do Relacionamento com Clientes
Marca Ecoética
Inclusividade
Sustentabilidade
Brand Management
Customer Relationship Management
Eco-Ethic Brand
Inclusivity
Sustainability
topic Gestão da Marca
Gestão do Relacionamento com Clientes
Marca Ecoética
Inclusividade
Sustentabilidade
Brand Management
Customer Relationship Management
Eco-Ethic Brand
Inclusivity
Sustainability
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-11T13:07:28Z
2023-07-11T13:07:28Z
2023-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248525
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651897011175424