Diversidade cultural religiosa na cultura da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecchetti, Elcio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91839
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
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spelling Diversidade cultural religiosa na cultura da escolaEducaçãoDiversidade culturalReligiaoPreconceitos e antipatiasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoA pesquisa Diversidade Cultural Religiosa na Cultura da Escola tem por objetivo compreender como acontecem as interações e relações entre as diferentes identidades religiosas na cultura de uma escola pública da cidade de Florianópolis/SC. Entende Diversidade Cultural como os conjuntos de símbolos e significados peculiares construídos por cada sujeito/grupo social, através do tempo e do espaço, que servem de referência para a configuração de identidades pessoais e coletivas. Concebe o humano como um ser sócio-histórico-cultural, que constrói sua(s) identidade(s) a partir das relações de poder e estratégias de resistência, num processo de apropriação/produção das culturas. Compreende cultura da escola como amálgama dos imperativos da cultura escolar, da influência da conjuntura histórica, geográfica, social e cultural do contexto na qual a escola está situada e da teia de significados tecidos no cotidiano pela trama das relações entre seus sujeitos. Utilizando a etnografia como metodologia, esta investigação possibilita entrever as dificuldades da cultura da escola em respeitar e acolher positivamente as diversas identidades religiosas, com seus muitos olhares, rostos, nomes, textos, ritos e símbolos. O não reconhecimento da diversidade cultural religiosa e a naturalização de preconceitos que legitimam processos de exclusão e desigualdade evidenciam a necessidade da escola se desprender da perspectiva monocultural, integrando a diversidade de culturas e os diferentes sujeitos sócio-histórico-culturais presentes em seu contexto. A escola está sendo desafiada a abrir espaços para a alteridade, modificando os ritos, ritmos e processos que colaboram para a manutenção dos rótulos e estereótipos perante as crenças afro-brasileiras e pentecostais. O desafio é buscar outra forma de relacionamento com a diversidade cultural que permita compreendê-las em suas bases lógicas e epistemológicas. Um pensamento que afirme a existência de diversas racionalidades, todas legítimas e constituídas por sujeitos no seio de suas culturas, abrindo possibilidades para diálogos e interações positivas entre elas. The research Religious Cultural Diversity in the Culture of the School has the goal to understand the way happen the interactions and relations between the different religious identities in the culture of a public school from Florianópolis, Santa Catarina. It understands Diversity Cultural as the sets of symbols and peculiar meanings constructed by each citizen/social group, through the time and the space that serve as a reference for the configuration of personal and collective identities. The human being is conceived as a social, historical and cultural being that constructs his/her identity from the relations of power and strategies of resistance in an appropriation process/production of cultures. It understands the culture of the school as amalgam of the imperatives of the school culture, of the influence of historical, geographic, social and cultural from the context in which the school is situated and the relations among the citizens. Using the ethnography as methodology, this investigation allows seeing indistinctly the difficulties of the culture of the school in respecting and receiving the diverse religious identities positively, with its many looks, faces, names, texts, rites and symbols. The non recognition of the religious cultural diversity and the naturalization of preconceptions that legitimize processes of exclusion and inequality evidence the necessity of the school disconnect itself from the monoculture perspective, integrating the diversity of cultures and the different social, historical and cultural citizens present in its context. The school is being defied to open spaces for changing's, modifying the rites, rhythms and processes that collaborate for the maintenance of the labels and stereotypes facing the afro-Brazilians and Pentecostals beliefs. The challenge is to search another form of relationship with the cultural diversity that allows understanding them in its logical and epistemological bases. A thought that affirms the existence of diverse rationalities, all legitimated and constituted by citizens in their cultures, opening positive possibilities for dialogs and interactions among them.Florianópolis, SCCardoso, Terezinha MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaCecchetti, Elcio2012-10-24T03:04:39Z2012-10-24T03:04:39Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf259518http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91839porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T19:04:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91839Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T19:04:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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