A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Virgílio, Marilene da Silva Pacheco
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86567
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_0952316196df525ee6258a8da703e128
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86567
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idadeEducaçãoFracasso escolarAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A dissertação que apresentamos foi fundamentada em uma pesquisa que objetivou conhecer e analisar qual a relação que os alunos, que se encontram em defasagem série/idade escolar, têm com a escola e o saber escolar. Para desenvolver esse trabalho selecionamos um grupo de estudantes da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do ensino municipal de Paulo Lopes - Santa Catarina. O estudo configurou-se em três dimensões básicas: a história escolar dos alunos em situação de distorção série/idade; a relação com o saber e com escola; o sentido da escola e sua relação com o saber. Na construção dessa dissertação contou-se com o apoio de diversos autores, entre eles : Soares (1994), Sampaio (1998); Patto (1999); Zago (2000) e especialmente Charlot (2000, 2001, 2002); que discute, de forma mais específica, a relação com o saber e a escola. Os procedimentos metodológicos definem uma pesquisa de natureza predominantemente qualitativa. A coleta de dados contou com um questionário para caracterização da população estudada e de entrevistas. O material analisado compreendeu um conjunto de categorias temáticas para nos permitir aprofundar o estudo sobre a relação com a escola e com o saber. Em geral os alunos não vêem a escola como lugar central de construção do saber, mas um lugar aonde se vai para mais tarde adquirir um bom emprego, ter um futuro melhor. Isto é, vêem a escola enquanto relação profissional. O estudo desenvolvido indica a necessidade de aprofundar o estudo de temas voltados para as dimensões do prazer e do sentido de estudar e de ir à escola. Os resultados dessa investigação deverão contribuir na compreensão do chamado "fracasso escolar".Florianópolis, SCZago, NadirUniversidade Federal de Santa CatarinaVirgílio, Marilene da Silva Pacheco2012-10-21T08:17:12Z2012-10-21T08:17:12Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis134 f.| tabs.application/pdf198907http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86567porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T05:44:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86567Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T05:44:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade
title A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade
spellingShingle A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade
Virgílio, Marilene da Silva Pacheco
Educação
Fracasso escolar
Avaliação
title_short A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade
title_full A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade
title_fullStr A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade
title_full_unstemmed A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade
title_sort A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade
author Virgílio, Marilene da Silva Pacheco
author_facet Virgílio, Marilene da Silva Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zago, Nadir
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Virgílio, Marilene da Silva Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Fracasso escolar
Avaliação
topic Educação
Fracasso escolar
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-21T08:17:12Z
2012-10-21T08:17:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 198907
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86567
identifier_str_mv 198907
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 134 f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652050540527616