A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86567 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_0952316196df525ee6258a8da703e128 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86567 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idadeEducaçãoFracasso escolarAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A dissertação que apresentamos foi fundamentada em uma pesquisa que objetivou conhecer e analisar qual a relação que os alunos, que se encontram em defasagem série/idade escolar, têm com a escola e o saber escolar. Para desenvolver esse trabalho selecionamos um grupo de estudantes da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do ensino municipal de Paulo Lopes - Santa Catarina. O estudo configurou-se em três dimensões básicas: a história escolar dos alunos em situação de distorção série/idade; a relação com o saber e com escola; o sentido da escola e sua relação com o saber. Na construção dessa dissertação contou-se com o apoio de diversos autores, entre eles : Soares (1994), Sampaio (1998); Patto (1999); Zago (2000) e especialmente Charlot (2000, 2001, 2002); que discute, de forma mais específica, a relação com o saber e a escola. Os procedimentos metodológicos definem uma pesquisa de natureza predominantemente qualitativa. A coleta de dados contou com um questionário para caracterização da população estudada e de entrevistas. O material analisado compreendeu um conjunto de categorias temáticas para nos permitir aprofundar o estudo sobre a relação com a escola e com o saber. Em geral os alunos não vêem a escola como lugar central de construção do saber, mas um lugar aonde se vai para mais tarde adquirir um bom emprego, ter um futuro melhor. Isto é, vêem a escola enquanto relação profissional. O estudo desenvolvido indica a necessidade de aprofundar o estudo de temas voltados para as dimensões do prazer e do sentido de estudar e de ir à escola. Os resultados dessa investigação deverão contribuir na compreensão do chamado "fracasso escolar".Florianópolis, SCZago, NadirUniversidade Federal de Santa CatarinaVirgílio, Marilene da Silva Pacheco2012-10-21T08:17:12Z2012-10-21T08:17:12Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis134 f.| tabs.application/pdf198907http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86567porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T05:44:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86567Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T05:44:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade |
title |
A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade |
spellingShingle |
A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade Virgílio, Marilene da Silva Pacheco Educação Fracasso escolar Avaliação |
title_short |
A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade |
title_full |
A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade |
title_fullStr |
A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade |
title_full_unstemmed |
A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade |
title_sort |
A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade |
author |
Virgílio, Marilene da Silva Pacheco |
author_facet |
Virgílio, Marilene da Silva Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zago, Nadir Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Virgílio, Marilene da Silva Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Fracasso escolar Avaliação |
topic |
Educação Fracasso escolar Avaliação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-21T08:17:12Z 2012-10-21T08:17:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
198907 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86567 |
identifier_str_mv |
198907 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
134 f.| tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652050540527616 |