Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Danielle Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238485
Resumo: JESUS, Danielle Sousa de. Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912).. 2021. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.O original desta dissertação encontra-se depositada na BU da UFMA - https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3581
id UFSC_0959f73256c091fa4fb8a2c17de15de8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/238485
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912)Ensino de DesenhoGrupo EscolarHistória da educação matemáticaFinalidades educativasJESUS, Danielle Sousa de. Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912).. 2021. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.O original desta dissertação encontra-se depositada na BU da UFMA - https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3581Este estudo teve por objetivo caracterizar as finalidades da matéria Desenho nos Grupos Escolares de São Luís - MA, no período compreendido entre 1903 e 1912. O recorte temporal inicial foi delimitado pelo marco da autorização de criação dos Grupos Escolares no Estado, iniciado pela capital maranhense em 1903. O recorte final situa-se em 1912, ano em que se constata uma ausência desses grupos na capital maranhense. Nesse contexto, faz gerar a pergunta desta pesquisa: quais as finalidades do ensino de Desenho nos Grupos Escolares de São Luís (1903-1912)? Deste modo, pesquisar sobre as finalidades do Desenho nos Grupos Escolares, buscando o entendimento das práticas escolares e de como foram pensados e organizados oficialmente as concepções e os instrumentos pedagógicos indicados nos documentos oficiais, é essencial para uma escrita da história da educação matemática na capital maranhense. Logo, a fim de compreender quais finalidades para a matéria Desenho estiveram postas nos Grupos Escolares de São Luís e como elas se caracterizam, foram localizados e examinados documentos oficiais configurados nos Regulamentos, Regimentos, Programas de ensino, Relatórios, Mensagens, Leis, Decretos, além de Revistas e Jornais. O estudo foi desenvolvido na perspectiva histórica de análise documental, utilizando os estudos da história cultural, considerando as obras de Roger Chartier (2002) e Dominique Julia (2001), e história das disciplinas escolares de André Chervel (1990), além das ideias de Valente (2007, 2008, 2010, 2013), Silva (2011, 2017) e Guimarães (2017) acerca da história da educação matemática, Grupos Escolares no Maranhão e Desenho nas Escolas Primárias, respectivamente. A coleta das fontes deu-se no Arquivo Público do Maranhão, Biblioteca Pública Benedito Leite, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Casa de Cultura Josué Montello, Biblioteca Assis Chateaubrian, Biblioteca Ferreira Gullar, Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Biblioteca Rosa Castro, Biblioteca Astolfo Marques, Inspeção Escolar da Secretaria Estadual de Educação, Inspeção Escolar da Secretaria Municipal de Educação e acervos digitais das Biblioteca Nacional e Biblioteca Pública Benedito Leite. Em termos de conclusão, o ensino de Desenho era elemento presente na cultura escolar do Grupo Escolar e tinha como finalidades desenvolver a observação, percepção e criatividade das crianças, a prática de educar o olho e a mão e auxiliar outras matérias do curso primário dos Grupos Escolares, atuando como um instrumento facilitador na compreensão de representações e linguagens. As indicações metodológicas destinadas ao ensino desse saber relacionavam-se com o uso do método de ensino intuitivo. Em relação aos conteúdos, estavam postos de maneira gradual, ministrados de forma sucessiva e em progressão de graus de dificuldade para cada ano.Guimarães, Marcos DenilsonJesus, Danielle Souza2022-08-26T17:56:58Z2022-08-26T17:56:58Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJESUS, Danielle Sousa de. Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912).. 2021. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238485porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-26T17:58:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238485Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-26T17:58:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912)
title Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912)
spellingShingle Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912)
Jesus, Danielle Souza
Ensino de Desenho
Grupo Escolar
História da educação matemática
Finalidades educativas
title_short Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912)
title_full Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912)
title_fullStr Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912)
title_full_unstemmed Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912)
title_sort Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912)
author Jesus, Danielle Souza
author_facet Jesus, Danielle Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Marcos Denilson
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Danielle Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Desenho
Grupo Escolar
História da educação matemática
Finalidades educativas
topic Ensino de Desenho
Grupo Escolar
História da educação matemática
Finalidades educativas
description JESUS, Danielle Sousa de. Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912).. 2021. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.O original desta dissertação encontra-se depositada na BU da UFMA - https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3581
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-08-26T17:56:58Z
2022-08-26T17:56:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JESUS, Danielle Sousa de. Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912).. 2021. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238485
identifier_str_mv JESUS, Danielle Sousa de. Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912).. 2021. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652132061020160