CURRÍCULO EM SERVIÇO SOCIAL: CONSTRUÇÃO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVES - Revista Relações Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3128 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é problematizar o currículo como construção social, que direciona a formação profissional e deve estar conectado às necessidades e ao movimento da sociedade. Interessa-nos dar destaque à sua construção no âmbito do Serviço Social, uma profissão que se redesenhou ao longo de sua trajetória sócio-histórica na sociedade brasileira. A metodologia se sustenta nas pesquisas bibliográfica e documental, as quais nos permitem reconhecer que os conteúdos curriculares do Serviço Social já foram predominantemente influenciados por variadas correntes de pensamento, como o neotomismo, o positivismo, o funcionalismo e, atualmente, o marxismo. Na contemporaneidade, temos um currículo voltado para atender as demandas das classes subalternas, construído a partir da união da categoria de assistentes sociais, baseando-se no tripé que sustenta a profissão, a saber: Lei de Regulamentação da Profissão, Código de Ética Profissional do Assistente Social e Diretrizes Curriculares. No entanto, este currículo não está plenamente materializado, e tem sofrido diversos ataques, devido à tendência de mercantilização do ensino superior no atual contexto brasileiro. Esta tendência conduz à construção de um novo perfil de profissional, com uma formação mais restrita, mais técnica, mais instrumental, uma perspectiva que vai na contramão do projeto coletivamente construído pela categoria nos anos 1990. |
id |
UFV-8_a318972336983c1d65baff174275988a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3128 |
network_acronym_str |
UFV-8 |
network_name_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
CURRÍCULO EM SERVIÇO SOCIAL: CONSTRUÇÃO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOScurrículoServiço Socialformação profissionaldiretrizes curricularescapitalismoO objetivo deste artigo é problematizar o currículo como construção social, que direciona a formação profissional e deve estar conectado às necessidades e ao movimento da sociedade. Interessa-nos dar destaque à sua construção no âmbito do Serviço Social, uma profissão que se redesenhou ao longo de sua trajetória sócio-histórica na sociedade brasileira. A metodologia se sustenta nas pesquisas bibliográfica e documental, as quais nos permitem reconhecer que os conteúdos curriculares do Serviço Social já foram predominantemente influenciados por variadas correntes de pensamento, como o neotomismo, o positivismo, o funcionalismo e, atualmente, o marxismo. Na contemporaneidade, temos um currículo voltado para atender as demandas das classes subalternas, construído a partir da união da categoria de assistentes sociais, baseando-se no tripé que sustenta a profissão, a saber: Lei de Regulamentação da Profissão, Código de Ética Profissional do Assistente Social e Diretrizes Curriculares. No entanto, este currículo não está plenamente materializado, e tem sofrido diversos ataques, devido à tendência de mercantilização do ensino superior no atual contexto brasileiro. Esta tendência conduz à construção de um novo perfil de profissional, com uma formação mais restrita, mais técnica, mais instrumental, uma perspectiva que vai na contramão do projeto coletivamente construído pela categoria nos anos 1990.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica e documentalapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/312810.18540/revesvl1iss1pp0014-0024REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 1 (2018); 0014-0024REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 1 (2018); 0014-0024REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 1 (2018); 0014-00242595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3128/1491Andrade, Roberta Ferreira Coelho deCorrêa, Ana Paula DiasGama, Rayanne Roqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-14T13:03:20Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3128Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2019-12-14T13:03:20REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURRÍCULO EM SERVIÇO SOCIAL: CONSTRUÇÃO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
title |
CURRÍCULO EM SERVIÇO SOCIAL: CONSTRUÇÃO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
spellingShingle |
CURRÍCULO EM SERVIÇO SOCIAL: CONSTRUÇÃO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS Andrade, Roberta Ferreira Coelho de currículo Serviço Social formação profissional diretrizes curriculares capitalismo |
title_short |
CURRÍCULO EM SERVIÇO SOCIAL: CONSTRUÇÃO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
title_full |
CURRÍCULO EM SERVIÇO SOCIAL: CONSTRUÇÃO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
title_fullStr |
CURRÍCULO EM SERVIÇO SOCIAL: CONSTRUÇÃO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
title_full_unstemmed |
CURRÍCULO EM SERVIÇO SOCIAL: CONSTRUÇÃO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
title_sort |
CURRÍCULO EM SERVIÇO SOCIAL: CONSTRUÇÃO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
author |
Andrade, Roberta Ferreira Coelho de |
author_facet |
Andrade, Roberta Ferreira Coelho de Corrêa, Ana Paula Dias Gama, Rayanne Roque |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Ana Paula Dias Gama, Rayanne Roque |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Roberta Ferreira Coelho de Corrêa, Ana Paula Dias Gama, Rayanne Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo Serviço Social formação profissional diretrizes curriculares capitalismo |
topic |
currículo Serviço Social formação profissional diretrizes curriculares capitalismo |
description |
O objetivo deste artigo é problematizar o currículo como construção social, que direciona a formação profissional e deve estar conectado às necessidades e ao movimento da sociedade. Interessa-nos dar destaque à sua construção no âmbito do Serviço Social, uma profissão que se redesenhou ao longo de sua trajetória sócio-histórica na sociedade brasileira. A metodologia se sustenta nas pesquisas bibliográfica e documental, as quais nos permitem reconhecer que os conteúdos curriculares do Serviço Social já foram predominantemente influenciados por variadas correntes de pensamento, como o neotomismo, o positivismo, o funcionalismo e, atualmente, o marxismo. Na contemporaneidade, temos um currículo voltado para atender as demandas das classes subalternas, construído a partir da união da categoria de assistentes sociais, baseando-se no tripé que sustenta a profissão, a saber: Lei de Regulamentação da Profissão, Código de Ética Profissional do Assistente Social e Diretrizes Curriculares. No entanto, este currículo não está plenamente materializado, e tem sofrido diversos ataques, devido à tendência de mercantilização do ensino superior no atual contexto brasileiro. Esta tendência conduz à construção de um novo perfil de profissional, com uma formação mais restrita, mais técnica, mais instrumental, uma perspectiva que vai na contramão do projeto coletivamente construído pela categoria nos anos 1990. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica e documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3128 10.18540/revesvl1iss1pp0014-0024 |
url |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3128 |
identifier_str_mv |
10.18540/revesvl1iss1pp0014-0024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3128/1491 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 1 (2018); 0014-0024 REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 1 (2018); 0014-0024 REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 1 (2018); 0014-0024 2595-4490 reponame:REVES - Revista Relações Sociais instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
collection |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
reves.journal@ufv.br|| |
_version_ |
1792207365852889088 |