PERMANÊNCIA NA UFSM E A PROPOSTA DO PROGRAMA PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO E APOIO SOCIOPEDAGÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132002 |
Resumo: | Este artigo apresenta a proposta de viabilização do acompanhamento sociopedagógico para minimizar a retenção e evasão dos estudantes cotistas e não cotistas da UFSM, inclusos no Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Social e Racial, em andamento desde o acesso em 2008. O Programa previu, ainda, ações de acesso e permanência que incluem a consolidação de estruturas institucionais, algumas não criadas. É necessário avaliação sobre sua eficiência, aspecto que poderá ser prejudicado pela não implementação integral dos mecanismos propostos. Em advento à Lei Federal 12.711/12, houve adaptações no Programa e o Programa Permanente de Acompanhamento e Apoio Sociopedagógico - coordenado pelo Observatório de Ações Afirmativas para Ingresso e Permanência nas Universidades Públicas da América do Sul – AFIRME, visa dar a conhecer o planejamento estratégico do binômio acolhimento/acompanhamento, levando a efeito aulas de reforço antes do início do semestre e posterior acompanhamento em todos os semestres, para um melhor desempenho naquelas disciplinas correspondentes nos Cursos de graduação. A nova gestão que assumiu em 2014 colocou a proposta do acompanhamento pedagógico como projeto piloto, o que indica que alguns entraves estão sendo vencidos, com destaque orçamentário para realizar o pleito. |
id |
UFSC_0a444e9f193f3776fbda11eac792bee3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132002 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PERMANÊNCIA NA UFSM E A PROPOSTA DO PROGRAMA PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO E APOIO SOCIOPEDAGÓGICOAções afirmativas, permanência, políticas públicas de inclusão, acompanhamento pedagógico.Este artigo apresenta a proposta de viabilização do acompanhamento sociopedagógico para minimizar a retenção e evasão dos estudantes cotistas e não cotistas da UFSM, inclusos no Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Social e Racial, em andamento desde o acesso em 2008. O Programa previu, ainda, ações de acesso e permanência que incluem a consolidação de estruturas institucionais, algumas não criadas. É necessário avaliação sobre sua eficiência, aspecto que poderá ser prejudicado pela não implementação integral dos mecanismos propostos. Em advento à Lei Federal 12.711/12, houve adaptações no Programa e o Programa Permanente de Acompanhamento e Apoio Sociopedagógico - coordenado pelo Observatório de Ações Afirmativas para Ingresso e Permanência nas Universidades Públicas da América do Sul – AFIRME, visa dar a conhecer o planejamento estratégico do binômio acolhimento/acompanhamento, levando a efeito aulas de reforço antes do início do semestre e posterior acompanhamento em todos os semestres, para um melhor desempenho naquelas disciplinas correspondentes nos Cursos de graduação. A nova gestão que assumiu em 2014 colocou a proposta do acompanhamento pedagógico como projeto piloto, o que indica que alguns entraves estão sendo vencidos, com destaque orçamentário para realizar o pleito.INPEAU2015-04-13T12:40:29Z2015-04-13T12:40:29Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132002Melo, Ana Lucia AguiarMoura Filho, José Luiz deMello, Rosane Brumporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-13T12:40:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132002Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-13T12:40:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERMANÊNCIA NA UFSM E A PROPOSTA DO PROGRAMA PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO E APOIO SOCIOPEDAGÓGICO |
title |
PERMANÊNCIA NA UFSM E A PROPOSTA DO PROGRAMA PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO E APOIO SOCIOPEDAGÓGICO |
spellingShingle |
PERMANÊNCIA NA UFSM E A PROPOSTA DO PROGRAMA PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO E APOIO SOCIOPEDAGÓGICO Melo, Ana Lucia Aguiar Ações afirmativas, permanência, políticas públicas de inclusão, acompanhamento pedagógico. |
title_short |
PERMANÊNCIA NA UFSM E A PROPOSTA DO PROGRAMA PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO E APOIO SOCIOPEDAGÓGICO |
title_full |
PERMANÊNCIA NA UFSM E A PROPOSTA DO PROGRAMA PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO E APOIO SOCIOPEDAGÓGICO |
title_fullStr |
PERMANÊNCIA NA UFSM E A PROPOSTA DO PROGRAMA PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO E APOIO SOCIOPEDAGÓGICO |
title_full_unstemmed |
PERMANÊNCIA NA UFSM E A PROPOSTA DO PROGRAMA PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO E APOIO SOCIOPEDAGÓGICO |
title_sort |
PERMANÊNCIA NA UFSM E A PROPOSTA DO PROGRAMA PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO E APOIO SOCIOPEDAGÓGICO |
author |
Melo, Ana Lucia Aguiar |
author_facet |
Melo, Ana Lucia Aguiar Moura Filho, José Luiz de Mello, Rosane Brum |
author_role |
author |
author2 |
Moura Filho, José Luiz de Mello, Rosane Brum |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Ana Lucia Aguiar Moura Filho, José Luiz de Mello, Rosane Brum |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ações afirmativas, permanência, políticas públicas de inclusão, acompanhamento pedagógico. |
topic |
Ações afirmativas, permanência, políticas públicas de inclusão, acompanhamento pedagógico. |
description |
Este artigo apresenta a proposta de viabilização do acompanhamento sociopedagógico para minimizar a retenção e evasão dos estudantes cotistas e não cotistas da UFSM, inclusos no Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Social e Racial, em andamento desde o acesso em 2008. O Programa previu, ainda, ações de acesso e permanência que incluem a consolidação de estruturas institucionais, algumas não criadas. É necessário avaliação sobre sua eficiência, aspecto que poderá ser prejudicado pela não implementação integral dos mecanismos propostos. Em advento à Lei Federal 12.711/12, houve adaptações no Programa e o Programa Permanente de Acompanhamento e Apoio Sociopedagógico - coordenado pelo Observatório de Ações Afirmativas para Ingresso e Permanência nas Universidades Públicas da América do Sul – AFIRME, visa dar a conhecer o planejamento estratégico do binômio acolhimento/acompanhamento, levando a efeito aulas de reforço antes do início do semestre e posterior acompanhamento em todos os semestres, para um melhor desempenho naquelas disciplinas correspondentes nos Cursos de graduação. A nova gestão que assumiu em 2014 colocou a proposta do acompanhamento pedagógico como projeto piloto, o que indica que alguns entraves estão sendo vencidos, com destaque orçamentário para realizar o pleito. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-13T12:40:29Z 2015-04-13T12:40:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132002 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652386613329920 |