Autoeficácia docente de professores de educação física: uma abordagem nos ciclos de desenvolvimento profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229931 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2021. |
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Autoeficácia docente de professores de educação física: uma abordagem nos ciclos de desenvolvimento profissionalEducação físicaPrática de ensinoProfessores de educação fisicaAutoeficáciaCarreira profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2021.O objetivo do estudo foi analisar os fatores que afetam o desenvolvimento das crenças de autoeficácia docente ao longo da carreira de professores de Educação Física Escolar da Rede Municipal de São José, Santa Catarina. A investigação caracterizou-se um estudo descritivo exploratório, desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa adotou-se o tipo de pesquisa quantitativo para analisar os níveis de Autoeficácia Docente dos participantes, considerando as características profissionais e pessoais. Na segunda etapa optou-se pelo tipo de pesquisa qualitativo para aprofundar os fatores associados à percepção de autoeficácia docente, na qual foram selecionados 10 professores da primeira etapa do estudo. A população do estudo compreendeu os professores de Educação Física da Rede Municipal de São José, cujo processo de seleção da amostra foi não probabilística e por voluntariado em ambas as etapas. Os resultados da etapa quantitativa revelaram altos níveis de Autoeficácia Docente dos professores investigados. Apesar de não terem sido identificadas associações estatisticamente significativas entre as variáveis investigadas, notou-se que os níveis de percepção de Autoeficácia Docente dos professores mais experientes (>40 anos) foram mais elevados quando comparados com os professores mais novos (<39 anos). As falas dos professores participantes da pesquisa qualitativa permitiram identificar 3 principais categorias, nomeadamente Planejamento, Condução e Avaliação e Reflexão. Na categoria de Planejamento, enquanto que os professores dos ciclos iniciais relataram uma maior dependência das fontes de persuasão social e das experiências vicárias, os professores do ciclo de consolidação planejam com base na fonte das experiências diretas. Nota-se também que os professores iniciantes se envolvem mais de uma vez por semana com o planejamento, ao passo que os professores mais experientes tendem a se preparar menos com o passar dos anos. Na categoria de Condução, os professores mais experientes apontaram para uma ação docente mais baseada na sua prática, já os professores iniciantes relataram depender das experiências no curso de graduação e da busca por conhecimentos em outros ambientes (experiências vicárias e persuasão social). Diferentes estratégias são adotadas pelos professores para melhorar a capacidade de lidar com alunos e turmas difíceis, de gerenciar a turma e estabelecer rotinas de sala de aula, de ter a atenção da turma e de lidar com comportamentos perturbadores, de fazer os alunos pensarem criticamente. Na categoria de Avaliação e Reflexão, os professores relataram a falta da autoavaliação sistematizada e que o processo reflexivo não ocorre de forma planejada e organizada no ambiente escolar. Quanto a avaliação dos alunos, os professores relataram variar as suas estratégias e demonstraram preocupação ao respeitar a individualidade dos alunos e das turmas. Apesar de se perceberem altamente eficazes, os professores investigados relataram uma ação docente realizada de forma idiossincrática, pouco aparecendo a influência da rede de formação continuada, tampouco a relação com os pares ou coordenadores pedagógicos. Recomenda-se a continuidade dos estudos para acompanhar os professores ao longo da sua ação docente, a fim de relacionar a percepção de capacidade com a prática pedagógica diária.Abstract: The aim of the study was to analyze the factors that affect the development of self-efficacy beliefs throughout the career of Physical Education teachers in São José, Santa Catarina. The investigation was characterized as an exploratory descriptive study, developed in two stages. In the first stage, quantitative research was adopted to analyze the levels of Teacher Self-Efficacy from the participants, considering professional and personal characteristics. In the second stage, the qualitative research method was selected to better comprehend the factors associated with the perception of teaching self-efficacy, in which 10 teachers from the first stage of the study were selected. The study population was consisted by Physical Education teachers from the city of São José. The sample selection process was non-probabilistic and voluntary in both stages. The results of the quantitative research revealed high levels of Teacher Self-Efficacy of the investigated teachers. Although no statistically significant associations were identified between the investigated variables, it was noted that the levels of Self-Efficacy perception from experienced teachers (>40 years old) were higher when compared to younger teachers (<39 years old). The results from the qualitative research allowed to identify 3 main categories, Planning, Conduct and Evaluation and Reflection. In the Planning category, while teachers in the initial cycles reported a greater dependence on sources of social persuasion and vicarious experiences, teachers in the consolidation cycle plan based on the source of direct experiences. It is also noted that beginning teachers are involved more than once a week with planning, while more experienced teachers tend to prepare less over time. In the Conduct category, more experienced teachers pointed to a teaching action more based on their practice, while beginning teachers reported depending on experiences from the University and the search for knowledge in other environments (viccarious experiences and social persuasion). Different strategies are adopted by teachers to improve the ability to deal with difficult students and classes, to manage the class and establish classroom routines, to get the attention of the class and to deal with disruptive behavior, to make students think critically. In the Assessment and Reflection category, teachers reported the lack of systematized self-assessment and that the reflective process does not occur in a planned and organized way in the school environment. As for student assessment, teachers reported varying their strategies and also showed concern to respect the individuality of students and classes. Despite perceiving themselves as highly effective, the investigated teachers reported a teaching action carried out in an idiosyncratic way, with little evidence of the influence of the continuing education network, nor the relationship with peers or pedagogical coordinators. It is recommended to continue the studies to investigate teachers throughout their teaching activities, in order to relate the perception of capacity with the daily pedagogical practice.Nascimento, Juarez Vieira doUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Vinícius Plentz de2021-11-11T19:27:12Z2021-11-11T19:27:12Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis129 p.| il.application/pdf373596https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229931porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-11T19:27:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229931Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-11-11T19:27:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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