Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89637 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica |
id |
UFSC_0e83ff232f58a725f463e188f01004d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89637 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docenteEducaçãoEducação científica e tecnológicaProfessores -FormaçãoAmbiente virtualFisica modernaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e TecnológicaEste trabalho apresenta resultados de uma discussão fomentada com professores de Física de diversas regiões do país acerca das dificuldades encontradas para tratar assuntos relacionados com Ciência e Tecnologia contemporâneas no ciclo final da educação básica. Como estratégia de pesquisa foi eleito um tópico - Nanociência e suas implicações - a partir do qual se elaborou uma proposta didática, posteriormente analisada e redimensionada a partir das colaborações do grupo de professores envolvidos. As discussões foram registradas em um ambiente virtual baseado no Moodle, de onde emergiram os principais elementos analisados. Os registros fundamentam a identificação de fatores que se auto-influenciam quando o professor busca os conhecimentos que julga serem necessários para o tratamento didático-metodológico de tópicos envolvendo conceitos de Física Moderna e Contemporânea (FMC). A partir da análise se conclui que a base de conhecimento dos professores em FMC demonstra fragilidades, além de ser fortemente influenciada por crenças que sinalizam dificuldades para a elaboração de propostas didáticas baseadas em tópicos envolvendo Ciência e Tecnologia contemporâneas, somando-se às dificuldades já identificadas na transposição desses saberes. A superação destes obstáculos sugere maior aproximação entre a pesquisa acadêmica em ensino de Física e aqueles que atuam no Ensino Médio, passando pela melhoria do processo de formação inicial e estabelecimento de uma política de formação permanente. Resulta a aposta de que o professor capacitado e seguro pode ser agente de transformação em seu cotidiano escolar.Florianópolis, SCCruz, Sônia Maria Silva Corrêa de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaCima, Vanderlei André2012-10-23T00:47:24Z2012-10-23T00:47:24Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis206 f.| il.application/pdf249117http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89637porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T08:39:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89637Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T08:39:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente |
title |
Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente |
spellingShingle |
Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente Cima, Vanderlei André Educação Educação científica e tecnológica Professores - Formação Ambiente virtual Fisica moderna |
title_short |
Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente |
title_full |
Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente |
title_fullStr |
Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente |
title_full_unstemmed |
Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente |
title_sort |
Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente |
author |
Cima, Vanderlei André |
author_facet |
Cima, Vanderlei André |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Sônia Maria Silva Corrêa de Souza Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cima, Vanderlei André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Professores - Formação Ambiente virtual Fisica moderna |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Professores - Formação Ambiente virtual Fisica moderna |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007 2012-10-23T00:47:24Z 2012-10-23T00:47:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
249117 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89637 |
identifier_str_mv |
249117 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
206 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651889353424896 |