Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cima, Vanderlei André
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89637
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_0e83ff232f58a725f463e188f01004d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89637
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docenteEducaçãoEducação científica e tecnológicaProfessores -FormaçãoAmbiente virtualFisica modernaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e TecnológicaEste trabalho apresenta resultados de uma discussão fomentada com professores de Física de diversas regiões do país acerca das dificuldades encontradas para tratar assuntos relacionados com Ciência e Tecnologia contemporâneas no ciclo final da educação básica. Como estratégia de pesquisa foi eleito um tópico - Nanociência e suas implicações - a partir do qual se elaborou uma proposta didática, posteriormente analisada e redimensionada a partir das colaborações do grupo de professores envolvidos. As discussões foram registradas em um ambiente virtual baseado no Moodle, de onde emergiram os principais elementos analisados. Os registros fundamentam a identificação de fatores que se auto-influenciam quando o professor busca os conhecimentos que julga serem necessários para o tratamento didático-metodológico de tópicos envolvendo conceitos de Física Moderna e Contemporânea (FMC). A partir da análise se conclui que a base de conhecimento dos professores em FMC demonstra fragilidades, além de ser fortemente influenciada por crenças que sinalizam dificuldades para a elaboração de propostas didáticas baseadas em tópicos envolvendo Ciência e Tecnologia contemporâneas, somando-se às dificuldades já identificadas na transposição desses saberes. A superação destes obstáculos sugere maior aproximação entre a pesquisa acadêmica em ensino de Física e aqueles que atuam no Ensino Médio, passando pela melhoria do processo de formação inicial e estabelecimento de uma política de formação permanente. Resulta a aposta de que o professor capacitado e seguro pode ser agente de transformação em seu cotidiano escolar.Florianópolis, SCCruz, Sônia Maria Silva Corrêa de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaCima, Vanderlei André2012-10-23T00:47:24Z2012-10-23T00:47:24Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis206 f.| il.application/pdf249117http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89637porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T08:39:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89637Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T08:39:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente
title Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente
spellingShingle Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente
Cima, Vanderlei André
Educação
Educação científica e tecnológica
Professores -
Formação
Ambiente virtual
Fisica moderna
title_short Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente
title_full Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente
title_fullStr Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente
title_full_unstemmed Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente
title_sort Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente
author Cima, Vanderlei André
author_facet Cima, Vanderlei André
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Sônia Maria Silva Corrêa de Souza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cima, Vanderlei André
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Professores -
Formação
Ambiente virtual
Fisica moderna
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Professores -
Formação
Ambiente virtual
Fisica moderna
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T00:47:24Z
2012-10-23T00:47:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 249117
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89637
identifier_str_mv 249117
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 206 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651889353424896