Socialização profissional de professores de educação física do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moletta, Andréia Fernanda
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107469
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2013
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMoletta, Andréia FernandaNascimento, Juarez Vieira doFarias, Gelcemar Oliveira2013-12-06T00:12:24Z2013-12-06T00:12:24Z2013318589https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107469Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2013A socialização profissional contempla as identidades dos sujeitos, baseadas no processo relacional (identidade para outro) e biográfico (identidade para si). Assim, o estudo teve como objetivo analisar o processo de socialização profissional de professores universitários de Educação Física. Para tanto, tornou-se necessário caracterizar a cultura inserida no grupo de professores de Educação Física universitários, averiguar a construção identitária dos professores de Educação Física universitários e verificar as concepções da pedagogia universitária de professores de Educação Física atuantes no Ensino Superior. Participaram da pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa dos dados, 21 professores de Educação Física vinculados a duas Universidades do Estado de Santa Catarina, sendo 11 de Instituição Pública e 10 de Instituição Comunitária. Na coleta das informações utilizou-se uma entrevista semiestruturada a partir de três temas geradores: identidade pessoal, identidade profissional e pedagogia universitária. Os projetos pedagógicos de cada curso de graduação foram empregados como fonte secundária de dados. Para a análise das informações foi utilizada a técnica de análise de conteúdo com suporte do software Qualitative Solutions Research Nvivo 9.0 (QSR Nvivo). Enquanto as categorias de análise sistematizadas a priori foram aquelas que resultaram da matriz analítica do instrumento, as categorias a posteriori foram aquelas que emergiram dos depoimentos emitidos pelos docentes investigados. Os resultados indicam características culturais distintas de socialização profissional nas instituições investigadas, sendo que na Universidade A predomina a cultura de balcanização e na Universidade B o processo de colaboração. Além disso, percebeu-se um processo individualizado de construção identitária, caracterizado pelo endereço social e profissional que os professores estão inseridos, que foram compreendidos a partir das crenças, das expectativas, dos valores e dos motivos de escolha profissional na área da Educação Física e docência universitária. Entretanto, a pedagogia universitária foi descrita a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes, permeadas pela preocupação com a intervenção profissional dos estudantes; pelas estratégias utilizadas para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Os professores investigados se valem de métodos tradicionalistas, porém os complementam com métodos contemporâneos e das problemáticas universitárias que norteiam os estudantes, os professores e a instituição. Conclui-se que a socialização profissional está em constante transformação, ocasionada pela relação direta da construção identitária dos professores, pelas relações existentes entre os sujeitos que fazem parte do seu meio laboral e pelos regimentos que a instituição é fundamentada.<br>Abstract : The aim of this current study was to analyze the process of teachinglearning-technical-tactical training of futsal players from sub-13 and sub-15 categories in Santa Catarina. 34 futsal players with 9 experienced and 25 inexperienced from two clubs of Santa Catarina belonging to two teams from sub-13 category and two teams from sub-15 category as well as four coaches responsible for the corresponding teams made part of the study. In the data analysis we used the resources of descriptive statistics (mean, standard deviation, sum, absolute frequency and relative frequency , the Kolmogorov-Smirnov test, the paired t test and the t test for independent samples contained in SPSS for Windows, version 17.0, with a significance level of 5%. The results found showed that the technical-tactical preparation of the teams investigated, regardless of the planning period of the sports season plays a prominent role through technical-tactical training tasks in different types of games performed. All coaches seek to privilege the technical and tactical actions, differing only in their approach, whether through formal games, conditioned games, combination of pre-defined actions or functional structures. Regarding to the association between the Individual Technical-Tactical Performance level and sports experience of the players investigated, the results indicate that the training process effectively helps in improving Individual Technical-Tactical Performance, mainly of experienced players, including components of adaptation and efficacy and indicators marking the player without the ball, driving, finishing and dribbling. The impact analysis of the methodologies used by coaches in the Individual Technical-Tactical improvement revealed that the "improvement of the technical gesture", the "functional structures" and "formal game", regardless of the training period, are the activities most frequently used by the coaches from the sub-13 and sub-15 categories. Although it was observed a technicaltactical development in all investigated players,teams which spent more time in technical-tactical activities achieved the best performance in both ategories: sub-13 and sub-15. By characterizing the training process from the different elements evaluated (level of individual technical-tactical performance,training sessions,preparation spots period,sport experience, different categories) during a sports season, the evidences found allowed to conclude that the methodologies applied by coaches in the teaching-learning-training process differ according to the category,differently influencing the components (adaptação, eficácia e tomada de decisão) of the individual technical-tactical of the players affects level of technical-tactical development during a sport season regardless of the category they belong to. Besides, they highlight teaching-learning-training process based on the harmonic development of the components surrounding the sports performance better helps in the sports training of young futsal players.169 p.| grafs., tabs.porEducação físicaSocializacao profissionalPedagogiaEducação físicaEnsino superiorIdentidade socialSocialização profissional de professores de educação física do ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL318589.pdfapplication/pdf1462184https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107469/1/318589.pdf1d0f94fb1b6ecf961225aa0dbc9debb2MD51123456789/1074692013-12-05 22:12:24.701oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107469Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-06T00:12:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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