Aplicação das tecnologias da informação e comunicação em uma turma multisseriada: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Selende, Eunice Sinala de Linda e Festo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177573
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2016.
id UFSC_7e669860cfdcc1ec915dd950375eb244
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177573
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aplicação das tecnologias da informação e comunicação em uma turma multisseriada: um estudo de casoTecnologias da informação e comunicaçãoTecnologia educacionalEducação ruralDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2016.As Tecnologias da Informação e Comunicação vão gradualmente mudando a cultura da sociedade trazendo novos modelos de trabalho, de comunicação, de estudo e até mesmo de se relacionar. Por outro lado, existem escolas com turmas multisseriadas, localizadas em comunidades de difícil acesso, distantes dos centros urbanos, com certa vulnerabilidade social, cujos alunos pouca ou nenhuma oportunidade de contato com esses meios têm. Teóricos afirmam que a aprendizagem destes discentes se vê limitada por distintas razões, uma das quais é o contexto em que vivem. A escola educa para formar o indivíduo em sociedade, e a socialização implica conhecer o passado e dominar o presente cultural adotado pela sociedade. Deste modo, faz-se necessário oportunizar esses aprendizes ao acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação. Assim, esta pesquisa objetiva aplicar as Tecnologias da Informação e Comunicação para apoiar o processo de ensino na turma multisseriada do Ensino Fundamental da comunidade quilombola da Pedra Branca do município de Praia Grande/SC. Para tal, foi instalado um laboratório de informática, disponibilizados programas educativos e aplicados para dar suporte às atividades em aula. Após a aplicação, verificou-se o impacto da sua utilização. Foi adotado o estudo de caso com observação, questionários e entrevistas para coletar os dados. Os resultados mostraram que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação não acarretaram mudanças significativas quanto à estruturação e organização dos conteúdos e alunos dado o modelo da turma, mas, dentre outras vantagens, reteram a atenção dos alunos, disponibilizando tempo e tranquilidade para atender calmamente aos diferentes anos escolares que constituem a classe, melhorando assim a qualidade do processo de ensino e consequentemente a aprendizagem. Ao final do trabalho concluiu-se que para turmas com estas características, a aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação, além de acarretar melhorias à aprendizagem dos alunos surge também como um meio de inclusão digital e de certa forma, redutor da desigualdade social. Por fim sugere-se que se dê continuidade ao projeto para que não perca a sua produtividade.<br>Abstract : The communication and information technologies are gradually changing the culture of the society, bringing new models of work, communication, study and also relationship. In the other side, there are multigrade schools and classes located in communities of difficult access away from urban centers with some social vulnerability in which the students have a few or no opportunity to get in touch with these means. Theorists affirm that the learning of these students is limited by several reasons, one of which is the context they live. The school educates to form the individual in society and the socialization implies to know the past and dominate the cultural present adopted by the society. That way it is necessary to create opportunity to these students to access the communication and information technologies. Like this the objective of this study is to apply the communication and information technologies to the teaching process in the students of the multigrade class of the elementary school of the Quilombola community of Pedra Branca, municipality of Praia Grande/SC. Then an information laboratory was installed educational programs were provided and applied to support the academic assets. After the application the impact of its use was observed. It was adopted an observational case study questionnaire and interviews to collect datas. The results showed that the use of the information and communication technologies did not result in significant changes in the structure and organization of the contents and students due to the class model, but among other advantages, they hold students attention, providing time, peace of mind to calmly attend the different years that make up the class, improving the quality of teaching and learning process. At the end of the study, the conclusion was that for the classes with this characteristic the application of the communication and information technologies in addition to presenting the advantages of student learning, also emerges as a mean of digital inclusion and, in a way, reducing social inequality. Finally, it is suggested to continue the project so that its productivity is not lost.Gruber, VilsonMarcelino, RodervalUniversidade Federal de Santa CatarinaSelende, Eunice Sinala de Linda e Festo2017-07-18T04:02:46Z2017-07-18T04:02:46Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis157 p.| il., gráfs.application/pdf347094https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177573porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-18T04:02:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177573Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-18T04:02:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação das tecnologias da informação e comunicação em uma turma multisseriada: um estudo de caso
title Aplicação das tecnologias da informação e comunicação em uma turma multisseriada: um estudo de caso
spellingShingle Aplicação das tecnologias da informação e comunicação em uma turma multisseriada: um estudo de caso
Selende, Eunice Sinala de Linda e Festo
Tecnologias da informação e comunicação
Tecnologia educacional
Educação rural
title_short Aplicação das tecnologias da informação e comunicação em uma turma multisseriada: um estudo de caso
title_full Aplicação das tecnologias da informação e comunicação em uma turma multisseriada: um estudo de caso
title_fullStr Aplicação das tecnologias da informação e comunicação em uma turma multisseriada: um estudo de caso
title_full_unstemmed Aplicação das tecnologias da informação e comunicação em uma turma multisseriada: um estudo de caso
title_sort Aplicação das tecnologias da informação e comunicação em uma turma multisseriada: um estudo de caso
author Selende, Eunice Sinala de Linda e Festo
author_facet Selende, Eunice Sinala de Linda e Festo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gruber, Vilson
Marcelino, Roderval
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Selende, Eunice Sinala de Linda e Festo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Tecnologia educacional
Educação rural
topic Tecnologias da informação e comunicação
Tecnologia educacional
Educação rural
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-07-18T04:02:46Z
2017-07-18T04:02:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 347094
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177573
identifier_str_mv 347094
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 157 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652178576900096