Uma Abordagem Do Contexto Educacional Sob A Ótica Da Gestão Ambiental
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97190 |
Resumo: | O artigo trata da gestão ambiental que começa a ser encarada de forma consciente e globalizada, compreendendo todo o entorno físico em que se vive, e essa consciência deve ser segundo Lopes (1989) “Um desafio para a universidade de uma maneira geral no terceiro milênio, resgatando alguns princípios éticos e de responsabilidade sócio-ambiental”. Entretanto, diante da diversidade cultural existente, dos enormes problemas ambientais, da falta de conhecimento e informação sobre estas questões, este artigo objetivou identificar uma estratégia de envolvimento para que um maior número de pessoas comprometidas com as questões ambientais. Encontra-se na Educação Ambiental uma possibilidade de motivar as pessoas a transformar a realidade ambiental na defesa da qualidade de vida, onde relaciona-se cidadania e Educação Ambiental como nova forma do homem interagir com o mundo, com a natureza e com o próprio homem, possibilitando a participação para a construção de uma sociedade sustentável. Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm o direito à educação ambiental. Esta pesquisa delimitou-se aos diversos referenciais teóricos relevantes ao tema proposto, realizando uma pesquisa documental-bibliográfica, concernente ao estudo proposto e de acordo com os resultados obtidos verificou-se a que é imprescindível a união no contexto educacional no intuito de se aprofundar o desenvolvimento ético-ambiental. Detectar tais evidências, refletiu deixar nítida a preocupação da Escola sócio-ambiental no que se refere aos riscos de sobre posição da realidade e idealidade utópica, ao desvincular criatividade e talento coletivo da mecanicidade sistemática, burocrática e estática de uma sociedade que afirma ser democrática e admite a centralização, ou vice-versa, é centralizadora e se diz democrática. Não haverá democracia sem descentralização e vice-versa. Por fim, acredita-se que com o fortalecimento da sustentabilidade ambiental no contexto educacional, desenvolveu-se nos alunos um maior desafio para retomada da consciência e de uma postura crítica diante da realidade relativas ao meio ambiente para que possam adotar posições afinadas com os valores referentes à sua proteção e melhoria com ética e responsabilidade. |
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